protesto dos brasileiros em londres
editorial

Como cidade que concentra o maior número de brasileiros na Europa, Londres não poderia ficar de fora da grande onda de protestos que tomou conta do Brasil, neste junho de 2013. Junho que já pode ser considerado histórico. Como parte integrante dessa comunidade, a gente não poderia deixar de registrar o protesto dos brasileiros em Londres, um evento que reuniu milhares pessoas no Old Palace Yard, próximo ao Parlamento Britânico.

Desde o início, o Canal Londres sempre adotou uma postura apartidária, com o foco voltado para o registro, em vídeos, da vida dos brasileiros que escolheram a capital inglesa, e a Europa, para viver e, por extensão, aqueles que, por alguma razão, estão aqui de passagem. A nossa ideia foi sempre mostrar a forma como os brasileiros interagem com povos e culturas diferentes da nossa, mas também como a nossa cultura, em suas diferentes formas de expressão, música, teatro, artes plásticas, culinária, entre outras, se insere no contexto europeu.

Protesto I

Saindo da linha

O Canal Londres é, fundamentalmente, um canal de entretenimento, com um viés turístico, levando dicas e informações, para aqueles que querem conhecer o Velho Continente, a partir do ponto de vista, e experiência, do brasileiro que aqui vive.

Protesto II

A cobertura desse evento faz parte desse compromisso que temos de registrar o que diz respeito ao Brasil em Londres e na Europa, na medida do possível. É apartidário, mas isso não significa que seja apolítico. Essencialmente, nenhum gesto é apolítico.

Quando mostramos o que a Europa conseguiu em termos de conquistas sociais, a intenção primordial é estabelecer comparações e mostrar que as soluções existem e que não há segredos. Os europeus não são superiores aos brasileiros, eles simplesmente têm mais tempo de estrada na organização das diferentes sociedades que compõem a Europa. Por isso, estão bem mais avançados em conquistas pelas quais ainda engatinhamos.

Brasileiros protestam em Londres

Mas o que a Europa e Londres, em particular, mais têm a ensinar ao Brasil é que o caminho é óbvio, não precisamos reinventar a roda. Basicamente, precisamos investir em educação. Quanto mais, melhor. Se o país forma bem as suas crianças e adolescentes, eles mesmos encontrarão as soluções adequadas para o país, porque criatividade nunca nos faltou.

O que a gente precisa é de um modelo de política que funcione em benefício da grande maioria. Por isso, é importante saber escolher bem quem tem condições de liderar um projeto de política que o país quer e tanto precisa, em todos os planos: no bairro, no município, no estado, em Brasília.

Protestos 2013 Londres

O maior risco de um movimento assim é que ele não vá a lugar nenhum, gerando mais frustrações e pessimismo. Se ele for capaz de fazer refletir na hora de escolher as nossas prioridades e, em consequência, os nossos representantes políticos, será vencedor. É por isso que, mais que torcer, queremos fazer a nossa parte.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv