sair do brasil
a história de silvia fermo

Quem passou pela experiência sabe: sair do Brasil é mudar de vida.

E mudar para uma grande cidade, como é o caso de Londres, pode significar uma autêntica revolução na forma de ver o mundo. Temos nos dedicado a contar histórias de brasileiros que passaram e passam pela experiência de sair do Brasil. Cada história tem a sua trajetória própria, como é o caso da brasileira Silvia Fermo, a nossa convidada muito especial que você vai conhecer no vídeo acima. São histórias que podem ajudar outros brasileiros que pensam em fazer o mesmo.

mudar de vida

Clube dos Brasileirinhos – Londres

Descubre mais:

Uma brasileira que mostra o passo a passo para mudar de país

A história e a experência de ser mãe brasileira em Londres 

Sair do Brasil – olhando para o futuro

Ouvir o que a Silvia tem a dizer pode representar muito, principalmente para quem está precisando de uma inspiração extra para dar asas ao sonho de sair do Brasil. Ela veio pra cá ainda muito jovem, deixando para trás uma vida já lhe oferecia um certo conforto. Poderia ter-se acomodado e deixado o sonho de conhecer Londres se dissipar. Hoje, 23 anos depois da decisão de mudar de vida, ela sabe que foi mais que isso: foi uma mudança de vida. Por isso, Silvia não olha para trás com arrependimentos. Muito pelo contrário.

sair do brasil

Silvia Fermo

País novo, trabalho novo

Assim que chegou, ela já contou com um ingrediente que pode fazer toda a diferença em uma mudança desse porte: encontrou um trabalho que não é muito comum entre os brasileiros. Era um trabalho provisório, mas que fez muita diferença.  A falta de conhecimento da língua impõe muitas barreira ao imigrante. Passados os primeiros meses, Silvia experimentou um caminho comum a muitos dos seus conterrâneos: o trabalho de limpeza e de garçonete. Mas não era esse o objetivo final.  As coisas começaram a mudar.

sair do brasil

Clube do Brasileirinhos – Londres

Mudando através dos desafios

Silvia passou pela experiência de ser dona do próprio negócio, ao abrir um café em Covent Garden, por 2 anos. Teve que sair de lá. Aa mesma época, porém, conheceria aquele que se tornaria o seu marido. Coincidentemente, ele também dono de um café. Um tempo depois, ela já estava trabalhando na área financeira. Ela foi para a BT, conhecida empresa de telecomunicações britânica.  Com o nascimento dos filhos, uma nova mudança à vista.

sair do brasil

Silvia Fermo

A vontade de dedicar mais tempo às crianças à levou a mais uma decisão: fazer um curso que pudesse proporcionar a ela a possibilidade de não ter que trabalhar em tempo integral. Silvia encarou os estudos e formou-se como intérprete. No vídeo acima, você vai perceber o quão importante é o trabalho que ela faz, ajudando imigrantes de língua portuguesa em diversos tribunais de justiça.

mudar de país é mudar de vida

Do desafio de ser mãe e educadora, nasce um belo projeto

Mas o projeto da vida dela nasceu com a constatação de que a língua inglesa estava tornando-se parte da vida dos dois filhos. Ela não queria que eles perdessem o contato com a língua e a cultura brasileiras. Sair do Brasil, afinal, não significa tirar o país de dentro de si.

Tudo mudou ao conhecer um grupo de mães que se uniram com o objetivo de que os filhos estudassem a língua portuguesa. Silvia jamais imaginou que aquele desejo se tornaria em um projeto tão importante para a comunidade brasileira em Londres: o Clube dos Brasileirinhos, do qual ela, hoje, é diretora.

mudar de país é mudar de vida

Silvia Fermo

Passeando pelos nosso vídeos, você pode conhecer mais do Clube dos Brasileirinhos. A sede da escola acabou de mudar para e funciona todos os sábados, entre as 10:30 e 12:20. É um exemplo de como uma experiência pessoal pode transformar–se em um projeto que também muda a vida dos outros.

A gente espera que você sinta-se inspirado bela bela história de uma mulher que descobriu o quanto uma grande mudança de vida faz a diferença.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv