rainha elizabeth II
o mais longo reinado
na história da inglatera
A Rainha Elizabeth II (Isabel II) foi a monarca com o mais longo reinado na história da Inglaterra. O seu nome completo é Elizabeth Alexandra Mary Windsor. Ela nasceu no dia 21 de abril de 1926, no bairro de Mayfair, Londres e faleceu em 8 de setembro de 2022, no Castelo de Balmoral, Escócia.
Elizabeth II foi coroada em 6 de fevereiro de 1952. Ao nascer, ela era a terceira na linha sucessória, depois do tio e do pai. Por isso, não era esperado que ela viesse a assumir o trono real. Foi preciso uma sucessão de acontecimentos inesperados para que ela se tornasse rainha.

Foto: BiblioArchive / LibraryArchive
Como identificar as bandeiras da Inglaterra e do Reino Unido
Rainha Elizabeth II – Ascensão inesperada
Quando o Rei George V, avô de Elizabeth II, morreu, em 1934, o filho mais velho, Edward VIII, assumiu como novo Rei da Inglaterra. Mas Edward decidiu abdicar do trono. Oficialmente, o motivo foi a decisão de casar-se com a norte-americana Wallis Simpson, que não caiu bem nos meios mais influentes do país.
Outra versão relata as laços de Edward com o nazismo, como principal motivo da abdicação. O fato é que a decisão levou o irmão dele, e pai da rainha, a assumiu o trono como George VI. Para quem viu o filme “O Discurso do Rei”, ele é o rei gago. Por tudo isso, ninguém considerava que ela, um dia viria a ser coroada como rainha da Inglaterra.

John Swannell/Royal Household/Camera Press
Isabel II e o Duque de Edimburgo
Isabel II é casada com o Príncipe Philip. Uma vez que ele tinha cidadanias grega e dinamarquêsa, teve que abrir mão das duas nacionalidade para que o casamento fosse possível. Os dois são primos de segundo e terceiro grau e ele ostentava os títulos de príncipe da Grécia e da Dinamarca, antes do casamento.
Além de renunciar aos dois títulos, ele se converteu ao anglicanismo e tornou-se o Duque de Edimburgo. O casamento foi realizado no dia 20 de novembro de 1947, na Abadia de Westminster.

George VI e Elizabeth II
Elizabeth II – treinamento intensivo para se tornar monarca
A preparação de um herdeiro do trono da Inglaterra começa mesmo antes do futuro monarca nascer. Tudo é cercado de muito cuidado, com obrigações que são ditadas pela longa tradição. A educação, desde os primeiros passos, é toda planejada.
Com a Rainha Elizabth II o processo foi diferente: uma vez que ela era uma herdeira improvável do trono real, não houve preocupação em prepará-la para ser monarca desde os primeiros dias. É importante notar que ela não frequentou escolas e foi educada em casa.
O preparo só começøu a acontecer, efetivamente, quando o pai assumiu o lugar do irmão e, mais intensamente, quando ele adoeceu. Durante este período, ela começou a assumir tarefas cobrindo a agenda do pai.
Ela estava em uma dessas missões, no Quênia, quando recebeu, através do marido, a notícia da morte do pai. Como consequência, a partir daquele momento, ela passa a ser a rainha do povo britânico e de mais alguns outros países.

Bandeiras de Paises Membros da Commonwealth Foto: Kaihsu Tai
Rainha da Inglaterra, do Reino Unido e outros países
Embora seja comum se referir ao ocupante do trono britânico como rei ou rainha da Inglaterra, o título é bem mais abrangente. Ao assumir a coroa real, Elizabeth II se tornou rainha do Reino Unido e outros países, Exemplos: Canadá, Austrália, África do Sul, Jamaica, Barbados, Nova Zelândia, Paquistão, entre outros. Tornou-se também chefe da Commonwealth, formada por ex-colônias britânicas e que reúne 53 países.

Buckingham Palace
A dinastia dos Windsor e a mudança para Buckingham
Uma das primeiras decisões que a nova Rainha da Inglaterra teve que tomar assim que ascendeu ao trono foi quanto ao próprio nome. A tradição mandava que Elizabeth II assumisse o sobrenome do marido, Mountbatten.
Mas havia uma forte oposição a isso e ela decidiu que continuaria a dinastia dos Windsors. Mais tarde, foi criado o sobrenome Mountbatten-Windsor, que é usado pelos herdeiros masculinos que não estão na linha direta da sucessão.
Outra decisão, bem mais fácil, foi a de mudar para o Palácio de Buckingham, embora o Castelo de Windsor continue sendo o seu predileto. Do casamento, nasceram 4 filhos, que lhe deram 8 netos e 5 bisnetos. Com isso, já são conhecidos os 3 primeiros na linha sucessória: o filho Charles, o neto William e o bisneto George.

Windsor Castle
Reinado e Pós-Guerra
Um dos grandes desafios da Rainha Elizabeth II foi superar as desconfianças em um período em que o país precisava de forte liderança, para a longa reconstrução exigida pelo pós-guerra. Mesmo considerando que a posição de monarca da Inglaterra não nøa interfere nas decisões políticas, não há dúvidas quando à influência que reis e rainhas exercem sobre os destinos do país. Em especial quando se trata de uma monarca de forte personalidade como é o caso de Elizabeth II.
É sempre bom lembrar que, semanalmente, a rainha tem um encontro privado com o primeiro-ministro de plantão. Ela era ainda muito nova e o então primeiro-ministro, Winston Churchill era uma figura de grande influência. Ou seja: ela não poderia ter tido melhor treinamento. A sua morte gerou uma onda de consternação ao redor do mundo.
5 curiosidades na vida da Rainha da Inglaterra:
I – apelido de infância é Lilibeth;
II – o casamento de Elizabeth II com o Príncipe Philip foi o primeiro casamento real transmitido pela TV;
III – em 2012, ano do Jubileu de Diamante a torre do Big Ben passou a se chamar Elizabeth II;
IV – a rainha é a única britânica que não precisa de passaporte;
V – Charles, filho mais velho de Elizabeth II, é o príncipe herdeiro com mais tempo na fila para assumir o trono.