siga-nos no facebook >

canallondres

estilo e elegância desde 1869
st pancras hotel

nascimento, decadência e ressurgimento de um marco da arquitetura

O St Pancras Hotel é um desses lugares que vale a pena visitar em Londres. Mesmo que você não tenha a menor intenção de se hospedar em um dos seus quartos. Ele é uma marca de um estilo e de uma época. Olhando de fora, ele confunde-se com St Pancras International, conhecida como A Catedral das Estações. Inaugurado em 1868, em plena Era Vitoriana, em estilo gótico é um projeto do arquiteto George Gilbert Scott. Mas o hotel também tem uma história de resistência que vale a pena conhecer. Para isso, basta acompanhar a nossa guia de turismo credenciada Vania Gay, neste passeio muito especial, como parte da série Guia Londres.

st pancras hotel bar

Conheça mais:

O jardim mais alto de Londres em video

St Pancras Hotel, um marco em sua época

Ele surgiu como consequência de uma tendência de construção de hotéis dentro das grandes estações de trem. Era uma maneira de tornar o final da viagem mais confortável. Era uma época em que a cidade não tinha uma grande rede de hotéis, como acontece hoje. Ter um hotel a alguns metros da plataforma fazia uma grande diferença.

hotéis históricos de londres

Ao abrir as suas portas,  ele trazia novidades que o transformaram no mais luxuoso hotel de Londres. Uma das dessas novidades era o toilette com descarga. Foi também o primeiro prédio com porta rotatória. Com o passar do tempo, veio a concorrência. Isso fez com que o hotel começasse a entrar em declínio. Nos anos 30, ele não resistiu e fechou as portas.

lugares para visitar em londres

St Pancras Hotel Restaurant

Hotéis em Londres

Decadência e ressurgimento

Mas a história dá voltas. Quando, nos anos 60, surgiu a ideia de se demolir a estação e, junto com ela, o hotel, surgiu a voz do poeta John Betjeman. Ele liderou uma campanha para salvar o prédio. Vendo o que este ele, hoje, significa na paisagem londrina, dá pra se ter uma ideia da importância daquela campanha.

Conhecendo o St Pancras Hotel

Sob a coordenação da English Heritage Society, veio a redenção final dessa construção que é um marco na arquitetura e no design britânico: seis das suas áreas, incluindo o bar e o restaurante, que receberam o nome do criador do projeto, foram renovadas de acordo com o projeto original. Com isso, o nome do hotel também ganhou uma pequena mudança e, em 2007, ele foi reaberto como St Pancras Renaissance Hotel. São as áreas renovadas que você vai visitar na companhia de Vania Gay. Prepare-se: se você é uma pessoa que curte design, arte, bom gosto, vai ter o privilégio de conhecer uma verdadeira obra-prima da arquitetura gótica.

crece pelo