tieta, the trial
jorge amado no palco

Tieta, The Trial, é a versão traduzida e adaptada para o teatro por Franko Figueiredo, da Stonecrabs Theatre Company. Embora 2018 seja o ano de lançamento e turnê por algumas cidades da Inglaterra, o projeto começou a ser desenvolvido em 2015.  À medida em que você acompanha o video acima, vai descobrindo que a proposta de Franko dá ao clássico de Jorge Amado um toque mais contemporâneo.

Franko Figueiredo

Franko Figueiredo

Saiba mais:

A montagem de Beijo no Asfalto em Londres

Tieta, The Trial – Uma atriz e os seus personagens

Para quem viu as versões d Tieta feitas para o cinema ou televisão, a primeira bela surpresa nesta montagem da StoneCrabs é a atriz Inês Sampaio. Portuguesa, parte angolana e brasileira de coração, como ela se define, Inês foge do estereotipo das mais conhecidas personagens de Jorge Amado. Mas ela não é apenas uma Tieta diferente, é todos os personagens. Isso mesmo, Ines sobe ao palco sozinha e interpreta todos os papéis da trama, além de tocar diversos instrumentos. Só isso já pagaria o ingresso. Vale destacar que, no vídeo, ao lado de Franko, você vai notar a presença de outro grande profissional do teatro: Almiro Andrade, que faz a assistência de direção da peça.

Ines Sampaio

Ines Sampaio

Tieta Trans

Em sua nova roupagem, a personagem central também ganhou uma versão inusitada. Na literatura ela é uma prostituta que é se vê obrigada a abandonar a cidade, voltando depois como uma mulher rica. Em Tieta, The Trial,  ela é uma transexual cujo destino é o mesmo, abandona a cidade e volta muito rica. Como tal, será amada e venerada. Essa releitura gerou o convite para que Tieta, The Trial, abrisse o Gay Pride Parede, 2018, da Isle of Wight.

tieta the trial

Ines Sampaio, Almiro Andrade e Franko Figueiredo

O julgamento final

Você pode estar se perguntando de onde vem o “the trial” na montagem da Stonecrabs. A explicação é mais simples do que parece: the trial, julgamento, em inglês foi a solução encontrada para o final de Tieta. Significa que é a platéia de cada apresentação que vai decidir o desfecho da história. Ao mesmo tempo, como destaca Franko, significa que, se você for ver a peça mais de uma vez, tem a chance de ver diferentes finais.

Ines Sampaio e Franko Figueiredo

Ines Sampaio e Franko Figueiredo

Para saber mais sobre esta montagem de Tieta, The Trial, nada melhor que ouvir o própria Franko, acompanhado da atriz Ines Figueiredo, no video acima. Além de contar sobre o processo que está trazendo Jorge Amado para os palcos ingleses, você pode anotar as datas da turnê que a peça pelo país neste verão de 2018,.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv