joaquim nabuco em londres
importância relembrada
A homenagem a Joaquim Nabuco em Londres, pela passagem dos 100 anos da sua morte, pode parecer estranha para alguns, mas faz todo o sentido. Antes de se tornar o abolicionista na luta contra o fim da escravidão no Brasil, Joaquim Nabuco trabalhou em Londres como embaixador.
Por isso, e como parte das celebrações pelos 100 anos da morte de Joaquim Nabuco, a Embaixada do Brasil em Londres organizou uma série de conferência para lembrar o trabalho de um dos mais respeitados pensadores brasileiros.

Joaquim Nabuco
Descubra mais:
Villa-Lobos relembrado em Londres
Joaquim Nabuco em Londres – embaixador e abolicionista
O evento contou com muita gente ilustre, tanto do meio acadêmico como diplomático. A Academia Brasileira de Letras esteve representada por três dos seus membros: Ana Maria Machado, José Murilo de Carvalho e Sérgio Paulo Rouanet. A abertura da primeira noite foi do Embaixador do Brasil em Londres, Roberto Jaguaribe, que destacou o fato de que Joaquim Nabuco, também exerceu o mesmo cargo na capital do Reino Unido.
O Canal Londres também ouviu o Professor Leslie Bethell, da Fundação Getúlio Vargas, que destacou o papel de abolicionista de Joaquim Nabuco. Representando a família, estava o empresário Caio Nabuco, bisneto do homenageado, que também falou para a nossa câmera.
Neste vídeo, você também vai ver imagens de Londres, como o imponente prédio do Parlamento e o Rio Tâmisa, num clip montado para ilustrar textos do livro “Minha Formação”, onde Joaquim Nabuco destaca o seu amor pela cidade.
O Canal Londres tem dado especial cobertura a alguns eventos culturais promovidos pela Embaixada do Brasil em Londres, como algumas exposições da Galeria 32, que você pode ver em nossa página Arte & Design, e o concerto de João Paulo Amaral Trio, em nossa página de música. Agora só falta você apertar o play e saber mais sobre esse ilustre brasileiro que era apaixonado por Londres e pelo Brasil.