canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

quanto custa estudar inglês em londres?

Mayara Tower of london

A estudante Mayara na Tower of London

Para iniciar a nossa série ‘Intercâmbio’, e para você ficar sabendo sobre quanto custa estudar em Londres, bati um papo com a paulistana Mayara Nogueira, matriculada na escola de línguas Speak Up, em Londres. Após a graduação em Administração, ela resolveu dar um “upgrade” no currículo e investir pesado no estudo de um segundo idioma: o inglês.

Com planejamento detalhado, ela conseguiu cerca de R$30 mil, no total, para arcar com todas as despesas da viagem que inclui passaporte válido, roupas de inverno, passagens aéreas, hospedagem, alimentação e, é claro, a matrícula numa boa escola britânica, que lhe garantisse o visto de estudante.

Com um pacote de sete meses de curso intensivo, através de uma agência de intercâmbios no Brasil, ela vem cumprindo uma agenda de 3 horas de aulas, de segunda a sexta. Nas horas vagas, Mayara aproveita para conhecer as maravilhas de Londres, viajar pela Europa e fazer amigos. Na volta ao Brasil, ela quer aproveitar toda a experiência que adquiriu no exterior para competir no mercado de trabalho e, quem sabe, disputar uma vaga em uma multinacional.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a experiência de Mayara?

ENTREVISTA:

mayara big benLívia Rangel – Por que a decisão de estudar inglês em Londres, cidade conhecida pelos altos custos?
Mayara Nogueira – Desde que comecei a pesquisar sobre o intercâmbio, tinha certeza de que queria algum lugar na Europa, pela facilidade de poder viajar para outros países durante o intercâmbio. No princípio comecei a pesquisar sobre Dublin (na Irlanda), mas depois de um tempo comecei a ver muitos amigos brasileiros indo para lá e, por se tratar de uma cidade não muito grande, fiquei com medo de conviver esse tempo somente com pessoas conhecidas falando português e não cumprir o principal objetivo do intercâmbio: que era o de melhorar o inglês.

Além disso, como o tempo de intercâmbio era relativamente longo, achei que em uma cidade grande eu teria mais atividades para fazer e lugares para conhecer. E também seria mais fácil de me adaptar, já que sempre morei em São Paulo e sou acostumada ao ritmo das metrópoles.

Outro fator que influenciou bastante foi que um casal de amigos fez intercâmbio em Londres e desde então são apaixonados pela cidade.

Lívia – Conta um pouco sobre a sua rotina na escola.

Mayara – Eu tenho 15 horas de aulas semanais, 3 horas por dia, de segunda a sexta. Optei por estudar no período da manhã para ter o resto do dia livre e poder conhecer a cidade. No começo eu sempre tinha uma programação para as horas livres, a cidade é muito grande e tem muita coisa para se fazer. Agora que estou no final do intercâmbio uso os dias para fazer a “última visita” aos lugares preferidos.

Lívia – No total, quanto você investiu para esse intercâmbio em Londres? Incluindo curso, hospedagem, passagem, agência…

Mayara – Olha, eu nunca parei para colocar tudo na ponta do lápis, então não sei exatamente o valor que gastei. Foi algo em torno de R$30 e 35 mil, no total.

Lívia – Próximo do dia de voltar ao Brasil, o que passa pela sua cabeça?

Mayara – Tento pensar num jeito de voltar pra cá o mais rápido possível (minha mãe me mata se vir isso). Já disse que se tivesse a possibilidade de trazer minha família e os amigos para cá, Londres seria o lugar perfeito para se viver.

Lívia – Fazendo um balanço dessa experiência, o que mais te marcou?

Mayara – Volto com a sensação de dever cumprido. Não foi nada fácil esse período, principalmente o começo, quando eu não sabia o que me esperava pela frente. Mas, com certeza, foi um período de muito aprendizado e muito amadurecimento. Tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas que levarei para o resto da vida. Claro que nem tudo é perfeito, e no meio do caminho, encontrei pessoas que não eram tão boas, mas tudo isso faz parte do crescimento e amadurecimento que mencionei anteriormente.

Acho que quando você sai da sua zona de conforto e começa a ver que o mundo não funciona bem do jeito que você está acostumado e que existem milhões de respostas para a mesma pergunta, você quer cada vez mais e mais descobrir as possibilidades que estão à sua volta. E aqui se encaixa uma frase que sempre escutei, mas que agora faz muito mais sentido “Uma mente uma vez expandida jamais retorna ao seu estado original.” – Albert Einsten.

E, sobre o que mais me marcou, com certeza as pessoas que conheci durante esse período e as amizades que quero manter quando retornar ao Brasil.

Lívia – Depois de todo esse investimento no curso de inglês, afinal 30 mil reais é uma quantia alta, o que pretende fazer quando voltar ao Brasil? Pretende aplicar suas novas competências na carreira profissional?

Mayara – Sim, o investimento é alto, mas cada centavo vale a pena. Quando voltar ao Brasil, pretendo entrar em uma grande empresa e aplicar todo esse conhecimento, não só o inglês, mas essa experiência de vida em minha carreira profissional.

Intercâmbio em Londres 

Vale lembrar que existem opções mais acessíveis para quem pretende vir a Londres como estudante de inglês. Confira, abaixo, uma lista com algumas escolas da capital britânica (encontradas na web), para você pesquisar e escolher a que melhor se encaixa no seu perfil e orçamento. Ah, e não esqueça de verificar se a escola é registrada junto ao consulado britânico.

King’s College London

Oxford Elite  

Escola de Inglês Edgware Academy 

Meridian College 

London Study Centre 

Callan School

English Studio

Kaplan Internacional

The London School of English

Victoria School of English

Wimbledon School of English

A1 School of English

Speak Up London

Lívia Rangel é jornalista cultural. Editora-fundadora da revista eletrônica www.ElevenCulture.com, publica, às terças e quintas-feiras, aqui no Acontece. Adepta da "poematerapia", nas horas vagas, ela também produz festas e ataca de DJ em Londres. E-mail: lira.comunicacao@gmail.com

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x