trabalho do artista
véio em londres

O trabalho do artista Véio em Londres é uma conquista.

Também é uma prova do quanto a arte pode levar um artista a lugares que ele, talvez, nunca tenha sonhado em chegar. A partir da exposição dos seus trabalhos aqui, dizer que Véio nunca esteve na capital londrina, passa a ser meia-verdade. O trabalho dele na cidade torna possível esse encontro entre o artista e um novo público, sem a necessidade da presença física.

Descubra mais:

Uma exposição traz a arte de Pernambuco para Londres

O vídeo acima traz a brasileira Alícia Bastos, do Braziliarty,  e a francesa Nathalie Assi, da Special Events Exhibits- SEEDS, contando e mostrando porque o trabalho do artista Véio em Londres tem uma importância transcendental.  Um significado que vai além do que as palavras possam dizer. Véio vive em Nossa Senhora da Glória, interior de Sergipe. Dali, sem que seja necessária nenhuma tecnologia avançada, ele mostra o quanto a arte dele está conectada com o mundo.

artista sergipano véio

Véio – Escultor

O trabalho do artista véio em Londres e na Europa

Como Alícia explica, as esculturas esculpidas pelas mãos e a imaginação de Véio, começam a ganhar o mundo. O início foi a partir do eixo Rio-São Paulo. Em seguida, elas foram mostradas em Paris. Primeiro, em exposição coletiva e, em seguida, em vôo solo. O próximo passo seria a Bienal de Veneza, em 2015.

Alícia Bastos no Canal Londres

Alícia Bastos

Arte de Véio em Londres- Uma viagem via Veneza

Em Veneza, aconteceria o encontro que traria o trabalho dele à capital inglesa. A convite de Stefano Rabolli Pensera, curador da  exposição de Véio na Bienal de Veneza,  Sthefanie foi ver os trabalhos. Ela se apaixonou pelo que viu. Amor à primeira vista, num cenário que não poderia ser mais romântico: Veneza e suas águas.

Era exatamente o tipo de obra que se encaixava no que ela queria mostrar na sua galeria, na capital londrina. Também é significativo que a exposição torna-se um marco na história da galeria: ela é a primeira da SEEDS London.

nathalie assi e escultura do artista véio

Nathalie Assi

Juntas, Alícia e Nathalie destacam várias características que você pode perceber no vídeo acima: imaginação, cor, memória, tradição e contemporaneidade. O que fascina na arte de Véio é que ele não esculpe a madeira para criar algo que não existe. Na verdade, ele revela o que já está lá e que só os olhos do artista conseguem ver. Revela vida que existe na madeira morta, que ele recolhe em suas caminhadas ao longo do rio Sergipe.

Hoje, a casa dele é também um museu. Ali, a esculturas de Véio preservam a tradição, mas sem que olhar fique preso ao passado. Pelo contrário, as cores que ele imprime às formas que descobre na madeira, são vibrantes que projetam esperança, futuro, vida. Mas também é vale notar outro aspecto que a obra dele revela: a simplicidade do seu criador.

trabalho do artista veio em londres

Esculturas de Véio

Em um mundo onde pesa tanto a força do marketing, é gratificante ver o trabalho de um artista assim ganhar o mundo. É arte que fala por si e pelo seu criador. Não deixe passar essa oportunidade de conhecer o trabalho do artista Véio em Londres.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv