suite pindorama
mônica vasconcelos
vox holloway

Suite Pindorama é, ao mesmo tempo, uma canção de denúncia e de esperança.

Pindorama é de autoria de dois grandes parceiros musicais: a cantora brasileira Mônica Vasconcelos e o pianista inglês Steve Lodder. A inspiração veio de uma foto de Rosa Gauditano, fotógrafa que tem se dedicado a documentar, com imagens, a vida e a luta dos povos indígenas do Brasil.

suíte pindorama

Mônica Vasconcelos, Banda São Paulo Tapes e Vox Holloway

Suite Pindorama – um índio abatido e uma cultura viva

Era 22 de abril do ano 2000, quando se celebravam os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil.  Representantes de diferentes nações indígenas se dirigiram a Porto Seguro, para fazer parte do evento comemorativo. A data é, oficialmente, comemorada como o dia do descobrimento do Brasil. O local, Porto Seguro, tem grande simbolismo por ser o local onde Cabral e seus marinheiros desembarcaram.

foto de rosa gauditano

Foto: Rosa Gauditano

A ideia de ir a Porto Seguro era celebrar, mas também lembrar que o Brasil não era um território desabitado por seres humanos quando os portugueses ali aportaram: os povos indígenas estavam lá há milhares de anos. Donos originais das terras, eles se dirigiam a Porto Seguro para reivindicar direitos que têm sido desrespeitados, ao longo de mais de 5 séculos.

Mônica Vasconcelos

Mônica Vasconcelos

A foto de Rosa Gauditano revela a forma violenta como eles foram recebidos: cassetetes, balas de borracha, gás lacrimogêneo. O índio caído, ignorado pelos policiais que, armas em punho, prosseguem na missão de reprimir e calar, não importa o custo. É um retrato que simboliza o tratamento dispensado aos povos indígenas a partir daquele 22 de abril de 1.500.

suite pindorama

Mônica Vasconcelos e Vox Holloway

Suite Pindorama é fruto da indignação causada pela imagem de um índio derrubado pela violência policial. Por outro lado, a aquela imagem oferece a oportunidade para uma reflexão: é um corpo que carrega em si uma imensa riqueza cultural. Aquele índio caiu mas não foi abatido.

Vox Holloway

Vox Holloway

Se por um lado, devemos-lhe solidariedade, não há razão para ter pena. Na verdade, a pena deve ser dirigida a quem o agrediu. A quem desconhece a riqueza e herança milenar que cada índio traz dentro de si. Deveríamos vê-los, sim, como uma lanterna, uma luz que ilumina um caminho por onde seguir. Um caminho que aponta para uma relação mais humana com o semelhante, com o que nos cerca e com a natureza.

Steve Lodder

Steve Lodder

Em nosso vídeo, gravado na St Luke Holloway, você tem a oportunidade de ouvir Suite Pindorama de uma forma muito especial. Isso porque, a voz de Mônica Vasconcelos é acompanhada pelas vozes do Vox Holloway, sob a regência do maestro Harvey Brough. Sem esquecer dos excelentes músicos Steve Lodder, piano; Ife Tolentino, vilão: Marius Rodrigues, bateria: e Andrea Lafone, no baixo.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv