st james park e horse guards

O belíssimo St James Park é o menor e mais antigo Royal Park de Londres. Horse Guards é o prédio onde está, em forma de arco, a passagem oficial para o palácio de Buckingham. Em mais um vídeo com Vania Gay, a nossa Blue Badge Tourist Guide, a mais alta qualificação de um guia no Reino Unido, você vai conhecer um pouco da história desses dois lugares. Também vai, claro, apreciar um belo pedaço da natureza na região central da cidade.

horse guards

Horse Guards

O passeio começa exatamente pela passagem em arco da Horse Guards, situado na City of Westminster. Em geral, é fácil identificar o lugar porque os guardas e os cavalos em suas guaritas chamam a atenção dos turistas. A passagem é a aberta ao pedestre, mas somente o rei ou a rainha pode passar ali de carruagem ou de carro. Uma das características do prédio é a sua cor branca, típica da portland stone, uma pedra muito usada na cidade.

horse guards parade

Vania Gay

Horse Guards Parade

A vasta área aberta coberta de pedregulhos é chamada de Horse Guards Parade. Era uma área para prática de grandes torneios de lanças na época de Henrique VIII. Vale lembrar que Horse Guards é parte do antigo palácio de Whitehall, que ele mandou construir e que foi devastado por um incêndio, com Vania já mostrou aqui. Atualmente, o prédio é o escritório de dois regimentos de cavalaria da rainha.

horse guards

St James Park

Saindo do Horse Guards Parade, basta atravessar a rua e você está no St James Park. Ele é menor entre os 8 parques reais de Londres, mas concentra muita beleza por metro quadrado. Quem passa pelo parque nos dias de hoje não imagina que ali funcionava um hospital de leprosos. Foi Henrique VIII que adquiriu a propriedade para transformá-la em uma área de caça. Um dos destaque do St James Park é o número de aves aquáticas; gansos, patos, cisnes, pelicanos. Estes últimos são residentes desde o século XVII, quando chegaram como presentes do embaixador da Rússia para o Rei James I.

st james park

O lago

O outro grande destaque do St James Park é o seu lago artificial. É um dos primeiros lagos artificiais construídos em parques e a sua origem no reinado de James I, que redesenhou e drenou aquela área. Mas foi Charles II que deu ao lago um novo formato com a construção de um canal. Ele foi influenciado pelo que viu na França, onde os jardins desenhados, a exemplo de Versailles, estavam em evidência. Mas foi no século XIX, depois de uma nova reforma, que ele ganhou o seu formato atual.

St james lake

Uma das grandes vantagens do St James Park é que ele fica na frente do Palácio de Buckingham, o que faz com que ele receba um grande número de visitantes. Mas é um lugar também muito frequentado pelos londrinos, como todos os outros parques da cidade. Para você que vem fazer turismo em Londres é um desse lugares onde você vai tirar belíssimas fotografias para levar de lembrança pra casa. Como dia a nossa guia “é lindo para passear”. O vídeo não deixa mentir.

crece pelo