tate britain
museu da arte britânica

A Tate Britain, foi o primeiro dos 4 museus da rede Tate.

Inaugurada em 1897, o seu primeiro nome foi National Gallery of British Art. Como o nome já sugere, seria um museu dedicado à arte produzida no Reino Unido. Em 1932, o nome muda para Tate Gallery, permanecendo assim até o ano 2000, quando passou a ser a Tate Britain. A razão foi a abertura da Tate Modern. As duas ficam às margens do Tâmisa, mas em lados opostos.

Tate Britain

Tate Britain

A primeira curiosidade em relação à Tate Britain é de que no local, antes existia um prisão: a Millbank Prision. Millbank, aliás é o nome daquele pedaço na margem norte do rio. Hoje, no lugar de prisioneiros, o que se tem ali é uma das maiores coleções de arte britânica do Reino Unido. Da Era Tudor aos dias de hoje, a coleção de obras cobre séculos de história da arte no país.

Tate Britain

Tate Britain

Descubra mais:

O museu que conta a história de Londres.

Tate Britain e o melhor da arte britânica

Ao acompanhar a nossa câmera neste passeio por dentro da Tate Britain, você terá a oportunidade de descobrir algumas das suas preciosidades. E elas não estão apenas nas paredes. Ao passar a recepção, é impossível não perceber que o teto também é uma bela obra de arte. Vale a pena descer os degraus até o subsolo só para apreciá-la de outra posição.

Tate Britain

Tate Britain – Henry Moore Gallery

Henry Moore na Tate Britain

Existem muitos motivos para se visitar a Tate Britain, mas conhecer alguns dos grandes mestres da arte britânica é, certamente, um dos principais. Alguns desses nomes ganharam galerias exclusivas no espaço do museu. É o caso das esculturas de Henry Moore. Com o seu estilo inconfundível, ver o trabalho dele é um dos pontos altos da visita. Antes de morrer, ele doou toda a obra para o país, por isso, é grande o número de esculturas dele na Tate.

Tate Britain

Tate Britain

A sala verde

Outro artista que tem uma imensa galeria exclusiva é Joshua Reynoldas (1723 – 1792). A imensa sala com paredes verdes, fugindo ao padrão branco das outras galerias, mostra a sua grande especialidade: pintar retratos. Joshua Reynolds também é lembrado por ter sido um dos fundadores e primeiro presidente da Royal Academy of Arts.

Clore Gallery Turner

Tate Britain – Turner Gallery

Clore Gallery – o espaço Turner

Outro espaço obrigatório é a Clore Gallery, dedicada exclusivamente ao pintor Joseph Mallord William Turner (1775 – 1851), Para muitos, ele é o pai da moderna pintura britânica e é celebrado pelas paisagens que pintou. De origem humilde, foi admitido na Royal Academy of Arts, por Joshua Reynolds, como aprendiz, quando tinha apenas 14 anos. Ninguém tem tantas obras na Tate Britain quanto ele.

William Blake

Tate Britain – William Blake

William Blake – um gênio britânico

Embora a sala dedicada a William Blake seja pequena, conhecer o trabalho dele é, por si só, uma grande razão para visitar a Tate Britain. Gravurista, desenhista, pintor e poeta, Blake é reverenciado com um dos gênios da arte britânica. Religioso, os trabalhos dele revelam a alma de um homem visionário, com uma certa aura de misticismo envolvendo suas figuras.

Instalação

Tate Britain

O moderno e o contemporâneo

Saindo do passado, algumas obras do museu mostra que a arte moderna e contemporânea também tem lugar na Tate Britain. Aqui e ali você vai perceber instalações, fotografias e pinturas com traços e cores que revelam a modernidade britânica. Também são realizadas exposições de grandes nome da pintura mundial. No momento da produção do nosso vídeo, por exemplo, Van Gogh está nas paredes da Tate. A razão: parte da arte dele foi influenciada pelo período em que viveu em Londres.

fotografia na tate britain

Tate Britain

A boa notícia é que a visita à Tate Britain. Você só paga se quiser ver algumas exposições especiais. O museu abre de segunda a sábado, das 10 às 18h. No site da Tate você encontra muita informação útil. Se você ainda não a conhece, o nosso vídeo oferece a chance de um passeio que também é grátis.

Silvino Ferreira Jr. - Editor - Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv