st pancras hotel
estilo e elegância desde 1869
O St Pancras Hotel foi o primeiro hotel de luxo de Londres.
Mesmo que você não tenha a menor intenção de se hospedar em um dos seus quartos, vale a pena conhecer. Ele é uma marca de um estilo e de uma época. Olhando de fora, ele confunde-se com St Pancras International, conhecida como A Catedral das Estações. Inaugurado em 1868, em plena Era Vitoriana, em estilo gótico é um projeto do arquiteto George Gilbert Scott.
Mas o hotel também tem uma história de resistência que vale a pena conhecer. Para isso, basta acompanhar a nossa guia de turismo credenciada Vania Gay, neste passeio muito especial, como parte da série Guia Londres.
Conheça mais:
Sky Garden, o jardim mais alto de Londres
St Pancras Hotel, um marco em sua época
Ele surgiu como consequência de uma tendência de construção de hotéis dentro das grandes estações de trem. Era uma maneira de tornar o final da viagem mais confortável. Era uma época em que a cidade não tinha uma grande rede de hotéis, como acontece hoje. Ter um hotel a alguns metros da plataforma fazia uma grande diferença.
Ao abrir as suas portas, ele trazia novidades que o transformaram no mais luxuoso hotel de Londres. Uma das dessas novidades era o toilete com descarga. Foi também o primeiro prédio com porta rotatória. Com o passar do tempo, veio a concorrência, principalmente com as inovações introduzidas pelo Hotel Savoy. Isso fez com que o hotel começasse a entrar em declínio. Nos anos 30, ele não resistiu e fechou as portas.
Decadência e ressurgimento
Mas a história dá voltas. Quando, nos anos 60, surgiu a ideia de se demolir a estação e, junto com ela, o hotel, surgiu a voz do poeta John Betjeman. Ele liderou uma campanha para salvar o prédio. Vendo o que este ele, hoje, significa na paisagem londrina, dá pra se ter uma ideia da importância daquela campanha.
Sob a coordenação da English Heritage Society, veio a redenção final dessa construção que é um marco na arquitetura e no design britânico: seis das suas áreas, incluindo o bar e o restaurante, que receberam o nome do criador do projeto, foram renovadas de acordo com o projeto original.
Com isso, o nome do hotel também ganhou uma pequena mudança e, em 2007, ele foi reaberto como St Pancras Renaissance Hotel. São as áreas renovadas que você vai visitar na companhia de Vania Gay. Prepare-se: se você é uma pessoa que curte design, arte, bom gosto, vai ter o privilégio de conhecer uma verdadeira obra-prima da arquitetura gótica.