roda de samba em londres
sos salve o samba

Roda de samba em Londres traz o samba de raiz.

Roda de Samba é sinônimo de encontro e é isso que levou um grupo de músicos brasileiros na cidade à criação do SOS Salve o Samba. O encontro que deu origem a tantos outros aconteceu entre Aleh Ferreira e Odila Giunta. Eles descobriram que tinham um sonho em comum: uma roda de samba em Londres. O projeto, no entanto era mais abrangente.

sos samba salve o samba

Da esquerda para direita: Rafael Valim, Laurie Blundell, Aleh Ferreira, Odila Giunta e Uilson Ramos

Roda de samba em Londres, mas com o samba de raiz

Como ressalta Aleh, a ideia ia além de simplesmente reunir músicos em torno do samba. Era essencial que o projeto tivesse um viés educativo, que fosse buscar as raízes do samba, suas histórias, seus grandes mestres e o contexto sócio-cultural. Trazer para o europeu mais informações e revelando o samba além do que ele é como ritmo musical.

roda de samba

Da esquerda para direita: Uilson Ramos, Marcos Santana e Tonhão do Pandeiro

Festa feita de encontros

Em 2013, Odila já vinha trabalhando a ideia de uma roda de samba em Londres com Rafael Valim. O encontro com Aleh, acontecido em Oxford, foi o que faltava para que a ideia ganhasse forma. Em seguida, os três começaram a dar formato à ideia, que se concretizou com integração dos outros músicos.

Foi assim que vieram Marcos Santana, Uilson Ramos, Franklin Santos, Tonhão do Pandeiro, Mário do Repique e Laurie Blundell, presentes no vídeo acima. Com isso, enriqueceram o projeto da Roda de Samba em Londres com uma grande bagagem de conhecimento.

roda de samba

Aleh Ferreira

Obviamente, ter um lugar onde fosse possível reproduzir a atmosfera de uma autêntica roda de samba era essencial. Apresentada por Marcos Santana, o Maxilla Social Club se encaixou como uma luva. Localizado em Notting Hill, o Maxilla fica em uma área que foi transformada em espaço de resistência em defesa das vítimas da grande tragédia que consumiu quase uma centena de vida no incêndio da Grenfell Tower, em 14 de junho de 2017.

samba em londres

Samba em Londres

Samba além da música

À programação, eles adicionaram aulas de samba, com a brasileira Alessandra Cabral e, claro, uma culinária associada ao samba, onde a grande estrela é a nossa feijoada. Também merece destaque Almir Santos, que trabalha com o consagrado chef Jamie Oliver, no comando da cozinha, ao lado de Tony. Na produção, além de alguns músicos, estão Daniela Paiva do Cooknst, Diego Freire e Mel Herrmann. Para ficar perfeito, como destaca Odila, a “vibe’ bem brasileira proporcionada pelo público.

roda de samba em londres

Da esquerda para direita: Mario do Repique e Rafael Valim

Essa “vibe” é algo singular proporcionada pelo samba, ao promover o encontro entre músicos e o público. A roda de samba em Londres atrai para o mesmo espaço brasileiros de diferentes classes e origens. Em um momento político em que o país se encontra tão dividido, a roda de samba é capaz de promover esse belo encontro. É a promoção do diálogo que dispensa palavras.

roda de samba em londres

Odila Giunta & Aleh Ferreira

A primeira edição do S.O.S. Salve Samba aconteceu em maio / abril de 2018. A cada evento, que acontece uma vez por mês, e se mostra mais atraente e mais vibrante. Para quem está na capital inglesa, é fácil saber quando vai acontecer o próximo: basta marcar um encontro com o S.O.S Salve Samba na página deles no Facebook e no Instagram.

 

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv