shakespeare globe theatre
Visitar o Shakespeare Globe Theatre é fazer uma viagem no tempo. O “Teatro de Shakespeare“, como é popularmente conhecido, é um lugar que não deve ser visitado só pelos amantes do teatro. É um dos maiores símbolos da cultura e tradição inglesas, além de uma grande atração turística de Londres.
A localização também ajuda: ele fica em Bankside (lado sul do Tâmisa), entre as pontes Southwark e Blackfriars. Outras duas grandes referências são a Ponte do Milênio e a Tate Modern. Acima de tudo, é uma justa homenagem ao seu filho mais notável: William Shakespeare. Quem visita a cidade em busca do que a tradição inglesa tem a oferecer, este é um dos lugares a se conhecer.

Maria Alencar
Saiba mais:
Visite a cidade e a casa onde William Shakespeare nasceu
Um marco que ressurgiu das cinzas
O “The Globe” é uma réplica do teatro original, construído em 1599. Ele foi destruído por um incêndio durante uma apresentação da peça Henrique VII, em 1613. Foi reconstruído no ano seguinte e demolido em 1644. As ruínas do teatro original ficam bem próximas de onde a sua cópia foi construída. O projeto foi uma iniciativa do ator, diretor e produtor americano Sam Wanamaker.
Foi um trabalho que durou mais de 20 anos para se tornar realidade. Valeu a pena, como você vai comprovar no vídeo acima. Infelizmente, Sam Wanamaker morreu em 1992, pouco mais de 3 anos antes do “The Globe” ser oficialmente aberto, em junho de 1997. De qualquer forma, ele deixou um grande legado para os londrinos e para quem visita a cidade.
Shakespeare Globe Theatre – bem mais que um teatro
O papel que ele desempenha vai bem além das peças exibidas no seu palco. Além de encenar peças do próprio Shakespeare, de autores clássicos e contemporâneos, o Globe é um centro educacional. Ali são desenvolvidas pesquisas, oferecidos cursos, seminários, workshops.
Para o turista, visitas programadas são disponibilizadas no website do teatro. É uma maneira mais rápida de você saber mais sobre a história do Teatro de Shakespeare e do seu inspirador.
Durante o ano inteiro são realizadas exposições e passeios guiados. Durante os passeios, você pode usar o guia em áudio para aprender mais a trajetória de Shakespeare, onde nasceu, a vida em Londres, o trabalho, o legado que ele deixou para a humanidade. Para grupos de até 14 pessoas, não é preciso reservar com antecedência. Os ingressos são comprados na hora. Os passeios também incluem uma ida às ruínas do teatro original.
Exterior e interior
Vale ressaltar que o exterior do “Teatro de Shakespeare” não é uma cópia exata da construção original. O mesmo já não acontece do lado de dentro. Muitas escavações foram realizadas para garantir que ele fosse o mais próximo possível do primeiro. Ver uma peça do maior autor teatral da história ali, é voltar mais de 500 anos no tempo. O tempo em que ele encenou várias de suas peças e interpretou alguns dos seus personagens.
Uma atriz brasileira como guia
Mas sem pagar nada, no vídeo acima, você pode fazer esse passeio. E você não estará sozinho. Convidamos a atriz Maria Alencar, que vive em Londres, para ser a sua guia neste passeio muito especial. Você vai como o teatro era nos tempos de Shakespeare. Por exemplo: como a platéia era dividida, já que parte ficava em pé e outra tinha direito aos assentos.
Claro, nestes assentos também há uma hierarquia. Os melhores lugares são mais caros. E tem um extra: você vai subir ao palco com ela.
Teatro ao ar livre – de abril a outubro
As peças não são encenadas durante todo o ano. Isso porque, assim como o original, é aberto. A temporada começa em abril, primavera, e vai até, outubro, no início do outono. Uma dica para quem pretende assistir uma apresentação ali: uma vez que os assentos são muito duros, você pode levar uma almofada para sentir-se mais confortável. Também é possível alugar uma almofada lá mesmo. É uma boa, porque as peças, em geral, são muito longas.
Para quem vai ficar na parte sem assentos, é bom preparar-se: em dias de muito calor, é possível ver pessoas desmaiando. É uma boa ter uma garrafa com água para hidratar. Este vídeo Shakespeare Globe Theatre é mais um desses trabalhos que enchem a gente de orgulho. Ele enriquece em muito o nosso acervo de vídeos culturais. Acompanhe Maria Alencar nessa viagem que vai levar você ao passado, numa viagem onde você só tem a aprender.