the garden museum
o museu da jardinagem

Visitar o The Garden Museum, o Museu da Jardinagem, em Londres, é fazer um passeio por uma das grandes paixões dos britânicos. O amor pela jardinagem e o paisagismo não estão presentes apenas nos pequenos e grandes parques espalhados pelo país. Dificilmente você vai deixar de ver algum canteiro, ou mesmo um vaso, com plantas nas casas dos britânicos.

Inaugurado em 1976, como primeiro museu do mundo dedicado à história da jardinagem, o The Garden Museum faz justiça a esta paixão. Na companhia de Heloisa Righetto, o nosso vídeo oferece a chance de você fazer esse passeio na frente da sua telinha, que seja no seu celular, desktop ou tablet.

Garden Museum

Descubra mais:

Um passeio por Kew Gardens, o Jardim Botânico de Londres

The Garden Museum – de igreja a museu da jardinagem

O The Garden Museum está localizado em Lambert, distrito londrino, ou Borough, em inglês, localizado na margem sul do Tâmisa, em oposição a Westminster. É um lugar histórico, onde antes funcionava a St Mary-at-Lambert, uma igreja que reúne estilos medieval e vitoriano. Só para você ter ideia do quando a edificação tem história, a primeira versão da igreja foi erguida, em madeira, no século XII. Junto com o vizinho Lambert Palace, são as duas estruturas mais antigas do Borough de Lambert.

The Garden Museum London

Feita essa introdução, vamos saber um pouco do que você vai ver em nosso vídeo, na companhia de Helô. Assim que entra no The Garden Museum, como não podia ser diferente, você se depara com um belo jardim. Trata-se do The Sackler Garden, projeto do paisagista Dan Pearson. O jardim foi parte de uma grande reforma que o museu sofreu entre 2015 e 2017.

The Garden Museum

O que ver no museu da jardinagem

Ainda no jardim central, dois túmulos não passam despercebidos. Ali foram sepultados os jardineiros reais, que também eram pesquisadores de plantas, John Tradescant, o pai, e John Tradescant, o filho. Eles serviram de inspiração para que John e Rosemary Nicholson tivessem a ideia de transformar a igreja, prestes a ser demolida, no The Garden Museum.

The Garden Museum

Na parte interna do museu, um passeio pela história da arte da jardinagem. Em cada uma das divisões internas, Helô vai mostrando o quanto o The Garden Museum é importante para admiradores, estudiosos e paisagistas. Um belo exemplo são os displays que guardam instrumentos usados na jardinagem. Há também mostruários com sementes, e suas embalagens ao longo do tempo, assim como exemplos de projetos e quadros que revelam a paisagens do interior da Inglaterra.

Heloisa Righetto

Heloisa Righetto

Outro destaque do museu é a parte dedicada às crianças. Trata-se, como realça Heloisa Righetto, de uma tradição dos museus londrinos, já que a visita a museus é parte importante da educação infantil no país. Para facilitar o aprendizado, esta parte é bem lúdica e interativa, induzindo a criança brincar, enquanto aprende.

Instalacao Garden Museum

O outro aspecto que não pode deixar de ser mencionado e que o The Garden Museum reserva dois espaço para exposições temporárias, que são renovadas a cada 6 meses. Particularmente, no dia da nossa visita, a nossa guia teve a sorte de ver trabalhos singulares em exposição, Agora, para descobri-los, melhor que palavras, é você ver com os próprios olhos, no vídeo acima. Tem muita mais a ser descoberto, a gente garante.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv