sorte
primeiro romance
de nara vidal
Sorte, um livro repleto de vozes femininas.
Nara Vidal, escritora brasileira, vive na cidade de Turnbridge Wells, na Inglaterra. O tempo e a distância, no entanto, não a fizeram ficar alheia ao Brasil. Autora de outros dois livros, ambos de contos, foi no Brasil que Nara Vidal fez o lançamento do seu primeiro romance. Foi um fato ocorrido no Brasil que também deu origem a Sorte.

Sorte – Nara Vidal
Descubra mais:
Desamores da Portuguesa, o segundo livro da escritora Marta Barbosa Stephens
A longa jornada de Sorte e suas protagonistas
Para escrever Sorte, Nara Vidal levou 6 anos. Essa longa jornada explica-se pela quantidade de pesquisas que o livro demandou. Tudo começa com um documento que lhe caiu às mãos: uma escritura de venda de escravos. O documento chegou até Nara através do pai, historiador, que recebeu o mesmo de uma tia dela. O impacto de um texto onde o ser humano é tratado como mera mercadoria deu origem ao livro e uma das suas protagonistas.

Escritura de venda de escravo
A outra protagonista veio de uma experiência vivida na Inglaterra. Como parte de um trabalho voluntário, Nara fazia leitura para pessoas que moravam em um asilo. De uma das mulheres, Margaret, ela ouviu a declaração de que “havia tido um filho, mas nunca tinha sido mãe”. Ela fazia parte de um grupo de mulheres irlandesas cujos filhos haviam sido sequestrado por freiras da igreja católica e que foram forçadas a dar os filhos para adoção.
A personagem tirada da escritura de venda de escravos e Margaret formam os pilares do enredo de Sorte, mas Nara também fala de uma terceira personagem que você vai descobrir durante a leitura do livro.

Nara Vidal
O século XIX vivo no século XXI
Ao longo do vídeo você descobre que o primeiro romance de Nara Vidal tem um enredo que acontece no século XIX. O lado triste é possível comparar com acontecimentos vividos em pleno século XXI. Nara destaca, em especial, o que vem acontecendo no Brasil: manifestações abertas de racismo, misoginia, recusa em reconhecer a existência do feminicídio, negação da relevância do movimento feminista.

Virginia Woolf
Tavistock Square e Virginia Woolf
Na entrada da Tavistock Square, onde o vídeo com Nara foi gravado, há uma foto de Virginia Woolf e um texto lembrando que ela morou ali perto. É também uma lembrança da estrada, longa estrada, percorrida pelas mulheres na luta pelo direito de expressão. São muitas as vozes femininas que têm surgido, revelando uma multiplicidade de visões que, antes, eram resumidas a personagens criados por homens. Nara Vidal é uma dessas vozes.
Depois de lançado no Brasil, em 2018, Nara prepara o lançamento de Sorte em Portugal, em 2019. Ainda este ano, o livro ganhará uma edição em Holandês. Para tê-lo em sua estante, o melhor caminho é o site da Editora Moinhos, que publicou o livro, ou através da Capitolina Books, livraria online de Nara Vidal. Veja o vídeo e leia o livro.