restaurantes tupi
peckham e elephant & castle

Restaurantes Tupi, o toque da culinária sul-americana em Londres.

Abrir um restaurante brasileiro na capital londrina já é, em si, uma grande vitória. A concorrência da culinária internacional faz de Londres a capital mundial da gastronomia. Então, o que dizer quando o primeiro restaurante dá origem ao segundo? Qual o segredo? Foi essa curiosidade que levou a gente a uma conversa com Gleydson De Paula.

Gleydson De Paula

Gleydson De Paula

Gleydson é proprietário dos dois restaurantes Tupi no sul de Londres. O primeiro deles foi aberto no bairro de Peckham, onde antes funcionava um café. O segundo fica bem ao lado de uma das saídas da estação de trem e metrô de Elephant and Castle. Foi no último que a nossa conversa com Gleydson aconteceu.

Restaurant Tupi Peckham

Restaurant Tupi Peckham

Descubra mais:

Onde comer pastel em Londres

Sonho realizado com muito trabalho

Como qualquer empreendimento bem sucedido, tem muito trabalho envolvido nessa história e, obviamente, paixão e experiência. Antes de ter os dois restaurantes, Gleydson fez uma trajetória que rendeu muito aprendizado. Ele chegou em Londres muito novo e, praticamente, só trabalhou em restaurantes. Aprendeu muito da culinária europeia trabalhando com renomados Chefs. Um dia, tornou-se um deles.

restaurante tupi

Embora o sonho de ter um restaurante onde pudesse aplicar as próprias ideias já existisse, foi um imprevisto que ajudou a tornar o sonho em realidade. Ele e a esposa estavam com tudo encaminhado para comprar uma casa em Londres, mas as coisas não saíram como planejado

restaurante tupi

Francisco Mendoza e Gleydson de Paula

Foi aí que eles decidiram usar o dinheiro que seria usado na compra da casa para abrir o restaurante. Encontraram o ponto em Peckham: era um café cujo proprietário não parecia bem sucedido no empreendimento. Eles acreditavam tanto na ideia que investiram o que tinha e o que puderam usar de crédito para realização do sonho. Um ano depois, ele abriria o segundo dos restaurantes Tupi.

Restaurante Tupi

As ideias culinárias aplicadas aos Restaurantes Tupi são baseadas na longa vivência europeia. Além do longo período vivendo em Londres, Gleydson passou 3 anos na Itália e viajou bastante por países e suas culinárias: Espanha, Portugal, França. Gleydson se envolve diretamente com a elaboração do menu e dirige, pessoalmente, a cozinha do Tupi, em Peckham, enquanto o equatoriana comanda a de Elephant and Castle.

Tupi Peckham

Tupi Peckham

O resultado é uma culinária que preserva usa os ingredientes brasileiros dando um toque europeu aos sabores da nossa culinária. O sucesso dos dois restaurantes, mesmo com tão pouco tempo de existência, comprovam que Gleydson acertou na receita. Claro que a gente quis saber sobre novos projetos e se ele ainda se vê voltando ao Brasil. As respostas estão em nosso vídeo. Vale a pena você clicar o play.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv