richmond village
o interior sem sair de londres

Quem visita Londres e tem a sorte de conhecer Richmond Village, fica com a impressão de que saiu da cidade. Isso porque Richmond Village tem tudo que representa o sonho de uma vida perto da natureza e da grande cidade, ao mesmo tempo.

Para provar que não há nenhum exagero na afirmação acima, nada melhor que um passeio com quem conhece bem o lugar onde mora. Por isso, convidamos a jornalista pernambucana Manoella Valadares para mostrar os lugares prediletos dela em Richmond Village, onde reside. O resultado? A gente vai contar um pouco, mas o o vídeo acima fala melhor que mil palavras.

richmond green

Descubra mais:

Faça um passeio guiado por este lugar tão especial com o Londres Tours

Richmond Village – natureza, cultura, história

A nossa caminhada por Richmond Village começa por Richmond Green. Pode-se dizer que é o coração da vila. Esse imenso parque, no passado, era um lugar dedicado a esportes como cricket e arco e flecha, por exemplo. Além dos esportes, o lugar é um ponto de encontro dos moradores, ideal para realização de eventos, picnics, caminhadas ou simplesmente relaxar.

Em um dos lados de Richmond Green fica o portão de entrada (The Gate) do que era o Palácio de Richmond. Destruído nos meados do século XVII, o pouco que restou do palácio não revela a sua importância histórica. Ali, além de Henrique VII, que mandou construir o palácio, viveram mais dois monarcas da Dinastia Tudor: o seu filho, o Rei Henrique VIII e a neta Rainha Elizabeth I, que morreu nas dependências do Richmond Palace.

richmond palace

Em seguida, passamos por endereço histórico. A placa azul na frente da casa da Paradise Road indica o local onde, entre 1915 e 1924, Leonard e Viginia Woolf, a consagrada escritora inglesa, viveram. A casa também é o local onde o casal fundou a editora Hogart Press.

richmond village londres

Manoella Valadares

Como diz Manoella Valadares, Richmond Village não é só natureza. Os moradores da vila têm também espaços dedicados à cultura: belo Richmond Theatre e o Curzon, cinema que ela frequenta, são dois belos exemplos que estão em nosso roteiro.

richmond village

Manoella Valadares

E como toda vila charmosa que se preza, Richmond Village também tem uma rua muito especial para quem quer exercitar o hábito de ir às compras. A Paved Ct, é uma rua muito especiais com vitrines de prender os olhos. Ali, você tem lojas de produtos tradicionais ingleses, como o chapéus e o chá, a pequenos cafés. Vale a pena passar por lá.

richmond upon themes

Um lugar às margens do Thames

Um dos motivos que fazem de Richmond um lugar tão especial é a sua localização às margens do rio Tâmisa. Só caminhar ali já vale muito, mas há muitas opções de lugares onde você pode parar para uma pausa, um café, uma cerveja, uma refeição. Tudo com uma vista deslumbrante. Também é possível se alugar uma bike ou fazer um passeio de barco. O rio também era o elo de ligação entre os palácios de Richmond e o Hampton Court.

Terrace Garden

Manoella Valadares

E quando se pensa que não há mais beleza para apreciar, você chega ao Terrace Garden. É o parque predileto de Manoella. Um café descolado, localizado no topo de uma das colinas, oferece uma vista privilegiada de um dos lados do Terrace Garden. Muito bem cuidado, as cores dos seus canteiros floridos formam um espetáculo à parte.

richmond hill

Verde infinito em Richmond Hill

Caminhando para a parte final desse passeio tão especial, subimos para ter a deslumbrante visão proporcionada pelo Richmond Hill. A imensa área verde, tombada pelo patrimônio histórico, derruba o clichê de que Londres é uma cidade cinza. O verde de Richmond Hill também está imortalizado nas obras de William Turner um dos grandes pintores ingleses. Parte da sua obra pode ser apreciada na Tate Britain.

O nosso “grand finale” neste tour guiado por Richmond Village é uma bela surpresa. Descobre quem acompanha Manoella até o final do passeio.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv