curiosidades de londres
para não pagar mico
Uma das regrinhas básicas para o turista que viaja pelo mundo é aprender um pouco da língua local e se informar sobre a cultura do país ou cidade em que irá visitar. E aqui entram também noções de etiqueta na hora de comer, cumprimentos diplomáticos etc.

Cantor pop inglês, Robbie Williams, usando o sinal de V como ironia
- Leia também:
Como alugar as bikes da prefeitura de Londres?
Vantagens e desvantagens do intercâmbio na Inglaterra
Apesar de ser conhecida como uma das cidades mais cosmopolitas do planeta, com a capital britânica não é diferente. Separamos seis curiosidades de Londres para você não pagar mico. Algumas delas delas servem para qualquer cidade que você visitar no Reino Unido.
CONFIRA NO TOP6 – CURIOSIDADES DE LONDRES PARA VOCÊ NÃO PAGAR MICO:
1 – No transporte público: use o Oyster Card
A primeira coisa que você deve fazer ao chegar no aeroporto de Londres é se informar de como adquirir o Oyster Card. Ele é o bilhete do Travel Card (comprados nas estações de metrô) . E aqui vai uma dica: não existe a figura do cobrador nos ônibus de Londres e a maioria dos motoristas não aceitam mais pagamentos em dinheiro.
Eu mesma já passei por esse constrangimento logo quando cheguei aqui: estava atrasada para um compromisso e tinha esquecido de recarregar meu Oyster Card na máquina da estação de metrô. Mas o ponto de ônibus era do lado de casa. Foi então que tive a ideia de tentar pagar a passagem com uma nota de 10 libras. Resultado, cheguei atrasada pois fui negada em 3 ônibus e tive que me encaminhar a uma estação de metrô onde pudesse carregar o cartão. Os motoristas não tinham troco para me dar e quando tentei explicar que eu era nova na cidade, os passageiros começaram a se irritar com a minha “falha”. Portanto, mantenha o Oyster Card com crédito para circular com tranquilidade pela cidade.
2 – Na rua: olhe para a direita antes de atravessar
Diferentemente do Brasil e a maioria dos países, os carros ingleses usam a direção do lado direito do automóvel. Portanto, a orientação do trânsito é invertida, em relação a nossa. Ao atravessar a rua andando, não esqueça de olhar sempre para o lado direito – e também para o esquerdo, por garantia. E muito cuidado com a aproximação de um ônibus coletivo (aquele famoso vermelho, de dois andares), eles passam raspando na calçada de pedestres. Por segurança, mantenha-se sempre atrás da faixa.
3 – Na escada rolante: não bloqueie a passagem do lado esquerdo
Os londrinos estão sempre “busy” (ocupados), literalmente correndo contra o tempo nas estações de trem e metrô. Uma das coisas que mais deixa um londrino irritado é quando algum desavisado bloqueia o lado esquerdo da escada rolante (onde as pessoas continuam andando), ou caminha a passos de tartaruga. Você não precisa subir correndo feito louco, mas, para evitar cara feia, quando estiver numa escada rolante, permaneça do lado direito e libere a esquerda para os apressados de plantão.
Esse costume bem que poderia ser mais aplicado nos shoppings, aeroportos e rodoviárias do Brasil. :)
4 – No bar: quando pedir 2 bebidas nunca mostre um ‘V’ com os dedos virados para o barman
Dizem que ao final da primeira guerra mundial uma das maneiras de humilhar o inimigo era mostrar o dedo em formato de ‘V’ de vitória. Essa memória da guerra permanece até hoje mas, na Inglaterra, se tornou uma ofensa. Quem o faz, mesmo sem saber, pode ser considerado um provocador. O sinal de V, quando a palma está voltada para a pessoa que dá o sinal, tem sido um gesto insultuoso na Inglaterra, e depois no resto do Reino Unido. É freqüentemente usado para significar desafio, desprezo ou escárnio.
Portanto, nada de fazer o V invertido, ok? Você pode estourar uma guerra mundial com seu gesto :p
5 – Em qualquer situação: “Com licença”, “desculpa”, “obrigada”.
Os ingleses são conhecidos pela formalidade, humor sarcástico e também pela sua educação. Muito provavelmente, a palavra que você mais irá ouvir pelas ruas de Londres será “sorry”.
Sorry para tudo. Encostou sem querer em alguém? “Sorry”. Alguém está com pressa e você na frente, no smartphone, emperrando o tráfego? “Sorry”. Tropeçou na bagagem de alguém? “Sorry”. Mesmo quando alguém se esbarra em você vale o “sorry” – é uma forma gentil de dizer “Está tudo bem, sem problemas”. Agora, vamos para a nossa última das 6 curiosidades de Londres para você não pagar mico.
6 – No banheiro: lugar de papel higiênico usado é no… vaso sanitário

Papel Higiênico vai para o esgoto que é completamente coletado e processado em estações de tratamento
Ao visitarmos qualquer lar brasileiro estamos acostumados a jogar o papel higiênico usado direto no cesto de lixo, certo? Ok. Mas nos lares ingleses não se deve jogar papel na lixeira do banheiro. O local mais adequado é o vaso sanitário mesmo, pois o material será direcionado a um tratamento pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade. O cesto do banheiro pode ser usado para descarte de embalagens plásticas, barbeador velho, rolo do papel higiênico, absorventes, fraldas, etc.
por Lívia Rangel*