somos brasil
a identidade brasileira
retratada

Somos Brasil é um projeto do fotógrafo britânico Marcus Lyon.

“clique na tecla ‘cc” do player para acionar as legendas”

Promovida pela Embaixada do Brasil em Londres, a Exposição Somos Brasil – A Human Atlas of a Nation – foi aberta no dia 10 de maio e fica até o dia 6 de junho, de 2019, na Sala Brasil. Produzir o vídeo dessa exposição foi uma bela surpresa: a ida a Embaixada teve o objetivo de registrar a Exposição Dear Alien, que acontecia no andar de cima.

somos brasil

Exposição Somos Brasil

Ao entrar na Sala Brasil ficou evidente que o trabalho de Marcus Lyon enriqueceria muito o nosso arquivo de vídeos. Felizmente, ele aceitou o nosso convite. Somos Brasil é um trabalho de 5 anos viajando 22 mil quilômetros em território brasileiro. Faz parte de um conjunto de Atlas Humano que Marcus Lyon vem construindo como fotógrafo.

Marcus Lyon

Marcus Lyon

Descubra mais:

A arte na fotografia de Claudia Jaguaribe

O criador do Projeto de Somos Brasil

Nascido em Exeter, no sudoeste da Inglaterra, Marcus Lyon cresceu levando a típica vida de um menino do interior. Aos 14 anos ganhou a sua primeira câmera fotográfica. O presente teve um grande impacto na vida do adolescente: pela primeira vez ele sentiu que tinha uma voz. Mais que isso: essa voz podia ser ouvida.

somos brasil

Somos Brasil

Quando chegou a hora de ir para a universidade, ele escolheu o curso de Ciência Política. Saiu da pequena Exeter e foi para a Universidade de Leeds. Ele sairia da zona rural para, pela primeira vez, viver em uma cidade. O que ele, provavelmente não imaginava é que, dali, ele ganharia mundo.

somos brasil

Exposição Somos Brasil – Londres

A visão política na fotografia de Marcus Lyon

Os anos de Ciência Política tiveram um grande impacto na carreira do fotógrafo. Ao retornar à fotografia, ele sentiu que precisava de uma imersão no mundo da arte, um ambiente diferente do que viveu como estudante universitário, muito mais voltado para o mundo político. Mais tarde, porém, este período se revelaria com uma vantagem: a visão política, incorporada à fotografia, deram origem a um projeto bem mais amplo.

somos brasil

Somos Brasil

Diversidade e Identidade

Ao passear pelas 100 fotos da exposição, percebe-se como a diversidade é a marca da identidade brasileira. O que, no passado, era sempre visto como negativo, algo que, inclusive, travava o progresso como nação, é, de fato, um dos seus grandes atributos. O Brasil que sonhava em ser branco e europeu, vai descobrindo que é bem mais rico. Aprende que devemos sentir orgulho da nossa diversidade.

fotos e mapas de dna

Somos Brasil

Somos Brasil – DNA, livro e vozes

Somos Brasil não é apenas uma exposição de fotografias. Ao lado de cada foto, você tem também um mapa do DNA da pessoa retratada. É um elemento enriquecedor porque mostra o que é comum a cada todo ser humano. O DNA aproxima o que aparentemente é diferente. Nas palavras de Lyon, o DNA ajuda a ver “o outro como irmão, como irmã”.

Livro interativo

Somos Brasil – Livro

O terceiro diferencial de Somos Brasil é a sua versão em livro. O uso de novas tecnologias fez com que, além de ser um belo livro de arte, é também interativo. Ao colocar o celular sobre as fotos, é possível ouvir a voz de cada pessoa retratada, com tradução para o inglês. Este formato tem a grande vantagem de permitir que a exposição Somos Brasil possa ser levada para casas e bibliotecas. Um detalhe especial: cada estrela na capa representa o local de nascimento dos brasileiros retratados.

capa do livro

Capa do Livro Somos Brasil

Espelho do que somos

À medida que você vai conhecendo cada aspecto do projeto, descobre porque foi preciso tanto tempo para tornar Somos Brasil em realidade. Um exemplo: a seleção de cada personagem foi feita por outros brasileiros. São Pessoas que, em diversas escalas, estão sendo agentes de mudança em suas comunidades ou em todo o país. Com esse critério de seleção, o projeto tira qualquer chance de ser resultado de uma visão externa e estereotipada do brasileiro. É um espelho do que somos.

Marcus Lyon

Marcus Lyon

Existem outros aspectos que colaboram para o sucesso de Somos Brasil. Um deles é a legítima paixão que o seu autor tem pelo país. Em nosso vídeo, ele conta como se apaixonou por uma brasileira durante uma viagem pela Índia. Hoje, o casal tem dois filhos e fotografar os brasileiros é uma forma de se aprofundar ainda mais no conhecimento de um país com o qual ele construiu laços familiares.

No momento em que o Brasil atravessa, ouvir Marcus Lyon também é uma forma de vencer qualquer visão pessimista em relação ao nosso futuro. Frequentemente, um ponto de vista diferente permite que a gente passe a ver coisas que estão tão próximas, mas encobertas. Somos Brasil tem essa força.

Silvino Ferreira Jr. - Editor - Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv