roteirista de quadrinhos
luciana luppe

Ser roteirista de quadrinhos, um sonho que ela realizou.

A história de Luciana Luppe é um roteiro com idas e vindas, persistência e, ao mesmo tempo inspiradora. Ela não queria simplesmente desenhar histórias em quadrinhos, o sonho era desenhar os personagens de Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica. Para chegar lá, ela fez um caminho nada linear. Em determinado momento, chegou a desistir.

Luciana Luppe

Luciana Luppe

Para contar a história que levou Luciana a tornar-se roteirista de quadrinhos, usamos duas locações: um banco no Regent’s Park e imagens dela na loja Mega City Comics. Ela veio a Londres com o objetivo de passar 6 meses, aprimorar o inglês e buscar acrescentar novas experiências de vida.

Luciana Luppe Silva

Descubra mais:

Um projeto educacional para crianças brasileiras em Londres

Pelo número de pessoas que aprendem a ler usando os gibis da turma da Mônica, algumas pessoas afirmam que Maurício de Sousa é o maior alfabetizador do Brasil. Luciana se encaixa neste grupo. Ela cresceu com os pais lendo histórias da turma da Mônica para ela.

roteirista de quadrinhos luciana luppe

Isso só aumentou a vontade de aprender a ler e, assim, fazer ela mesma o que mais curtia: acompanhar as aventuras de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento. Que brasileiro, em algum momento da vida, não se deparou com essa turma?

roteiros quadrinhos

Do sonho de desenhar à roteirista de quadrinhos

O primeiro objetivo de Luciana era desenhar os personagens de Maurício de Sousa. Não se pode dizer que ela não tentou. Com as frustrações das negativas recebidas, o sonho parecia definitivamente enterrado. O tempo passou e ela teve que escolher outro caminho. Fez vestibular e foi estudar Propaganda e Marketing. Se afastou definitivamente do mundo das histórias em quadrinhos.

Luciana Luppe

O mundo deu voltas e, quando ela menos esperava, colocou Luciana diante do passado que ela tentou deixar pra trás. Um encontro com o profissional que fazia dublagem de Cascão a convenceu a tentar mais uma vez. E, mais uma vez, ela recebeu um “não” como resposta. Ao invés de desistir novamente, Luciana resolveu ir por outro caminho: ao invés do desenho, a escrita.

rascunhos de roteiro de quadrinhos

Neste fase, ela começara a seguir Maurício de Sousa no Twitter. Mais que seguir, ela passou a interagir, até ser notada por ele. O conhecimento que demostrava, impressionou Maurício de Sousa. E foi ele mesmo que decidiu ajudá-la a se transformar em roteirista de histórias em quadrinhos.

Luciana e Big City Comics

Mesmo longe do Brasil Luciana Luppe mantém uma rotina de trabalho como roteirista das histórias da Turma da Mônica. É a grande vantagem do mundo digital. Ela rascunha, organiza e, quando a história está pronta envia para a publicação. É um sonho realizado que a faz feliz. Dá para imaginar quantas crianças que hoje leem o que ela escreve não alimentam o mesmo sonho?

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv