saudade batendo na porta – dia 74

É o penúltimo dia de ‘Um Dia de Cada Vez‘. Enquanto você lê esta mensagem, a edição do último vídeo já deve estar começando. Por isso, neste penúltimo dia foi inevitável uma certa melancolia revelando um sentimento de saudade antecipada.

Veja os outros vídeos da série

Em Londrina, por onde a gente começa, o tempo chuvoso, com céu nublado foi um ingrediente a mais neste sentimento de melancolia, expresso na voz de Renata Sucupira. Mais tarde, Mônica Feijó e a própria Renata ressaltariam a importância destes dois meses e quinze dias juntos.

londrina

Poesia foi uma companheira constante ao longo desse nosso trajeto. E, neste vídeo 74 ela vem na voz de Amaro Filho, que faz a leitura do belo poema ‘Porque é da natureza’, escrito ela cantora e compositora paraibana Cátia de França. O poema é um belo alento em um momento tomado pelo sentimento de despedida. Não há ponto final, há o ponto do recomeço.

Amaro Filho

Amaro Filho

Em nosso grupo, Maria Porto que, entre outras contribuições, como caçula, ajudou a puxar a média de idade um pouco pra baixo. Pessoalmente, eu que a conheci ainda adolescente, fiquei muito feliz ao vê-la como uma pessoa madura, que também se tornou uma profissional competente e consciente dos desafios do mundo em que vivemos.

Maria Porto

Maria Porto

Nesta edição, eu aproveitei para mostrar, mais uma vez, um dos lugares que mais frequentei durante todos estes dias: Brenchley Gardens. Se em alguns dias o número de pessoas me fez desistir de caminhar por lá, Brenchley Gardens voltou a ser o que era antes: um lugar muito quieto, perfeito para uma pequena caminhada. A quarentena acabou me ajudando a conhecer melhor o lugar onde moro.

Brenchley Gardens

Brenchley Gardens

Obviamente, a série chega ao fim, mas consciente de que os dias de pandemia ainda vão levar algum tempo para ser parte do nosso passado. No Brasil, os números só aumentam: cresce a quantidade de pessoas contaminadas e cresce o número de mortos. Infelizmente, também crescem os gestos de insensatez do ocupante da Presidência do país.

Renata Sucupira

Renata Sucupira

Por outro lado, como destaca Renata, começam a surgir os sinais de resistência. A sociedade civil começa a mostrar que chegou a hora de botar um ponto final nessa marcha da insensatez. Cabe a cada um de nós, da maneira que estiver ao alcance, contribuir para que este pesadelo acabe e o brasileiro volte a ter o direito de sonhar com dias melhores.

Mônica Feijó

Mônica Feijó

Como parte do penúltimo programa, ainda tivemos a minha experiência culinária, no preparo de um prato mediterrâneo. Posso confirma que o experimento foi aprovado. Tivemos Mônica Feijó com mais uma performance para o Grupo Palavra que Move e Renata Sucupira com mais uma demonstração de movimentos do Flamenco.

 

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x