the art of diplomacy
modernismo brasileiro
em londres

A exposição The Art of Diplomacy – Brazilian Modernism Painted for War, que acontece em Londres, entre abril e junho, de 2018, é um evento de grande importância para a cultura brasileira. Mais que uma oportunidade para se conhecer trabalhos de grandes artistas do modernismo brasileiro, a exposição promove o resgate de um evento histórico.

Esta é uma das razões para você reservar 5 minutos e ver o vídeo acima. A outra, é a oportunidade de conhecer Paula Rassi, a nova Adida Cultural do Brasil em Londres e Reino Unido. Vindo de Nova Deli, Índia, ela substitui Hayle Gadelha, que esteve à frente do setor cultural da embaixada no últimos 3 anos.

paula rassi

Paula Rassi

A Arte da Diplomacia – a exposição de 1944

Em 1944, Londres exibia as marcas dos bombardeios nazistas em diversas regiões da cidade. Toda ajuda para combater as forças do nazismo e do fascismo, era bem-vinda. No Brasil, artistas modernistas tomaram uma iniciativa inédita: organizar uma exposição em Londres, com o objetivo de contribuir para os esforços de guerra. O dinheiro arrecadado com a venda dos quadros seria doado para a Força Aérea Real britânica.

the art of diplomacy

168 obras de modernistas brasileiros em Londres

A Exposição de 1944 contou com 168 trabalhos de nomes do modernismo brasileiro. Entre eles, nomes consagrados como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Cícero Dias, Burle Marx. Como ressalta Paula Rassi, o evento também foi a primeira grande exposição de arte brasileira na Europa.

the art of diplomacy

A versão 2018 da exposição de 1944

Evidentemente, ir em busca de pinturas de 1944 para reproduzir a exposição, 74 anos mais tarde, não foi tarefa das mais fáceis. Foram 3 anos de muita pesquisa, conversas e negociações com proprietários das obras e descendentes dos artistas. No final, 24 obras localizadas em solo britânico foram organizadas para compor a exposição. Elas podem ser vistas na Embaixada do Brasil em Londres, de terça a domingo, das 10h às 18h, até o dia 22 de junho, de 2018.

the art of diplomacy

Cultura – instrumento da diplomacia pública

Um dos aspectos mais interessantes abordados por Paula Rassi, em nosso vídeo, é a importância da diplomacia pública. Ou seja: a comunicação que se estabelece com diferentes povos e culturas, no exterior. Neste sentido, a cultura é um forte instrumento dessa diplomacia. É um canal por onde o diálogo entre povos e culturas pode encontrar pontos em comum em meio às suas diferenças. Neste sentido, a exposição dos modernistas brasileiros em 1944 é um excelente exemplo de como a diplomacia pública pode ser efetiva.

the art of diplomacy

A gente espera que, ao aceitar o nosso convite para ver o vídeo acima, você que está em Londres, também vá ver a exposição pessoalmente. Vale lembrar que, além do nosso vídeo, há também um site dedicado à exposição. E a gente não poderia finalizar sem desejar a Hayle Gadelha e Paula Rassi todo sucesso nesta nova etapa da vida diplomática que ambos iniciam.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv