siga-nos no facebook >

canallondres

ruas de londres – história da king’s road

a rua do rei e dos amigos do rei

As ruas de Londres estão cheias de histórias para contar. Em uma cidade milenar, nada poderia ser mais natural.  Mas existem aquelas ruas, aquelas praças, aquelas esquinas, onde os fatos que forma a história de uma cidade foram mais marcantes. Isso as torna especiais. É o caso da King’s Road. Situada em Chelsea ela se enquadra nessa categoria e é um pouco da história da “rua do rei” que a nossa guia de turismo credenciada, Vania Gay, conta no vídeo acima.

pheasantry na king's road

The Pheasantry

Descubra mais:

Uma rua muito especial em um dos mais sofisticados bairros londrinos

Como o nome sugere, houve um tempo em que a King’s Road era realmente a rua do rei. Ela foi construída durante o reinado de Charles II, para ligar os palácios de Westminster e St James a outro palácio: Hampton Court. Ali, só era permitida a passagem de quem tinha uma permissão especial do rei. Essa restrição durou até o final do século XIX.

vania gay no canal londres

Vania Gay

Hotéis em Londres

História da King’s Road – personalidade e personalidades

Mas a abertura dessa histórica rua de Chelsea não fez com que ela se tornasse apenas mais uma das vias londrinas. Ao longo do tempo a King’s Road foi tornando-se ainda mais especial. A sua história passou a ser ligada a personalidades do mundo da música, do cinema, da política e movimentos de vanguarda. Por isso, ao passar por ali, é bom ficar atento: a casa ao lado, a próxima esquina, uma rua perpendicular, pode ter uma história muito interessante para contar.

Duke of Wellington Sqaure

Duke of Wellington Square

Um exemplo é o prédio onde, hoje, funciona o McDonald’s. Você pode vê-lo apenas como mais uma filial de uma imensa cadeia internacional, claro. Mas  como um lugar que já foi cenário para o filme “A Laranja Mecânica“, de Stanley Kubrick. Se você curte os Rolling Stones, vai gostar de saber que nesse prédio ficava a Chelsea Drugstore, mencionada na música “You can’t always get what you want”. Como você pode ver, não é por acaso que a King’s Road, mais que uma rua é uma das mais atraentes regiões da cidade.

chelsea potter

Lugar onde foi feita a primeira cerâmica de Chelsea

Andando um pouco mais para a frente, num esquina do lado oposto da rua, outro prédio histórico. Ali funcionou a primeira boutique da estilista Mary Quant. Ligada ao movimento punk, ao lado de Vivienne  Westwood, ela revolucionou a moda inglesa. Na verdade, a influência delas vai muito além, porque a moda que elas inventaram, até hoje, é vista nas ruas de qualquer cidade do planeta.

Flood Street Chelsea

Rua onde morou Margaret Tatcher

De Eric Clapton a Margaret Thatcher

No mesmo lado do prédio, só que um pouco mais adiante, tem o Pheasantry. Como o nome sugere, ali era um local onde se criava faisão. Mas a fama veio por outros motivos. Era um lugar que atraia muitos artistas. Basta dizer que o grande guitarrista Eric Clapton morou na parte superior do Pheasantry. O pintor Lucian Freud foi outro frequentador do local. Vania também revela que ali funcionou uma escola de dança. A gente vai deixar a revelação do nome famoso que estudou ali guardada no vídeo acima. Se a gente contar tudo, que graça tem, não é mesmo?

préidos famosos de londres

O passeio não acaba no Pheasantry. Mais adiante, Vania conta a história de um prédio com uma fachada belíssima. E, bem na esquina, você vai descobrir que, a rua que já foi exclusiva do rei e seus amigos, faz esquina com um dos endereços onde morou outra figura poderosa: a Primeira Ministra Margaret Thatcher. Será que esquecemos alguma coisa? Sim, temos certeza que sim. A gente não estava exagerando quando afirmou que era uma das ruas da cidade com muita história para contar. Menos mal que você não precisa mais ser amigo do rei para passear por ela.

crece pelo