tower bridge
ponte e cartão postal

A Tower Bridge é a mais famosa ponte de Londres.

Ao lado de outros cartões postais londrinos como o Big Ben e a London Eye, é um dos símbolos da cidade. É um desses lugares que identificam a capital inglesa em qualquer lugar do mundo. É também um marco na arquitetura londrina.

Descubra mais:

Vídeos de Londres com uma guia credenciada

Tower Bridge – bonita por fora, inteligente por dentro

O que pouca gente sabe é que é possível passear por dentro desse cartão postal. É o que você vai fazer no vídeo acima, conhecer um pouco da história da construção desse autêntico ícone londrino. A jornalista Érika Abreu, residente em Londres, é a sua guia neste passeio pra lá de especial. Você vai passar pelas passarelas que ligam as torres e vai visitar a Casa da Máquinas, onde um sistema hidráulico muito engenhoso faz com que ela abra ao meio, para passagens de grandes embarcações.

 tower bridge por dentro

Casa das M´quinas – Tower Bridge

Nossa guia para conhecer a ponte e o cartão postal

Apaixonada por Londres, Érika Abreu já tinha uma carreira de jornalista consolidada quando resolveu topar o desafio morar na capital londrina. Ao deixar o Brasil, ela teve que recomeçar a sua vida profissional. Quase 4 anos depois, ela não perdeu o fascínio pela cidade. Érika tem aproveitado cada oportunidade que a cidade oferece. Vontade de expandir conhecimentos é uma característica marcante na personalidade dela.

Tower Bridge – a ponte mais famosa de Londres

Além do design único, ela também fascina pela engenharia que a concebeu. A região onde ela foi construída era passagem de grandes navios. Por isso, era preciso uma tecnologia que fizesse com que ela se abrisse. para o turista de sorte, este é um grande momento. Uma lembrança para sempre.

No passeio com Érika, você vai descobrir fatos muito interessantes ligados à história da ponte mais famosa de Londres. Embora a sua construção só tenha acontecido na segunda metade do século XIX, a necessidade de uma nova ponte sobre o Tâmisa, já era detectada desde 1800. Era uma fase de grande crescimento da população londrina.

cartões postais londrinos

Tower Bridge

Mais do que uma ponte famosa

Na época, a ponte mais ao leste da cidade era a Ponte de Londres (London Bridge) que, até hoje, muita gente confunde a com a Tower Bridge. Embora vizinhas, elas são completamente diferentes uma da outra.

Podemos dizer que a primeira é uma ponte como outra qualquer, enquanto que a segunda é bem mais que isso. Além de uma de engenharia avançada para o seu tempo, destaca-se pela peculiaridade do design. Este grande cartão postal londrino, é um projeto do arquiteto Horace Jones.

o interior da tower bridge

Abrindo passagem

A principal inovação, além do design, era a sua concepção de engenharia hidráulica. Isso permitia que a ponte fosse suspensa para a passagem de navios. Horace Jones, obviamente é um dos grandes nomes da arquitetura inglesa. Vale a pena conhecer também o Leadenhall Market, outro dos seus projetos.

Você vai confirmar que originalidade é uma das suas marcas. Por conta da tecnologia que permite a sua abertura, a nova ponte não causaria nenhum problema para o intenso fluxo do transporte fluvial do Tâmisa. A construção foi iniciada em 1886 e levou 8 anos. Após a inauguração, a transformação da Tower Bridge num dos mais importantes pontos de interesse na cidade foi imediata.

interior da tower bridge

Exposição de pontes famosas

Passeando pelos corredores que ligam as suas torres, a história da ponte está documentada.  São fotos, ilustrações e textos, além de duas belíssimas exposições.  A primeira é formada por fotografias de pontes ao redor do mundo; a outra, mostra a beleza de Londres em preto e branco.

São duas atrações que o turista que a visita leva como extra. Um aspecto muito interessante, quando se observa a exposição com pontes famosas do mundo inteiro é a originalidade da Tower Bridge. Além de ser uma das principais atrações da cidade, ela é única.

pontes famosas

Tower Bridge

Compre o seu ingresso e visite a casa das máquinas

Os ingressos para uma visita a estas exposições podem ser compradas na hora ou online. Em seguida, você vai até a Casa de Máquinas.  Lá, você fica diante da engenharia, que proporciona a abertura da ponte. É um passeio pela história da engenharia que possibilitou o grande diferencial em relação a outras pontes. O fato dela abrir ao meio, também ajudou a transformá-la em grande atração para turistas de todo o mundo.  Até 1976, esse mecanismo era movido a vapor.

Modernizada, ela passou a contar com um sistema hidraúlico. No final do nosso passeio, você ganha de presente a visão da ponte em pleno movimento. Uma imagem digna desse que é um dos mais visitados pontos turísticos de Londres no mundo. A gente já estava indo embora quando ela abriu-se para a passagem de um navio. Fechou o nosso passeio da melhor maneira possível.

Planeje a sua visita à Tower Bridge

Não esqueça: existem tours que levam você a Torre de Londres por dentro.

As visitas funcionam em diferente horários durante o ano.

Horário de Verão: Abril– Setembro 10:00 – 17:30

Horário de Inverno: Outubro – Março 09:30 – 17:00

Você pode ver os preços e comprar o seu ingresso online, aqui

Silvino Ferreira Jr. - Editor - Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv