thiago soares
primeiro bailarino
do royal ballet
O Primeiro Bailarino do Royal Ballet, Thiago Soares, é um exemplo clássico do talento brasileiro no exterior. Uma prova de como é possível quebrar barreiras geográficas e culturais. Carioca, de Vila Isabel, Thiago descobriu a dança através do irmão mais velho, que tinha um grupo de street dance. Ou seja: foi nas ruas do Rio de Janeiro que ele deu os primeiros passos para o mundo.
Thiago Soares – da rua para o Ballet Clássico
A grande virada, no entanto, veio quando tinha 16 anos. A conquista de uma bolsa de estudos abriu as portas para o concorrido mundo da dança clássica. O que ele não imaginava é que começava ali uma carreira de sucesso internacional. Uma história que a gente vê, com mais frequência, em livros de contos de fada.

Royal Ballet
Conheça também:
Irineu Nogueira um mestre da dança afro-brasleira em Londres
Três bailarinos da Companhia de Dança Deborah Colker
O primeiro salto do bailarino
A carreira de Thiago Soares tomou um novo impulso quando ele ganhou uma competição internacional na França. Em seguida, ele ganharia uma medalha de ouro na Rússia. Era a primeira do Brasil na competição, diga-se de passagem. Não é pouco, afinal o ballet na Rússia é dono de uma tradição que faz ser respeitado no mundo inteiro.

Thiago Soares
Primeiro bailarino do Royal Ballet
Da Rússia, ele viria para Londres. Mais especificamente, para o Royal Ballet. Mas ele não viria para ser mais um bailarino da Companhia. Ali, ocuparia a posição de Primeiro Bailarino do Royal Ballet, uma das companhias de dança mais importantes do mundo. Mais que isso, ele ocupa a posição de bailarino brasileiro mais bem sucedido no exterior.

Thiago Soares
O encontro com o Canal Londres
Ao final dos ensaios exaustivos para protagonizar Giselle, um clássico do Ballet, Thiago recebeu o Canal Londres. O foco da conversa foi a caminhada que começou no Rio até se tornar Primeiro Bailarino do Royal Ballet. Mas não ficamos aí, claro. Você também terá o privilégio de ver imagens da performance do maior nome da dança brasileira no exterior em “O Lago dos Cisnes”. É, sem dúvida, um motivo de orgulho para o seu país.

Royal Ballet
As imagens foram gentilmente cedidas pelo Royal Ballet. Ao lado de nomes como o da coreógrafa Deborah Colker, ele é uma das referências da dança clássica brasileira no exterior. Ao mesmo tempo, as conquistas do nosso bailarino número 1 são um incentivo a todos aqueles que sonham com uma carreira internacional. Na dança ou em qualquer outra área.

Royal Ballet – Londres
Vídeo pioneiro – descobrindo um grande bailarino em Londres
Cabe também uma menção especial à jornalista brasileira, então residente em Londres, Ana Brasil. Foi dela a sugestão da pauta para o nosso vídeo acima. Foi também ela que viabilizou os primeiros contatos para tornar este vídeo realidade.
Desde a produção desse vídeo a carreira dele só fez ir mais alto. Participações em comerciais de TV com repercussão internacional, entrevistas e aparições em diversos programas nas TVs brasileiras. E, antes que a gente esqueça, você pode conhecer a Ana, apresentando um vídeo sobre uma das mais descoladas regiões de Londres aqui.
Mas o que vale ressaltar, acima de tudo, é que a fama não fez com que Thiago perdesse o foco. Ele continua fazendo bem o que mais gosta: dançar e sabe fazer. Também não perdeu a humildade. Entre as suas ideias para depois da vida nos grandes palcos, está o sonho de retribuir o que recebeu trabalhando com projetos sociais.

Thiago Soares
Para o brasileiro que mora na capital londrina, ou vem visitar a cidade como turista, este vídeo é um grande convite para ver e prestigiar o primeiro bailarino do Royal Ballet, em Londres. É só acompanhar o calendário da Royal Opera House para saber quando ele estará no palco.
História linda! De superação talento e brilho de um brasileiro! Pura emoção saber que é possível!!Parabéns com saúde!!
Parabéns ! Grande história de superação e de amor na dança nacional e internacional!
Concordamos totalmente, Matheus!