roteiro para conhecer viena

passeio turístico e biográfico, com livia mata

Livia Mata está há mais de duas décadas vivendo fora do Brasil. No vídeo acima, além de um roteiro para conhecer Viena, ela também traça um pequeno roteiro pessoal sobre a vida na capital austríaca. Não foi uma escolha premeditada. Ela já estava na Europa, mas foi uma visita ao irmão que a fez decidir ficar por lá.

conhecendo viena

Livia Mata

Descubra mais:

Um passeio em vídeo pela Viena imperial

Viena em dois tempos: de bike e a pé

Bem, o começo desse passeio começa em uma esquina muito especial. Ali, Livia para a sua bike. Didaticamente, ela explica um pouco da geografia da cidade. O centro da cidade é a parte interior do chamado Ring, anel. No passado, Viena era  delimitada por este anel. Com a expansão, foram surgindo os diversos distritos que formam a cidade. O nosso roteiro para conhecer Viena, acontece dentro do primeiro distrito. E chega no limite com o segundo. Essa geografia faz com que seja muito fácil circular de bike em Viena.

catedral de viena

Nesse mesmo ponto de partida, Lívia fala sobre a tradição dos cafes em Viena. Uma tradição que tem passado por um período de ressurgimento. Naquela esquina fica o Cafe Pruckel, o favorito da nossa guia. O Pruckel é um lugar muito frequentado por artistas, intelectuais e jornalistas. Em uma das esquinas opostas, fica o Museu de Arte Contemporânea. Ao lado do museu fica o Stadpark.

interior da catedral de viena

Uma catedral no roteiro para conhecer Viena

Mas como a ideia é conhecer mais da cidade, dali, Lívia leva você para conhecer a Catedral. No caminho, uma parada para conhecer uma sorveteria famosa e deixar a bike. O nosso roteiro para conhecer Viena passa a ser feito a pé. Pela quantidade de turistas em torno da Stephansdom, Catedral de Santo Estêvão, você já percebe que ela é um dos cartões postais da cidade. Belíssima, ela sobreviveu às duas Grandes Guerras.

viena a pé

Saindo da catedral, andamos em direção ao Canal do Danúbio. Ele faz a divisão entre o primeiro e o segundo distrito. Esse último, passa por um processo de renascimento. No passado, era o bairro dos judeus, mas foi abandonado devido às perseguições durante a Segunda Guerra Mundial.

turismo em viena

Livia Mata

Conhecendo a nossa guia

O momento seguinte é mais biográfico. Lívia conta um pouco da trajetória de vida em Viena. Ela chegou lá trabalhando como modelo. A vida dela, no entanto, passou por uma reviravolta. Livia tornou-se designer gráfica. Trabalhou em 3 revistas, até abrir estúdio dela. Mas o roteiro de vida dela inclui outras conquistas, como projetos especiais, aprender o  alemão, ter o próprio blog: o Strudel de Banana.

vista de viena

Para fechar o passeio com chave de ouro, você vai atravessar o canal e ir até um restaurante que oferece uma visão incrível da cidade. Você vai ver Viena de uma perspectiva privilegiada. É um desses lugares que mostram o quanto é bom passear numa cidade tendo uma residente como guia. Tudo isso e muito mais no vídeo acima. Não perca.

© 2009 - 2016 - Canallondres.tv - Todos os direitos reservados /