londres em 5 dias
guia para conhecer
a capital inglesa
Conhecer em Londres em 5 dias é uma questão de selecionar bem o que ver e fazer na capital da Inglaterra, em pouco tempo. Uma das vantagens que a cidade oferece é que os seus pontos turísticos ficam muito próximos uns dos outros. Pelo menos aqueles que mais interessam a quem visita Londres pela primeira vez. Ou seja: tudo é uma questão de você organizar o seu roteiro, de acordo com os seus pontos de interesse. Esse post tem a finalidade de ajudá-lo nessa tarefa.

Big Ben
Descubra mais:
Como Londres tomou o lugar de Paris como cidade mais visitada da Europa
Londres em 5 dias – o seu roteiro de viagem
Antes de começar a nossa lista de lugares para você conhecer durante os 5 dias em Londres, algumas dicas básicas. A primeira delas é que o seu roteiro deve observar a estação do ano em que você vai visitar a cidade. A volta na London Eye, por exemplo, em um dia de verão é completamente diferente da volta em um dia de inverno.

Torre de Londres
Roteiro para o primeiro dos 5 dias em Londres
A sugestão para o primeiro dia é cobrir os principais pontos turísticos da cidade, os cartões famosos como o Big Ben, a Torre de Londres, a Abadia e o Palácio de Westminster, por exemplo. Você pode começar pelo imponente prédio do parlamento, visitar a abadia, onde são realizados os casamentos da realeza, dar uma volta pela praça do parlamento, onde estão as estátuas de grandes líderes políticos do Reino Unido e mundiais. Depois, você pode ir em direção à Ponte de Westminster e tirar quantas fotos quiser do Big Ben. Feito isso, você já pode partir para a segunda parte do passeio.

London Eye
Ao atravessar a ponte, você terá mais um cartão postal obrigatório na cidade bem à sua esquerda: a London Eye. Se o dia estiver com boa visibilidade, vale muito a pena uma volta dentro de uma das suas cápsulas. Você terá uma vista espetacular da cidade, especialmente do parlamento. Se estiver muito nublado e você não comprou o ingresso com antecedência, continue o seu passeio a pé, seguindo a margem sul do Tâmisa.

St Paul Cathedral
Muitos cartões postais em poucos metros de distância
No caminho até a Torre de Londres, onde estão guardadas as jóias da coroa, tem muita coisa para ver: Tate Gallery, com a maior coleção de arte contemporânea da Europa, National Theatre, Ponte do Milênio, Catedral de São Paulo, na margem norte do rio, e o Shakespeare Globe Theatre. Tem também a vista do The Shard, o prédio mais alto da Europa Ocidental, o moderno prédio que é a sede da prefeitura e a Tower Bridge, a mais famosa ponte da cidade.

St Katharine Docks
Ao lado da ponte, você tem a Torre de Londres, uma construção medieval que vale a pena visitar. Na saída, no mesmo lado do rio, você pode ir conhecer St Katharine Docks, um lugar muito especial que não é tão conhecido pela maioria dos turistas. É um toque especial para quem vem ver Londres em 5 dias. Com esse passeio você fecha o primeiro dia com chave de ouro. Se você estiver com a corda toda, aproveite e noite para um passeio pelo centro da cidade, incluindo o famoso e tradicional Soho. Neste trajeto tem muitos pubs e restaurantes e você pode ir fazendo paradas estratégicas para recarregar as baterias.

Tower Bridge
O que fazer no segundo dia em Londres
O segundo dia pode começar na Trafalgar Square, onde fica o ponto zero da cidade. Vamos começar visitando uma dos museus mais famosos da cidade, a National Gallery. Como tem muita coisa para ver, procure concentrar-se nas obras dos pintores mais conhecidos: Leonardo da Vinci, Rubens, Rembrandt, Van Gogh, Monet, Picasso, estão todos lá. Reserve pelo menos 2 horas para este passeio.

National Gallery – Sala Van Gogh
Em seguida, você tanto pode visitar a National Portrait Gallery, bem ao lado, ou ir direto conhecer Piccadilly Circus. De Piccadilly, você está bem próximo a Covent Garden. Vale muito a pena esticar até lá, visitar o mercado, ver as exibições dos artistas de rua, parar para uma cerveja em um pub ou fazer um intervalo para o almoço. Ali também fica a sede da Royal Opera House e, para os fãs de tecnologia digital, a loja da Apple.

Pedra de Roseta – British Museum
A intenção é fechar o segundo dia de passeio indo ao museu mais visitado do Reino Unido, o British Museum. Mesmo que você passe toda a tarde ali não vai conseguir ver tudo, já que o acervo parece ilimitado. Para a primeira visita, o aconselhável é ir direto aos destaques: Grécia, Egito e Roma Antiga. Você vai ter uma ideia do que foi o poderio do Império Britânico só pelo passeio por estas 3 partes do museu.

Panteão Helênico
Se quiser explorar mais, opções não faltam: os Etruscos, a Chipre Antiga, os Romanos no Reino Unido e muito mais. Se você estiver na cidade em um dia de verão, ainda vai pegar o dia claro ao sair do museu. O que fazer? Final do dia com sol é o melhor horário para interagir com os ingleses em um pub.

St James Park
Coisas para ver no terceiro dia em Londres
Estamos chegando à metade do roteiro para conhecer Londres em 5 dias. Chegou a hora de incluir dois dos mais belos parques da cidade, o palácio onde vive a rainha e mais alguns museus. Você não vai esquecer este terceiro dia em Londres. O ponto de partida é o St James Park. Ele é um parque muito especial por dois motivos: é belíssimo e é praticamente o jardim do Palácio de Buckingham. Um dos destaques do St James é o seu lago.

Buckingham Palace
De lá, você pode caminhar em direção ao palácio. O ideal é que você veja a cerimônia da Troca de Guardas que acontece pela manhã. A cerimônia dura cerca de 45 minutos mas é bom chegar pelo menos uma hora mais cedo para garantir um bom lugar. Como os dias em que a cerimônia acontece variam, você pode checar o calendário aqui. Um detalhe: se a bandeira sobre o palácio estiver hasteada, é sinal de que a rainha está em casa.

Hyde Park
De frente para o palácio, seguindo pela lateral à sua direita, não tem erro: você vai sair no Hyde Park. Ele é imenso e muito bonito. Como não dá para ficar o dia inteiro ali, afinal são apenas 5 dias para conhecer a cidade, a dica é ir em direção ao lago. É belíssimo e, se quiser, dá até pra fazer um passeio romântico de pedalinho. Se for um domingo, vale a pena ir até o Speaker’s Corner, ver os “malucos” fazendo discursos.

Victoria & Albert
A partir do lago, é muito fácil achar a direção do Royal Albert Hall, famosa casa de espetáculos. Bem na frente, fica o Prince Albert Memorial. Impossível não vê-lo, mas ideia é seguir em direção à Exhibition Road, uma espécie de rua dos museus. Ali, a 3 minutos um do outro, estão 3 dos principais museus de Londres; Victoria & Albert, Science e Natural History Museum. Se você estiver com crianças, elas não vão querer sair dos dois últimos. Você fecha o seu terceiro dia em Londres com estilo. Este é um roteiro que sempre faço com amigos que me visitam em Londres.

Camden Town
Londres no quarto dia
Vou partir do princípio de que o seu quarto dia em Londres cai numa sexta, sábado ou domingo, certo? É que estes são os dias ideias para se conhecer alguns dos mercados de Londres. O primeiro deles é uma escolha pessoal porque foi o primeiro que conheci na cidade, em 1995 e não canso de voltar lá: Camden Town. Ele ficou muito popular por ter sido o reduto do movimento punk, lá nos anos 70. Mais recentemente, por conta de outra moradora famosa, Amy Winehouse. A grande atração é o mercado, mas tem a vista proporcionada pelo canal, os pubs e o visual muito alternativo dos frequentadores. Dá pra passar umas boas 3 horas por lá.

Brick Lane
Há diferentes opções de lugares para visitar depois de Camden. Aqui vão algumas sugestões: se você quer continuar pelo lado alternativo, vá para a estação de metrô e pegue o trem em direção a Old Street. Desça e comece a caminhar em direção a Shoreditch e Brick Lane.

Spitalfields Market
Você vai conhecer o lado mais moderno e descolado da cidade, com muita loja de design, muita arte de rua, os mercados de Brick Lane e o Mercado de Spitalfields. Se você curte caminhadas, pegue o canal em direção ao Regent’s Park e faça uma caminhada até Little Venice. Tomara que você tenha a sorte de chegar lá na hora do pôr do sol. Você vai sair de lá com uma lembrança inesquecível da cidade.
Sky Gardens
Quinto dia na capital londrina
Vai afunilando, vai ficando mais difícil, vira uma briga contra o relógio, porque você não quer perder um minuto. Afinal, o seu objetivo é conhecer Londres em 5 dias. Na dúvida, vamos conhecer a City of London, o lugar onde a cidade nasceu. A City é uma parte autônoma de Londres. Foi lá que os romanos fundaram a cidade. Existem diversas estações de metrô que servem a City, mas a gente sugere que você vá para a de St Paul’s. De lá, siga para o Guildhall e aproveite para visitar o anfiteatro romano que fica na Guildhall Gallery.

Anfiteatro Romano – Guildhall
Em seguida, vá em direção aos prédios do Lloyds e do Gherkin, o prédio em forma de pepino. Este é o lado moderno de Londres que convive lado a lado com o antigo. Finalmente, visite dois lugares muito especiais: o belíssimo Leadenhall Market, que foi projetado pelo mesmo arquiteto da Tower Bridge e o Sky Gardens, o jardim mais alto de Londres. Além do jardim, a vista lá de cima é deslumbrante. É um dos passeios em Londres que não dá pra deixar de fora. Mas atenção: por questão de segurança, você precisa ligar e reservar antes. Se quiser continuar na City of London, você pode aproveitar para visitar o Museum of London.

Cutty Sark
Um passeio de barco em seu roteiro para conhecer Londres
Se sobrar tempo, a segunda parte do passeio é muito especial e começa no mesmo lugar do seu primeiro passeio. Pegue o metrô e vá para a estação de Westminster. No pier, na beira do rio, pegue um barco para Greenwich. No caminho, você vai ver Londres de outra perspectiva e passar embaixo da Tower Bridge. A chegar em Greenwich, você já vai se deparar com o Cutty Sark, o navio que virou museu. Vale a pena visitá-lo.

Greenwich Market
Em seguida, cruze o parque e vá direto conhecer o que mais interessa: o ponto zero dos meridianos, onde começam todas as horas do planeta. Lá de cima, a vista de Londres é sensacional. Dá pra passar o dia inteiro em Greenwich: tem o mercado, tem mais 3 museus, além do Cutty Sark, tem a vila com seus cafés, livrarias, lojas e restaurantes e tem a beira do rio, onde você pode finalizar o seu passeio em pub com vista para o Tâmisa.

Regent’s Park
Roteiro para conhecer Londres em 5 dias – Extras
Pode acontecer de você ter um tempo sobrando em alguns dos seus 5 dias em Londres. Por isso, resolvi fazer uma lista de lugares que deixei de fora, mas que você pode acrescentar à sua lista.
Portobello Market: eu deixei de fora porque ele fica um pouco deslocado dos outros lugares e também porque tem alguma similaridade com Camden, mas é um lugar muito especial e que vale a pena visitar. Para os fãs do filme Notting Hill é uma boa oportunidade de também visitar as locações do filme. Ideal no sábado ou domingo.
Kew Gardens: o Jardim Botânico é um dos lugares mais fantásticos que você pode visitar na cidade. Ele é gigante e fica distante. O ideal é tirar um dia só para ele. Como você tem 5 dias para conhecer Londres, só vá se você é realmente um amante da natureza.
Regent’s Park – Se você decidir fazer a caminhada de Camden a Little Venice, pode tirar um tempo para um passeio pelo Regent’s Park, que fica bem no caminho. O perigo é você querer ficar por lá, porque o parque é, na minha opinião, o mais bonito da cidade. O destaque é o famoso Jardim das Rosas.
The Shard – Se estiver fazendo um belo dia de sol e você quiser curtir a vista de Londres do ponto mais alto da cidade, vá ao The Shard. É Londres de perder de vista.
Oxford Street – Para quem curte compras, uma caminhada pela Oxford Street é um belo passeio. Você pode aproveitar para passar pela Regent Street e também conhecer uma rua muito descolada, que ficou famosa porque era frequentada por Brigitte Bardot: a Carnaby Street.
Borough Market – Se você curte gastronomia, este é um lugar que você deve encontrar um tempinho no seu roteiro de 5 dias em Londres para conhecer. O Borough Market é o maior mercado gastronômico do Reino Unido. Ele fica bem ao lado da estação de London Bridge, na margem sul do Tâmisa. O ideal é ir no sábado, a partir das 11h da manhã.