ruas históricas de londres
electric avenue

São muitas as ruas históricas de Londres. Afinal, são mais de 2000 anos de vida. Mas a Electric Avenue, em Brixton, entrou para a história por uma razão um muito especial: ela foi a primeira rua comercial a ser iluminada por luz elétrica.

Isso aconteceu na segunda metade do século XIX, quando ela foi construída. Quem passa por lá hoje não imagina o que a rua já foi. Mas se você levantar a cabeça e prestar atenção às fachadas dos prédios, já começa a perceber o passado glorioso que faz parte da história da Electric Avenue.

electric avenue

Lula Vasconcelos

O seu guia por uma das ruas históricas de Londres

Claro que você jamais iria se perder ali, mas conhecer uma das ruas históricas de Londres merece um guia. Lula Vasconcelos é quase um local. Ele vive no vizinho bairro de Vauxhall. Lula também tem outra vantagem: advogado, ele trabalha com o mercado imobiliário. O conhecimento dele vem, portanto, do gosto pela história da região onde vive e como consequência do trabalho como profissional.

electric avenue brixton

Electric Avenue – Glória e Decadência

Antes da sua decadência, que começa durante a Segunda Grande Guerra, a Electric Avenue era uma rua glamurosa. Nos dois lados da rua, grandes lojas e uma clientela elegante, faziam da rua uma passarela para londrinos e londrinas se exibirem.

Agora imagine o impacto de uma rua provida de luz elétrica durante os festejos natalinos. As fachadas elegantemente iluminadas, uma festa de luz e cores, ao longo da rua que também é conhecida por ser encurvada.

electric avenue londres

Infelizmente, assim como Brixton, a Electric Avenue pagou um preço alto pelos bombardeios sofridos durante a guerra. Brixton foi abandonado e sua rua principal entrou em decadência. Por outro lado, foi esse abandono que proporcionou outra grande mudança na região.

Com a chegada dos afro-caribenhos, a partir do pós-guerra, Brixton começa a ganhar outra identidade. E a rua passa a ficar, cada vez mais, associada ao Mercado de Brixton.

electric avenue

Electric Avenue – mais que uma rua histórica

Se você fizer uma busca no Google, por Electric Avenue, vai perceber que os primeiros resultados não se referem à rua. Pelo menos diretamente. Em 1982, o britânico de origem guiana, Eddy Grant lançou o álbum “Killer”. Uma das faixas tinha o título de Electric Avenue. A música tornou-se um ‘hit’. Eddy Grant era morador de Brixton e a música fazia referência a um  fato histórico. As revoltas de rua, os “riots” que tomaram conta de Brixton no ano anterior.

electric-avenue-sw9

As revoltas de rua em Brixton

Em nosso vídeo, Lula explica o que gerou esta revolta. Foi uma reação da população afro-caribenha contra os métodos usados pela polícia londrina contra os moradores da região. Os cidadãos de origem afro-caribenha eram parados e revistados pela polícia sem nenhuma justificativa. O que ficava claro era que o que os tornavam suspeitos tinha a ver com a origem e cor da pele, antes de qualquer coisa.

O movimento teve um grande impacto. Um inquérito independente revelou que os moradores estavam com a razão. Por outro lado, fez aumenta o sentimento de comunidade dos brixtonianos. Como você pode ver não é só pela chegada da luz elétrica que rua famosa se tornaria uma das ruas históricas da capital londrina.

electric avenue

A rua, o mercado, um novo tempo

Nas últimas décadas a rua ficaria mais associada ao Mercado de Brixton. É um lugar muito especial, inclusive para os brasileiros em Londres. A razão é simples: é um mercado onde você encontra produtos muito nossos: macaxeira, quiabo, farinha, feijão. Produtos que realçam os laços do Brasil com a África.

electric avenue

Mas a gente não pode terminar este texto sobre a Electric Avenue, ignorando um fato: o registro desse vídeo ocorreu em um dia muito especial. A rua passou por um processo de revitalização. Com a presença de Eddy Grant, a população foi lá comemorar a nova Electric Avenue.

O ponto alto foi a nova placa, elétrica, claro, e colorida, com o nome da rua. Começava ali uma nova etapa que faz com que uma das ruas históricas de Londres continue brilhando.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv