the são paulo tapes
mônica vasconcelos

The São Paulo Tapes8º álbum da cantora Mônica Vasconcelosé um projeto que resgata um dos períodos mais produtivos da música brasileira. Em plena ditadura militar, o Brasil produziu a sua mais brilhante geração de músicos e compositores.

Nomes como Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Aldir Blanc, João Bosco, Ivan Lins, são alguns dos nomes que, com poesia e arte, construíram uma trincheira de resistência ao autoritarismo gerado com o golpe de 64.

The São Paulo Tapes – homenagem e alerta

E a mesma ditadura que tentou silenciar o pensamento livre, paradoxalmente, inspirou versos e canções que se transformaram em clássicos. São músicas eternizadas nas vozes de seus autores e grandes intérpretes. Em 2014, ano em que o golpe de 1964 completava 50 anos, Mônica junta a sua voz ao clube, como uma homenagem, mas também com forma de alerta. 

Mônica Vasconcelos

Mônica Vasconcelos

The São Paulo Tapes, não há como negar, é uma justa homenagem a esta geração única na história da nossa música. Por outro lado, o seu significado vai mais longe. Assim como a criatividade foi usada para denunciar e resistir aos ideais de um regime autoritário, The São Paulo Tapes vem como um alerta: a sombra daquele período ainda se estende, como um fantasma, sobre os dias de hoje.

são paulo tapes

Produção coletiva e um grande produtor

Para tornar possível a produção de um álbum dessa natureza, Mônica não mediu esforços. Para financiá-lo, ela fez uma campanha através de um crowdfunding. O principal objetivo era ter trabalho à altura das músicas que ela escolheu para compor The São Paulo Tapes. Neste sentido, a responsabilidade da produção não poderia ter caído em melhores mãos: Robert Waytt, um dos nomes mais respeitados do cenário musical britânico.

the são paulo tapes

Mônica Vasconcelos & Holloway Vox

Mônica Vasconcelos e o Holloway Vox

Depois do lançamento, realizado no Vortex Jazz Club, diversas apresentações e muitas criticas positivas, The São Paulo Tapes ainda traria uma grata surpresa para Mônica. O maestro Harvey Bratt, que havia contribuido com o Crowdfunding, propõe-se a fazer os arranjos das musicas do CD para coral.

the são paulo tapes

O encontro de Mônica Vasconcelos, acompanhada dos excelentes músicos da The São Paulo Tapes’ Band, com o Holloway Vox, sob a regência de Harvey Bratt, é um momento marcante. A nova leitura que os arranjos deram a alguns dos grandes clássicos da nossa música, emprestaram ainda mais beleza e uma carga emocional muito especial à voz de Mônica Vasconcelos. Um pouco dessa beleza e emoção é o que você vai ver e, acima de tudo, sentir, em nosso vídeo acima, gravado na igreja St Luke’s Holloway.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv