ramiro silveira
world performance theatre

Ramiro Silveira é coordenador do World Performance Theatre.

Diretor de teatro, Ramiro também usa parte do seu tempo ensinando a arte de representar. Ele é professor da Universidade de Essex, onde ocupa o cargo de um dos mais importantes cursos de teatro do Reino Unido. Ele faz parte de um seleto grupo de profissionais brasileiros que fazem teatro em Londres.

ramiro silveira

Ramiro Silveira

Descubra mais:

Um passeio para você saber como é o interior do Globe Theatre

Ramiro Silveira – a descoberta do teatro

O encontro entre Ramiro Silveira e o teatro foi, de certa forma, um capricho do acaso. Na pequena Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu, o único contato com as artes cênicas, foi através de um grupo formado pela mãe, professora do primeiro grau. Corriam os anos 80 quando ele resolveu embarcar no mundo da informática. Era, então, a profissão do futuro. Aprovado no vestibular, foi morar em Porto Alegre. Nem imaginava o que o destino aprontaria.

for elise

For Elise – Direção de Ramiro Silveria

Vivendo na capital gaúcha, Ramiro começou a ter contato com pessoas ligadas ao teatro. Influenciado, sem muitas certezas, acabou prestando vestibular para Artes Cênicas. A descoberta de que o teatro seria o caminho a seguir veio logo no primeiro dia de aula. A ciência da computação perdia um estranho no ninho e o curso, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ganhava um futuro diretor e acadêmico.

ramiro silveira

A primeira passagem por solo britânico

Nos anos 90 Ramiro veio à Inglaterra para fazer a pós-graduação. Além de mais um certificado no currículo e, mais importante, talvez, ele voltou para o Brasil com uma ‘network’ internacional formada. Mais tarde, ele voltaria, como convidado por Leon Rubin, o seu orientador durante o mestrado, para dirigir um espetáculo do curso de World Performance. A grande mudança, no entanto, aconteceria em 2014.

theatre school

Clifftown Theatre

A mudança para Londres

Ele estava em São Paulo, onde viveu os anos anteriores à mudança para Londres, quando soube que havia uma vaga de coordenador do curso de World Performance, na East 15. A informação e o incentivo para que concorresse à vaga partiram do mesmo Leon Rubin. Ramiro aceitou o desafio, fez o teste e foi aprovado. Já no início do ano seguinte, 2105, ele assumiria a posição.

world perfomance students

O Teatro Playground

Voltando um pouco no tempo, quando fazia o doutorado na Universidade de São Paulo – USP, Ramiro Silveira estava desenvolvendo uma técnica, criada por ele, chamada de ‘Teatro Playground’. Em que consiste? Como ele mesmo explica, no video acima,  a ideia central é “abrir o ator para receber informações e se conectar com as mesmas, criativamente”. É prepará-lo para o jogo do teatro. Coincidentemente, esta é a filosofia do curso que, hoje, ele coordena.

ramiro silveira

Os devidos créditos ao teatro brasileiro

Se estudar em uma universidade britânica é um sonho distante para muita gente, ensinar, parece impossível. Mas da posição privilegiada que ocupa, Ramiro reserva um olhar especial para o país que o preparou para este salto. Embora o teatro brasileiro sofra com a precariedade e o pouco apoio que o ensino da profissão recebe, o país consegue produzir teatro de alto nível. Por isso, ele é categórico ao afirmar que “estar aqui está diretamente relacionado ao tipo de ensino e referências que tinha no Brasil”.

world performance graduation

Para você que leu até aqui, uma boa notícia: esta história fica ainda melhor quando contada pelo próprio Ramiro, no vídeo acima. Você também vai perceber que o nosso passeio foi além dos limites da academia, com uma rápida passagem pela praia de South-end-on-Sea, onde a University of Essex está localizada. E tem, claro, um ‘gran finale”: imagens do show de graduação dos alunos do World Performance Theatre. É todo um espetáculo.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv