the são paulo tapes
mônica vasconcelos
The São Paulo Tapes, 8º álbum da cantora Mônica Vasconcelos, é um projeto que resgata um dos períodos mais produtivos da música brasileira. Em plena ditadura militar, o Brasil produziu a sua mais brilhante geração de músicos e compositores.
Nomes como Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Aldir Blanc, João Bosco, Ivan Lins, são alguns dos nomes que, com poesia e arte, construíram uma trincheira de resistência ao autoritarismo gerado com o golpe de 64.
The São Paulo Tapes – homenagem e alerta
E a mesma ditadura que tentou silenciar o pensamento livre, paradoxalmente, inspirou versos e canções que se transformaram em clássicos. São músicas eternizadas nas vozes de seus autores e grandes intérpretes. Em 2014, ano em que o golpe de 1964 completava 50 anos, Mônica junta a sua voz ao clube, como uma homenagem, mas também com forma de alerta.

Mônica Vasconcelos
The São Paulo Tapes, não há como negar, é uma justa homenagem a esta geração única na história da nossa música. Por outro lado, o seu significado vai mais longe. Assim como a criatividade foi usada para denunciar e resistir aos ideais de um regime autoritário, The São Paulo Tapes vem como um alerta: a sombra daquele período ainda se estende, como um fantasma, sobre os dias de hoje.
Produção coletiva e um grande produtor
Para tornar possível a produção de um álbum dessa natureza, Mônica não mediu esforços. Para financiá-lo, ela fez uma campanha através de um crowdfunding. O principal objetivo era ter trabalho à altura das músicas que ela escolheu para compor The São Paulo Tapes. Neste sentido, a responsabilidade da produção não poderia ter caído em melhores mãos: Robert Waytt, um dos nomes mais respeitados do cenário musical britânico.

Mônica Vasconcelos & Holloway Vox
Mônica Vasconcelos e o Holloway Vox
Depois do lançamento, realizado no Vortex Jazz Club, diversas apresentações e muitas criticas positivas, The São Paulo Tapes ainda traria uma grata surpresa para Mônica. O maestro Harvey Bratt, que havia contribuido com o Crowdfunding, propõe-se a fazer os arranjos das musicas do CD para coral.
O encontro de Mônica Vasconcelos, acompanhada dos excelentes músicos da The São Paulo Tapes’ Band, com o Holloway Vox, sob a regência de Harvey Bratt, é um momento marcante. A nova leitura que os arranjos deram a alguns dos grandes clássicos da nossa música, emprestaram ainda mais beleza e uma carga emocional muito especial à voz de Mônica Vasconcelos. Um pouco dessa beleza e emoção é o que você vai ver e, acima de tudo, sentir, em nosso vídeo acima, gravado na igreja St Luke’s Holloway.