somerset house
história e curiosidades

A história de Somerset House começa no século XVI, quando, por volta de 1549, o Duque de Somerset começou a erguer uma imponente residência às margens do Rio Tâmisa. Ao longo do tempo, ela passou por mudanças, mas o que se vê hoje é resultado de uma projeto do arquiteto William Chambers, aprovado pelo Parlamento em 1775 e finalizado em 1801.

O Duque de Somerset caiu em desgraça e Henrique VIII ordenou a sua execução em Tower Hill, na parte externa da Torre de Londres. A casa com o nome dele, no entanto, sobreviveu à passagem do tempo como um clássico da arquitetura.

Somerset House

Somerset House – Primeiro prédio dedicado ao serviço público

Para conhecer a história de Somerset House e, ao mesmo tempo, apreciar detalhes da sua construção, você só precisa acompanhar a nossa guia Vania Gay no vídeo acima. Logo no início, você vai descobrir que ele foi o primeiro prédio construído para abrigar serviços públicos. Ali trabalhavam os funcionários da Marinha Britânica. A entrada que dá para o Rio Tâmisa era usada como passagem para os barcos da marinha.

Vista da Somerset House

Vania Gay

No interior, a primeira parte mostrada por Vania é aonde funcionava o Stamp Office. Era o local onde cheques, correspondências e documentos eram selados. A nossa guia chama a atenção para um detalhe curioso: a escada circular, trabalhada em pedra, tem acabamento melhor à medida que atinge o andares superiores.

A razão se chama “hierarquia”. Na época, trabalhar no nível do rio significa estar sujeito aos alagamentos e à humidade. Por isso, era ali o local reservado aos funcionários de nível mais baixo. As posições hierárquicas subiam a cada andar escalado.

Nelson Stairs

Do Stamp Office, passamos para a parte superior que tem uma entrada alternativa, com vista para o rio. Não apenas para o rio, porque dali é possível avistar cartões postais como a London eye e o Big Ben. Usando a entrada alternativa, Vania leva você para conhecer a magnífica escadaria conhecida como Nelson Stairs, um dos grandes heróis na história da Inglaterra. A escada leva à sala de reunião dos almirantes.

Somerset House

O próximo passo é conhecer o grande pátio da Somerset House, a Court Yard, cheia de motivos marítimos, indicando que ali era a sede da poderosa Marinha Britânica. A vantagem de fazer isso através do nosso vídeo é que Vania vai mostrando como cada parte desse grande palácio era usado.

A Somerset House era dividida em quatro alas – norte, sul, leste e oeste – que abrigavam departamentos da marinha, como o Navy Office e o Seamen’s Hall, mas também o de coleta de impostos. Na ala leste fica a entrada para o King’s College, que mantém a tradição de ter o monarca, ou a monarca, de plantão como patrono.

Somerset House

Principalmente no verão, o grande pátio é usado para concertos e eventos ao ar livre, mas no inverno são criadas pistas de patinação no gelo. Outro destaque é a fonte, com 50 chafarizes. ela construída em homenagem ao brasileiro Edmond Safra, por iniciativa e patrocínio da sua viúva, depois que ele morreu em um incêndio, no apartamento em que vivia, em Mônaco.

estatua de Jorge III Somerset House

Passando a entrada da Avenida Strand, o destaque é a grande escultura do Rei Jorge III, vestido de toga romana. Na época, como explica Vania, era moda se vestir com togas romanas e a escultura tem referências ao Rio Tâmisa, bem como ao período de riqueza e prosperidade que o país atravessava na época que a escultura foi erguida.

Ali, além de contar um pouco da história do Duque de Somerset, Vania revela que a Somerset House foi casa de 3 rainhas: Ana da Dinamarca, Henrietta Maria e Catarina de Bragança. Antes de partir para o final desse passeio, mais uma curiosidade: por determinação do projeto inicial de William Chambers, não há flores nas sacadas das janelas da Somerset House.

Somerset House

A parte final é bem na entrada da Avenida Strand. Essa ala abrigou 3 instituições importantes: a Royal Academy, que agora fica em Piccadilly, a Royal Society e a Sociedade dos Antiquários. A instalação dessas 3 instituições foi uma condição do Rei Jorge III para permitir que o palácio fosse construído como sede de repartições públicas. Hoje, esta parte da Somerset House abriga uma sala de exposição, a Courtauld Gallery, com uma bela coleção de quadros impressionistas.

 

Esculturas Somerset House

Também nesta ala, funciona o Instituto Courtauld, uma faculdade de arte. Finalmente, você fica sabendo o que as 4 grandes estátuas no topo dessa parte da Somerset House significam. Basta acompanhar a nossa guia credenciada, Vania Gay.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv