trabalho comunitário em londres
pepys community project
O Pepys Community Project é um belo exemplo de trabalho comunitário em Londres.
Para os brasileiros, ele é ainda mais especial pela participação de Luciana Duailibe. com ela, você vai fazer um passeio para conhecer a biblioteca abandonada que foi transformada na sede do projeto. ela chegou à capital inglesa há mais de uma década e mora em Deptford, sul da cidade.
Logo na abertura do nosso vídeo você percebe que a biblioteca que abriga o Pepys Community Project fica em um lugar privilegiado: bem na margem sul do Tâmisa. E essa localização tem muito a ver com a luta dos que fazem esse trabalho comunitário em Londres: a valorização da área aumenta o risco de expulsão.

Pepys Community Project
Descubra mais:
A tradição inglesa do trabalho voluntário
Trabalho comunitário, arte e ativismo político
À medida em que vai conhecendo Luciana, você descobre duas coisas: a diversidade de áreas onde ela atua e a abrangência do trabalho comunitário ali realizado. Um dos exemplos e a participação de Luciana no movimento “Lula Livre”, o que mostra que, mesmo distante, ela está atenta ao momento político que o Brasil atravessa. ela também cultiva um lado artístico. Até criou um neologismo para definir-se: “artisvista”, uma junção da palavra artista com ativista.

Luciana Duailibi
O primeiro trabalho realizado no espaço da biblioteca foi deixá-la pronta, uma vez que estava sendo usada com depósito. Tudo ali e feito na base da troca. Por exemplo são os workshops dados, toda quarta-feira para que as pessoas possam aprender a usar um computador. As aulas são gratuitas e, em troca, o instrutor pode deixar os seus equipamentos no espaço. Há, também, aulas de inglês e dança.
Os domingos de lua nova são reservados para o “We Women Circle”. Como o nome sugere, um grupo de mulheres se reúne na biblioteca e a ideia central e ajudar umas as outras. O grupo promove a troca de ideias e, ao mesmo tempo, produz trabalhos, que são disponibilizados para venda. Os resultados são divididos meio a meio: 50% para a autora do trabalho e 50% para o projeto.
Entre as ações de maior impacto desse trabalho comunitário, talvez, o de maior impacto seja o de ajuda a refugiados. Quem acompanha o que acontece no mundo, sabe que este e um dos grandes problemas na europa. em grande parte detonado pela guerra na Síria, a questão dos refugiados vai muito além dos sírios e, todos são bem-vindos ao espaço do Pepys Community Project.
Ali, além do suporte emocional, eles têm aulas de inglês, tão importante para que, aos poucos, sintam-se mais integrados à vida no país. Para saber mais, você pode começar pelo vídeo acima, mas a biblioteca esta as sempre de portas abertas.
Boa noite!! Me chamo valdeir,, eu gostaria de fazer trabalhos
Voluntários, para aprender inglês..
Você mora na Inglaterra?