thiago soares
primeiro bailarino
do royal ballet

O Primeiro Bailarino do Royal Ballet, Thiago Soares, é um exemplo clássico do talento brasileiro no exterior. Uma prova de como é possível quebrar barreiras geográficas e culturais. Carioca, de Vila Isabel, Thiago descobriu a dança através do irmão mais velho, que tinha um grupo de street dance. Ou seja: foi nas ruas do Rio de Janeiro que ele deu os primeiros passos para o mundo.

Thiago Soares – da rua para o Ballet Clássico 

A grande virada, no entanto, veio quando tinha 16 anos. A conquista de uma bolsa de estudos abriu as portas para o concorrido mundo da dança clássica. O que ele não imaginava é que começava ali uma carreira de sucesso internacional. Uma história que a gente vê, com mais frequência, em livros de contos de fada.

thiago soares

Royal Ballet

Conheça também:

Irineu Nogueira um mestre da dança afro-brasleira em Londres

Três bailarinos da Companhia de Dança Deborah Colker

O primeiro salto do bailarino 

A carreira de Thiago Soares tomou um novo impulso quando ele ganhou uma competição internacional na França. Em seguida, ele ganharia uma medalha de ouro na Rússia. Era a primeira do Brasil na competição, diga-se de passagem. Não é pouco, afinal o ballet na Rússia é dono de uma tradição que faz ser respeitado no mundo inteiro.

bailarino thiago soares

Thiago Soares

Primeiro bailarino do Royal Ballet

Da Rússia, ele viria para Londres. Mais especificamente, para o Royal Ballet. Mas ele não viria para ser mais um bailarino da Companhia. Ali, ocuparia a posição de Primeiro Bailarino do Royal Ballet, uma das companhias de dança mais importantes do mundo. Mais que isso, ele ocupa a posição de bailarino brasileiro mais bem sucedido no exterior.

thiago soares ensaindo

Thiago Soares

O encontro com o Canal Londres

Ao final dos ensaios exaustivos para protagonizar Giselle, um clássico do Ballet, Thiago recebeu o Canal Londres.  O foco da conversa foi a caminhada que começou no Rio até se tornar Primeiro Bailarino do Royal Ballet. Mas não ficamos aí, claro. Você também terá o privilégio de ver imagens da performance do maior nome da dança brasileira no exterior em  “O Lago dos Cisnes”.  É, sem dúvida, um motivo de orgulho para o seu país.

royal ballet londres

Royal Ballet

As imagens foram gentilmente cedidas pelo Royal Ballet.  Ao lado de nomes como o da coreógrafa Deborah Colker, ele é uma das referências da dança clássica brasileira no exterior. Ao mesmo tempo, as conquistas do nosso bailarino número 1 são um incentivo a todos aqueles que sonham com uma carreira internacional. Na dança ou em qualquer outra área.

thiago soares

Royal Ballet – Londres

Vídeo pioneiro – descobrindo um grande bailarino em Londres

Cabe também uma menção especial à jornalista brasileira, então residente em Londres, Ana Brasil. Foi dela a sugestão da pauta para o nosso vídeo acima. Foi também ela que viabilizou os primeiros contatos para tornar este vídeo realidade.

Desde a produção desse vídeo a carreira dele só fez ir mais alto. Participações em comerciais de TV com repercussão internacional, entrevistas e aparições em diversos programas nas TVs brasileiras.  E, antes que a gente esqueça, você pode conhecer a Ana, apresentando um vídeo sobre uma das mais descoladas regiões de Londres aqui.

royal ballet londres

Mas o que vale ressaltar, acima de tudo, é que a fama não fez com que Thiago  perdesse o foco. Ele continua fazendo bem o que mais gosta: dançar e sabe fazer. Também não perdeu a humildade. Entre as suas ideias para depois da vida nos grandes palcos, está o sonho de retribuir o que recebeu trabalhando com projetos sociais.

thiago soares

Thiago Soares

Para o brasileiro que mora na capital londrina, ou vem visitar a cidade como turista, este vídeo é um grande convite para ver e prestigiar o primeiro bailarino do Royal Ballet, em Londres. É só acompanhar o calendário da Royal Opera House para saber quando ele estará no palco.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv