record store day – uk
com d. vyzor
O Record Store Day é uma celebração da música.
Em 2007, nos EUA, alguns donos de lojas de disco resolveram criar um dia dedicado ao trabalho que é promover e vender música. Chamado de Record Store Day, a ideia se expandiu e chegou à Europa. Em Londres, o dia é simultaneamente celebrado em diferentes partes da cidade, mas ganha um toque especial no Soho.

Records Store Day – Soho – Londres
Descubra mais:
Um roteiro para quem quer comprar vinil em Londres
Soho em dia Record Store Day
O Soho londrino é uma espécie de paraíso para quem quer comprar discos. São muitas lojas próximas umas das outras, o que significa mais opções e maiores chances de comprar por um bom preço. Um brasileiro que conhece muito bem o Soho é Fabrício D. Vyzor. Por isso, ele foi o nosso convidado para mostrar o que significa o Record Store Day, no vídeo acima.

Sounds of the Universe – Londres
Encontramos D. Vyzor na Sounds of the Universe, localizada bem no coração do Soho. É um espaço familiar para Fabrício, uma vez que ele vem “discotecando” ali por quase uma década. Uma das razões para essa ligação é o espaço que a loja reserva para a música brasileira. Uma volta no quarteirão mostra como o público se concentra nas portas das lojas ou mesmo improvisa festa de rua para celebrar o dia.

Fabrício D. Vyzor
Lançamento de raridades
Ao conversar com D. Vyzor, descobrimos algumas curiosidades do Record Day Store. Uma delas é que muitos artistas fazem lançamentos de discos nesse dia. A lista inclui nomes famosos, como David Bower e os Rolling Stones, por exemplo. São lançamentos precisos por que o número de cópias é bem limitado, na casa das centenas. O que torna o comprador um sortudo, porque leva para casa uma raridade.

Sound of the Universe
Estes lançamentos, por algum tempo, foram usados por alguns espertinhos para fazer dinheiro. Eles chegavam logo cedo à loja para comprar discos que, em seguida, disponibilizavam na Internet por um preço bem salgado. A prática fez com que os donos das lojas limitassem o número de cópias que cada um pode comprar: apenas uma.

DJ D. Vyzor
Quem curte e, principalmente, quem faz parte da indústria da música, sabe o quanto ela teve que se reinventar com o surgimento da Internet. O Record Store Day é parte desse exercício de criatividade para que a produção musical chegue até o apreciador da música. É um dia de interação entre o público e aqueles que vivem da música. O Soho, em Londres, expressa muito bem essa merecida celebração.