record store day – uk
com d. vyzor

O Record Store Day é uma celebração da música.

Em 2007, nos EUA, alguns donos de lojas de disco resolveram criar um dia dedicado ao trabalho que é promover e vender música. Chamado de Record Store Day, a ideia se expandiu e chegou à Europa. Em Londres, o dia é simultaneamente celebrado em diferentes partes da cidade, mas ganha um toque especial no Soho.

Records Store Day

Records Store Day – Soho – Londres

Descubra mais:

Um roteiro para quem quer comprar vinil em Londres

Soho em dia Record Store Day

O Soho londrino é uma espécie de paraíso para quem quer comprar discos. São muitas lojas próximas umas das outras, o que significa mais opções e maiores chances de comprar por um bom preço. Um brasileiro que conhece muito bem o Soho é Fabrício D. Vyzor. Por isso, ele foi o nosso convidado para mostrar o que significa o Record Store Day, no vídeo acima.

Record Store Day

Sounds of the Universe – Londres

Encontramos D. Vyzor na Sounds of the Universelocalizada bem no coração do Soho. É um espaço familiar para Fabrício, uma vez que ele vem “discotecando” ali por quase uma década. Uma das razões para essa ligação é o espaço que a loja reserva para a música brasileira. Uma volta no quarteirão mostra como o público se concentra nas portas das lojas ou mesmo improvisa festa de rua para celebrar o dia.

Fabrício D. Vyzor

Fabrício D. Vyzor

Lançamento de raridades

Ao conversar com D. Vyzor, descobrimos algumas curiosidades do Record Day Store. Uma delas é que muitos artistas fazem lançamentos de discos nesse dia. A lista inclui nomes famosos, como David Bower e os Rolling Stones, por exemplo. São lançamentos precisos por que o número de cópias é bem limitado, na casa das centenas. O que torna o comprador um sortudo, porque leva para casa uma raridade.

Sound of the Universe

Sound of the Universe

Estes lançamentos, por algum tempo, foram usados por alguns espertinhos para fazer dinheiro. Eles chegavam logo cedo à loja para comprar discos que, em seguida, disponibilizavam na Internet por um preço bem salgado. A prática fez com que os donos das lojas limitassem o número de cópias que cada um pode comprar: apenas uma.

DJ D. Vyzor

DJ D. Vyzor

Quem curte e, principalmente, quem faz parte da indústria da música, sabe o quanto ela teve que se reinventar com o surgimento da Internet. O Record Store Day é parte desse exercício de criatividade para que a produção musical chegue até o apreciador da música. É um dia de interação entre o público e aqueles que vivem da música. O Soho, em Londres, expressa muito bem essa merecida celebração.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv