primary school – sistema educacional britânico I

Como em outras áreas, o sistema educacional britânico a começar pela Primary School, a escola primária, é muito diferente do brasileiro. Por isso, para famílias que têm filhos em idade escolar, uma das grandes preocupações, quando precisam mudar de país, é como os seus filhos vão se adaptar a um novo sistema educacional.

Saiba mais:

Veja o nosso vídeo com dicas sobre o sistema de saúde no Reino Unido

Esta preocupação faz ainda mais sentido quando a mudança é para um país com língua e sistema educacional completamente diferente. Para evitar surpresas que acabam prejudicando o desenvolvimento da educação dos filhos, o melhor é obter o máximo de informações possível.

Neste vídeo da nossa série que traz informações úteis sobre Londres e o Reino Unido, Kléber Saúde traz algumas informações básicas sobre a Primary School.  A Primary School corresponde aos 6 primeiros anos da educação escolar no Reino Unido.

primary school

Kleber Saúde

Primary School – Não é perfeita mas o Brasil tem muito a aprender

Como em qualquer lugar, a educação no Reino Unido sofre críticas dos cidadãos locais, mas não é possível tecer qualquer comparação com o sistema educacional brasileiro, principalmente se estamos falando de escolas públicas. Neste sentido, devemos ter a devida humildade, sentar no banco escolar e aprender. Afinal, talvez aí esteja o segredo de tudo o que a Inglaterra é, hoje, como país desenvolvido.

Além da qualidade do ensino, existem outras diferenças importantes que se deve levar em conta na hora de se pensar em mudar de país com a família. Por exemplo, o calendário escolar, cujo ano letivo começa em setembro, com cada unidade, ou term, seguindo as estações de ano.

Também deve ser levado em consideração o período de férias escolares, além da alimentação nas escolas, a relação dos pais do aluno e as avaliações de desempenho do aluno, também são diferentes do sistema brasileiro.

Quanto aos professores, no Reino Unido, eles são divididos em 3 categorias: titulares, assistentes e substitutos. Não se pode esquecer também do currículo. No Reino Unido, por exemplo, matérias como música fazem parte do currículo de toda Primary School. Veja as dicas que o Kleber traz para você e, se precisar se aprofundar no assunto, já sabe: informação nunca é demais e o seu filho agradece.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv