stockwell
razões para conhecer

Até conhecer, Stockwell ele não é dos nomes mais familiares aos brasileiros.

Localizado no sul da cidade, alguns eventos ligam esse bairro londrino ao Brasil. Há, ao mesmo tempo, outras razões para se fazer um belo passeio por lá, assim como considerá-la como opção para moradia. No vídeo abaixo, o nosso editor, Silvino Ferreira Jr., leva você para uma caminhada para conhecer Stockwell.

A nossa volta começa na frente do Stockwell Memorial Garden, dedicado aos soldados nascidos no bairro que morreram durante a Primeira Grande Guerra. Ao lado, a estátua “The Bronze Woman”, de Cecile Nobrega, que homenageia as mulheres caribenhas. A homenagem não é casual: boa parte da população que habita essa região da cidade, incluindo Brixton, tem origem caribenha. Antes de começar o passeio, o nosso guia explica a origem do nome do bairro, mas essa a gente vai deixar pra você descobrir no vídeo.

the bronze woman

Silvino Ferreira Jr

Descubra mais:

Conheça o bairro de Vauxhall, conhecido como o novo Soho londrino.

Estação de Stockwell – última parada de Jean Charles

Do ponto inicial, seguimos para a primeira parada. Ela acontece bem na frente da estação de metrô de Stockwell. A estação é, claro, a melhor referência da boa localização do bairro. Ela é servida por duas linhas, a Northern e Victoria, e fica a 10 minutos da Victoria Station, uma das grandes estações centrais de Londres.

A Stockwell Station também ficou marcada por ser o local onde, em 2005, o brasileiro Jean Charles de Menezes foi confundido com um terrorista e morto pela polícia. Um triste fato que ligou Stockwell, definitivamente, ao nosso país.

jean charles de menezes

A casa onde morou Vincent Van Gogh

A grande surpresa, uma descoberta que mesmo o nosso guia fez pouco antes de iniciar o passeio, vem em seguida: um placa azul, na frente da casa 87 da Hackford Road, revela que naquele endereço viveu Vincent Van Gogh. O nome, que  dispensa apresentação, por tratar-se de um dos maiores pintores da história da arte, dá uma dimensão da importância histórica da casa. Encontramos a mesma em reforma porque está sendo transformada em residência para artistas. Na mesma rua, no lado oposto da casa, fica a Van Gogh Primary School, uma homenagem ao ilustre morador.

casa onde nasceu david bowie

Stockwell de David Bowie

Em seguida, mais dois endereços ligados a um nome famoso:  a Primary School onde David Bowie estudou e a casa onde ele nasceu. A primeira, você vai ver pela entrada da Stockwell Road, enquanto que a casa onde ele nasceu fica no número 40 da Stansfield Rd. Elas estão tão próximas uma da outra que dá pra você fazer o percurso que David Bowie fazia para ir de casa para escola e vice-versa.

pista de skate em stockwell

Stockwell começou como uma área rural nos arredores de Londres. Foi só a partir dos séculos XVIII e XIX que ele foi urbanizado. Com a sua posição privilegiada, logo tornou-se um bairro residencial. Por isso mesmo, é essencial que o bairro tenha áreas destinadas ao lazer. É o caso da grande pista de skate localizada na Stockwell Road, uma excelente opção para os adolescentes da região que curtem esportes radicais.

sintra restaurante

Stockwell – uma casa portuguesa

A nossa parada final é em grande estilo. Quem conhece bem Londres sabe que Stockwell é também conhecida como “Little Portugal”. Portugueses vindos, principalmente, de Lisboa e da Ilha da Madeira, fizeram dali a sua casa na capital londrina.

Além da língua portuguesa, o brasileiro também pode sentir-se em casa ao se deparar com a familiar culinária portuguesa que os restaurantes, bares e as delicatessens portuguesas oferecem. Como mostra o nosso guia, também é um excelente lugar para se encontrar produtos que fazem parte do dia-a-dia da culinária brasileira. Ou seja: é um passeio com sabor muito especial. Aproveite.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv