romanos em londres
marcas em tower hill
Fundadores da cidade, algumas marcas dos romanos em Londres resistem ao tempo.
Especialmente na City of London, onde a cidade começou, há quase 2 mil anos, é possível identificar as marcas deixadas por eles. Algumas marcas são mais visíveis, outras nem tanto. É por um desses tesouros escondidos que Vania Gay, a nossa guia de turismo, vai levar você.
Saiba mais:
City of London, o lugar onde a cidade nasceu
Marcas dos romanos em Londres
Bem ao lado da estação de Tower Hill, a dois minutos Torre de Londres, Vania leva você para conhecer o pedaço de uma muralha construída no ano 44 DC. O mais interessante é que ela é praticamente invisível para quem passa na rua. Para visualizá-la é preciso passar pelo estacionamento do The Grange City Hotel.
Veja mais:
Um video de Bath, cidade inglesa fundada pelos romanos
Diante desse tesouro, Vânia explica como você pode diferenciar a parte romana, mais antiga, do pedaço construído na Idade Média. A segunda construção tinha o objetivo a muralha mais alta. Mas esta é apenas a primeira parte do passeio, para você conhecer algumas das marcas dos romanos em Londres.
Homenagem a decapitados em Tower Hill
A caminho do outro pedaço da muralha, Vania para e mostra o local onde centenas de pessoas foram, por diferentes razões, executadas. O detalhe importante é a informação de que, ao contrário do que muita gente pensa, as execuções na Torre de Londres foram reservadas a apenas a 7 pessoas. Era do lado de fora que a maioria das execuções aconteciam.

Vania Gay
Entre muitos que perderam a vida, destaque para o Duque de Somerset, responsável pela construção da Somerset House, e Thomas Moore, político influente que perdeu a vida porque foi contra o Rei Henrique VIII. Quando este decidiu criar a Igreja da Inglaterra, separando-a da Igreja Católica, para poder casar com Ana Bolena. Thomas Moore foi voz discordante. Pagou com a vida. Mais tarde, Ana Bolena teria o mesmo destino.
De lá, como que para fechar o ciclo, terminamos o passeio conhecendo o pedaço da muralha que fica bem na saída da estação de Tower Hill, de frente para a Torre de Londres. Vale a pena prestar atenção, especialmente quando Vânia mostra o mapa da área originalmente cercada por este pedaço de parede que, se um dia serviu para proteger Londres, hoje, guarda um pedaço importante da sua história.