rainha elizabeth II
o mais longo reinado

A Rainha Elizabeth II ou Isabel II, em português, é a monarca com o mais longo reinado na historia da Inglaterra. O seu nome completo é Elizabeth Alexandra Mary Windsor. Ela nasceu no dia 21 de abril de 1926, no bairro de Mayfair, Londres.

Ela foi coroada em 6 de fevereiro de 1952. Ao nascer, ela era a terceira na linha sucessória, depois do tio e do pai. Por isso, não era esperado que ela viesse a assumir o trono real. Foi preciso uma sucessão de acontecimentos inesperados para que ela se tornasse rainha.

rainha elizabeth

Foto: BiblioArchive / LibraryArchive

Como identificar as bandeiras da Inglaterra e do Reino Unido

Rainha Elizabeth II – Ascensão inesperada

Quando o Rei George V, avô de Elizabeth II, morreu, em 1934, o filho mais velho, Edward VIII, assumiu como novo Rei da Inglaterra. Mas Edward decidiu abdicar do trono. Oficialmente, o motivo foi a decisão de casar-se com a norte-americana Wallis Simpson, que não caiu bem nos meios mais influentes do país.

Outra versão relata as laços de Edward com o nazismo, como principal motivo da abdicação. O fato é que a decisão levou o irmão dele, e pai da rainha, a assumiu o trono como George VI. Para quem viu o filme “O Discurso do Rei”, ele é o rei gago. Por tudo isso, ninguém considerava que ela, um dia viria a ser coroada como rainha da Inglaterra.

rainha elizabeth II

John Swannell/Royal Household/Camera Press

Isabel II e o Duque de Edimburgo

Isabel II é casada com o Príncipe Philip. Uma vez que ele tinha cidadanias grega e dinamarquêsa, teve que abrir mão das duas nacionalidade para que o casamento fosse possível. Os dois são primos de segundo e terceiro grau e ele ostentava os títulos de príncipe da Grécia e da Dinamarca, antes do casamento.

Além de renunciar aos dois títulos, ele se converteu ao anglicanismo e tornou-se o Duque de Edimburgo. O casamento foi realizado no dia 20 de novembro de 1947, na Abadia de Westminster.

rainha da inglaterra

George VI e Elizabeth II

Treinamento intensivo para se tornar monarca

A preparação de um herdeiro do trono da Inglaterra começa mesmo antes do futuro monarca nascer. Tudo é cercado de muito cuidado, com obrigações que são ditadas pela longa tradição. A educação, desde os primeiros passos, é toda planejada.

Com a Rainha Elizabth II o processo foi diferente: uma vez que ela era uma herdeira improvável do trono real, não houve preocupação em prepará-la para ser monarca desde os primeiros dias. É importante notar que ela não frequentou escolas e foi educada em casa.

O preparo só começøu a acontecer, efetivamente, quando o pai assumiu o lugar do irmão e, mais intensamente, quando ele adoeceu. Durante este período, ela começou a assumir tarefas cobrindo a agenda do pai.

Ela estava em uma dessas missões, no Quênia, quando recebeu, através do marido, a notícia da morte do pai. Como consequência, a partir daquele momento, ela passa a ser a rainha do povo britânico e de mais alguns outros países.

bandeiras commonwealth

Bandeiras de Paises Membros da Commonwealth Foto: Kaihsu Tai

Rainha da Inglaterra, do Reino Unido e outros países

Embora seja comum se referir ao ocupante do trono britânico como rei ou rainha da Inglaterra, o título é bem mais abrangente. Ao assumir a coroa real, Elizabeth II se tornou rainha do Reino Unido e outros países, Exemplos: Canadá, Austrália, África do Sul, Jamaica, Barbados, Nova Zelândia, Paquistão, entre outros. Tornou-se também chefe da Commonwealth, formada por ex-colônias britânicas e que reúne 53 países.

palácio de buckingham

Buckingham Palace

A dinastia dos Windsor e a mudança para Buckingham

Uma das primeiras decisões que a nova Rainha da Inglaterra teve que tomar assim que ascendeu ao trono foi quanto ao próprio nome. A tradição mandava que Elizabeth II assumisse o sobrenome do marido, Mountbatten.

Mas havia uma forte oposição a isso e ela decidiu que continuaria a dinastia dos Windsors. Mais tarde, foi criado o sobrenome Mountbatten-Windsor, que é usado pelos herdeiros masculinos que não estão na linha direta da sucessão.

Outra decisão, bem mais fácil, foi a de mudar para o Palácio de Buckingham, embora o Castelo de Windsor continue sendo o seu predileto. Do casamento, nasceram 4 filhos, que lhe deram 8 netos e 5 bisnetos. Com isso, já são conhecidos os 3 primeiros na linha sucessória: o filho Charles, o neto William e o bisneto George.

palácio de windsor

Windsor Castle

Reinado e Pós-Guerra

Um dos grandes desafios da Rainha Elizabeth II foi superar as desconfianças no período em que o pais precisava de forte liderança para a longa reconstrução exigida pelo pós-guerra. Mesmo considerando que a rainha da Inglaterra não detém poder político, ela pode ter grande influência sobre os destinos do país.

É sempre bom lembrar que, semanalmente, a rainha tem um encontro privado com o primeiro-ministro de plantão. Ela era ainda muito nova e o então primeiro-ministro, Winston Churchill era uma figura de grande influência. Ou seja: ela não poderia ter tido melhor treinamento. Desde que foi coroada, o Reino Unido já teve 10 primeiro-ministros.

5 curiosidades na vida da Rainha da Inglaterra:

I –  apelido de infância é Lilibeth;

II – o casamento de Elizabeth II com o Príncipe Philip foi o primeiro casamento real transmitido pela TV;

III – em 2012, ano do Jubileu de Diamante a torre do Big Ben passou a se chamar Elizabeth II;

IV – a rainha é a única britânica que não precisa de passaporte;

V – Charles, filho mais velho de Elizabeth II, é o príncipe herdeiro com mais tempo na fila para assumir o trono.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv