raposas em londres
donas da noite
As raposas em Londres fazem parte da paisagem noturna da cidade.
Raposas em Londres é mais um vídeo da série que o Canal Londres produziu em parceria com a TV Bicho, sobre animais que fazem parte da paisagem inglesa. O primeiro, você pode curtir aqui. Londres é uma cidade conhecida por seus famosos cartões postais. Mas uma coisa que pouca gente imagina o quanto é fácil, principalmente à noite, cruzar com raposas nas ruas da cidade.
Descubra mais:
Os pôneis selvagens de New Forest
Raposas em Londres – versão inglesa do vira-latas
Para você entender um pouco mais o que a raposa significa na paisagem londrina, talvez a melhor comparação que possamos fazer é com o nosso popular vira-latas, mas com algumas diferenças. Ao contrário do vira-latas que foi facilmente domesticado, a raposa preferiu se manter distante do ser humano.
Talvez porque instintivamente saiba o perigo que o ser humano representa para ela. Outra diferença, geralmente, a raposa é um animal solitário e principalmente, discreta. Tradição de mais de 300 anos, a caça à raposa com cães, praticada majoritariamente pela aristocracia local, foi banida em 2005 e serviu para quebrar uma idéia que temos de que em países desenvolvidos como a Inglaterras as leis são cumpridas rigorosamente.
A raposa tem uma incrível audição, o que a ajuda a se manter um passo a frente em várias situações com os humanos, mas não é de muito proveito quando perseguida por uma matilha. Nem tudo são flores, uma coisa que os especialistas aconselham é não se aproximar muito das raposas, pois elas vivem remexendo o lixo, são transmissoras de doenças e podem atacar quando se sentem acuadas. A dica também vale para esquilos, pombos, patos e outros animais que você encontre pela cidade.
Orgulhosa, a raposa manteve algo da sua natureza selvagem e não permitiu que o ser humano a domesticasse. Nada contra os cachorros ou gatos, mas só um lado da raposa que merece admiração. Mas se a raposa abre mão de todo espaço urbano durante o dia, por causa da presença humana, tudo muda de figura quando a luz vai embora.
Quando as pessoas estão dormindo e há pouco movimento, a raposa se sente dona das ruas da cidade. É quando a luz natural vai embora que, a qualquer momento você pode cruzar com esse pequeno animal bem típico da cidade em seu caminho.