roupas masculinas em londres
savile row

Dicas para comprar roupas masculinas em Londres?

Fábio Louis leva você a um dos endereços mais tradicionais da capital inglesa, a Savile Row. Situada em Mayfair, e paralela da Regent’s Street, a Savile Row tem uma tradição que vem do século XVIII, e a tornou sinônimo de roupa feita sob encomenda e sob medida para homens, ou seja, alfaiataria.

Lá estão algumas das grifes masculinas mais tradicionais e caras do mundo. Desde personagens da vida real, como Winston Churchill, Lord Nelson, integrantes da Família Real Britânica, até nomes famosos da ficção, como James Bond, tiveram seus ternos cortados numa das alfaiatarias da Savile Row.

savile row

Descubra mais:

Uma exposição conta a história da arte do tricô na Inglaterra

Roupas masculinas em Londres – tradição sob medida

O passeio com Fábio começa exatamente pela casa número um, que abriga a Gieves & Hawkes, fundada no final do século XVIII, pela fusão da Gieves e da Hawkes, já na época, dois tradicionais alfaiates londrinos. Na origem do seu prestígio está o fato de ter sido escolhida como fornecedora dos uniformes do Exército e da Marinha Britânicas.

Outro endereço famoso é o número 11 da Savile Row, onde fica a famosa H. Huntsman & Sons, fundada em 1849 e que hoje é reconhecida pela silhueta tradicional que marca o corte das suas roupas, cuja origem está no corte de casacos para equitação.

savile row londres

Você também vai saber um pouco da famosa Bernard Weatherill que, além de fazer roupas para realeza, mantém a tradição de um estilo ‘countryside’, voltada para pessoas abastadas que vivem no campo. Tem também a Hardy Amies, que nos anos 50 quebrou a tradição da Savile Row de só trabalhar com roupas sob encomenda para começar a vender ternos prontos em lojas. A Henry Poole, outra grife famosa, é predileta do Rei da Etiópia, referência do Movimento Rastafari. Sem esquecer de uma curiosidade: é na Savile Row que está localizado o prédio que serviu de cenário para o filme dos Beatles, Let it Be.

fabio savile rou

Ou seja: a Savile Row significa para a alfaiataria o mesmo que ruas como Sloane e Carnaby Street significam para os amantes da moda: uma rua onde você encontra todas as grifes famosas, uma ao lado da outra. Para você que curte moda, história da moda, alfaiataria e tradição, esse vídeo foi feito sob medida.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv