romain vicari
bumerangue cultural

Filho de mãe brasileira e pai francês, pode-se dizer que Romain Vicari respira arte desde o berço. A avó é artista plástica e a mãe, ilustradora. Dos 16 para os 17 anos ele já sabia que caminho a percorrer, como profissão. E, como prova de que tomou a decisão certa, em 2018, ele realiza a primeira grande exposição individual, em um lugar muito especial na capital francesa: o Palais de Tokyo.

 

Romain Vicari – um artista múltiplo

A exposição em Paris tem o sugestivo título de “I have on the top of my tongue your name almost forgot” (Tenho na ponta da língua o seu nome quase esquecido. No espaço de 500m² da galeria, Romain Vicari reuniu trabalhos que revelam um artista que se expressa em múltiplas linguagens: esculturas, instalações, vídeos, música. Daí, o porquê da definição “Bumerangue Cultural” ser tão adequada ao que o visitante da exposição vai ver no Palais de Tokyo.

Romain Vicari

Romain Vicari

As múltiplas formas de expressão revelam também os muitos temas que atraem o olhar de Romain. Há muito do caldeirão cultural que é o Brasil: referências místicas, políticas, religiosas, influências da cultura africana, do rap, entre outras. Em particular, “I have on the top of my tongue your name almost forgot” reflete o momento muito especial que o Brasil atravessa neste momento, quando acontecem eleições no país.

romain vicari

No vídeo acima, gravado em seu estúdio, na capital francesa, Romain Vicari oferece a oportunidade de você começar a conhecê-lo. Ele revela um pouco da formação que teve desde a infância, como o grafite, que, naturalmente o levariam à formação acadêmica.Entre os nomes que o influenciaram, estão grandes artistas como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape, entre outros, brasileiros e de outras nacionalidades.

romain vicari

A exposição de Romain Vicari fica no Palais de Tokyo até o dia 9 de setembro (2018) e visitá-la é uma excelente ideia para quem tem a sorte de estar em Paris. Como isso não é possível para todos, o nosso vídeo oferece a oportunidade de você conhecer um nome que começa a ganhar seu espaço com um trabalho que traz algo de muito especial: uma marca única que se costuma chamar de estilo.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv