tower bridge
ponte e cartão postal
A Tower Bridge é a mais famosa ponte de Londres.
Ao lado de outros cartões postais londrinos como o Big Ben e a London Eye, é um dos símbolos da cidade. É um desses lugares que identificam a capital inglesa em qualquer lugar do mundo. É também um marco na arquitetura londrina.
Descubra mais:
Vídeos de Londres com uma guia credenciada
Tower Bridge – bonita por fora, inteligente por dentro
O que pouca gente sabe é que é possível passear por dentro desse cartão postal. É o que você vai fazer no vídeo acima, conhecer um pouco da história da construção desse autêntico ícone londrino. A jornalista Érika Abreu, residente em Londres, é a sua guia neste passeio pra lá de especial. Você vai passar pelas passarelas que ligam as torres e vai visitar a Casa da Máquinas, onde um sistema hidráulico muito engenhoso faz com que ela abra ao meio, para passagens de grandes embarcações.

Casa das M´quinas – Tower Bridge
Nossa guia para conhecer a ponte e o cartão postal
Apaixonada por Londres, Érika Abreu já tinha uma carreira de jornalista consolidada quando resolveu topar o desafio morar na capital londrina. Ao deixar o Brasil, ela teve que recomeçar a sua vida profissional. Quase 4 anos depois, ela não perdeu o fascínio pela cidade. Érika tem aproveitado cada oportunidade que a cidade oferece. Vontade de expandir conhecimentos é uma característica marcante na personalidade dela.
Tower Bridge – a ponte mais famosa de Londres
Além do design único, ela também fascina pela engenharia que a concebeu. A região onde ela foi construída era passagem de grandes navios. Por isso, era preciso uma tecnologia que fizesse com que ela se abrisse. para o turista de sorte, este é um grande momento. Uma lembrança para sempre.
No passeio com Érika, você vai descobrir fatos muito interessantes ligados à história da ponte mais famosa de Londres. Embora a sua construção só tenha acontecido na segunda metade do século XIX, a necessidade de uma nova ponte sobre o Tâmisa, já era detectada desde 1800. Era uma fase de grande crescimento da população londrina.

Tower Bridge
Mais do que uma ponte famosa
Na época, a ponte mais ao leste da cidade era a Ponte de Londres (London Bridge) que, até hoje, muita gente confunde a com a Tower Bridge. Embora vizinhas, elas são completamente diferentes uma da outra.
Podemos dizer que a primeira é uma ponte como outra qualquer, enquanto que a segunda é bem mais que isso. Além de uma de engenharia avançada para o seu tempo, destaca-se pela peculiaridade do design. Este grande cartão postal londrino, é um projeto do arquiteto Horace Jones.
Abrindo passagem
A principal inovação, além do design, era a sua concepção de engenharia hidráulica. Isso permitia que a ponte fosse suspensa para a passagem de navios. Horace Jones, obviamente, é um dos grandes nomes da arquitetura inglesa. Vale a pena conhecer também o Leadenhall Market, outro dos seus projetos.
Você vai confirmar que originalidade é uma das suas marcas. Por conta da tecnologia que permite a sua abertura, a nova ponte não causaria nenhum problema para o intenso fluxo do transporte fluvial do Tâmisa. A construção foi iniciada em 1886 e levou 8 anos. Após a inauguração, a transformação da Tower Bridge num dos mais importantes pontos de interesse na cidade foi imediata.
Exposição de pontes famosas
Passeando pelos corredores que ligam as suas torres, a história da ponte está documentada. São fotos, ilustrações e textos, além de duas belíssimas exposições. A primeira é formada por fotografias de pontes ao redor do mundo; a outra, mostra a beleza de Londres em preto e branco.
São duas atrações que o turista que a visita leva como extra. Um aspecto muito interessante, quando se observa a exposição com pontes famosas do mundo inteiro é a originalidade da Tower Bridge. Além de ser uma das principais atrações da cidade, ela é única.

Tower Bridge
Compre o seu ingresso e visite a casa das máquinas
Os ingressos para uma visita a estas exposições podem ser compradas na hora ou online. Em seguida, você vai até a Casa de Máquinas. Lá, você fica diante da engenharia, que proporciona a abertura da ponte. É um passeio pela história da engenharia que possibilitou o grande diferencial em relação a outras pontes. O fato dela abrir ao meio, também ajudou a transformá-la em grande atração para turistas de todo o mundo. Até 1976, esse mecanismo era movido a vapor.
Modernizada, ela passou a contar com um sistema hidraúlico. No final do nosso passeio, você ganha de presente a visão da ponte em pleno movimento. Uma imagem digna desse que é um dos mais visitados pontos turísticos de Londres no mundo. A gente já estava indo embora quando ela abriu-se para a passagem de um navio. Fechou o nosso passeio da melhor maneira possível.
Planeje a sua visita à Tower Bridge
Não esqueça: existem tours que levam você a Torre de Londres por dentro.
As visitas funcionam em diferente horários durante o ano.
Horário de Verão: Abril– Setembro 10:00 – 17:30
Horário de Inverno: Outubro – Março 09:30 – 17:00
Você pode ver os preços e comprar o seu ingresso online, aqui