rbg – rádio dos
brasileiros no mundo

A RBG, é a rádio dos brasileiros em Londres e no mundo.

RBG, de Rádio Brasil da Gente foi lançada no dia 7 de março de 2016.  Desde então, esta passou a ser uma data especial no calendário da mídia brasileira no exterior. É um projeto que vem preencher uma lacuna.  Em um espaço onde já existiam sites, blogs, jornais, revistas, TVs convencionais e digitais faltava uma rádio online. Bem, não falta mais.

Saiba mais:

Conheça o Brasil Observer, um jornal brasileiro em Londres

Para saber mais sobre a RBG, conversamos com as jornalistas Juneia Mallas e Lívia Rangel. Juneia é a criadora e diretora do projeto. Lívia juntou-se ao projeto como editora de programação e apresentadora de um dos programas da grade. Durante a conversa, elas revelam a que veio a rádio dos brasileiros no mundo, os desafios e objetivos da RBG.

fundadora e diretora da radio brasil da gente

Juneia Mallas

A idealizadora da rádio dos brasileiros em Londres

Juneia Mallas tem uma experiência de mais de 30 anos vivendo fora do Brasil. Ela começou a pensar em um novo projeto de vida após a aposentadoria. A principal inspiração nasceu a partir de um problema com um membro da família. Um primo havia sido preso na Síria. Para vencer a barreira da falta de comunicação, ela conseguiu colocar um celular nas mãos dele, junto com uma app. O impacto da iniciativa foi extremamente positivo, levando a libertação do primo e de outros prisioneiros.

radio brasileira no exterior

Juneia Mallas e Lívia Rangel

O rádio na era digital

A partir dessa experiência, ela também percebeu que as novas tecnologias haviam dado um novo impulso ao rádio.  O meio que durante muito tempo havia sido relegado a um plano secundário por conta da TV, ressurgia. Com os celulares, a rádio começou a ganhar o público jovem. E, tão importante quanto proporcionar um novo “status” ao rádio, a Internet colocava um mundo sem fronteiras ao alcance dessa mídia.

radio brasileira em londres

Lívia Rangel

Por outro lado, Lívia Rangel, criadora do Eleven Culture, juntou a experiência com mídias digitais ao desafio de também trabalhar como apresentadora. Na rádio, ela comandará um espaço especialmente dedicado à música brasileira. Mas além do próprio programa, ela mostra o quanto a programação da RBG é diversificada. A programação abrange entretenimento e serviços nas áreas de saúde, bem estar, imigração, entre outros.

Um outro aspecto muito importante: a rádio dos brasileiros no mundo nasce é totalmente interativa. Essa interação acontece por diferentes vias: aplicativos Android e IOS, a página no Facebook. Já o What’s Up, será uma importante ferramenta para gerar programas criados pela própria audiência. É, como afirma, Juneia, uma rádio que vem para explorar todo o potencial que as novas tecnologias oferece. Vive um mundo sem fronteiras. O vídeo acima foi a forma do Canal Londres dar as boas vindas e desejar vida longa à RBG.

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Silvino Ferreira JrCarlos Mayr Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Carlos Mayr
Visitante
Carlos Mayr

Bem, agora sei quem é a Livia. Pelo menos de foto. Sucesso e… boa pagina

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv