trabalho em londres ou reino unido

Sonhando com um trabalho em Londres ou no Reino Unido?

Trabalho é o motivo que mais atraí grande parte do imigrantes que deixam o Brasil. Londres, por outro lado, é a cidade que mais concentra brasileiros na Europa. O lado bom é que isto ajuda a criar uma rede de contatos, onde um ajuda o outro. Há, por exemplo, o sucesso de uma rede no WhatsApp com ofertas de empregos para brasileiros. Por outro lado, a cidade também atrai imigrantes de outros países, o que aumenta a concorrência. Por isso, estar bem informado é ainda mais importante

Primeira arma para conseguir trabalho em Londres:  informação

Kleber traz algumas dicas fundamentais para que você se saia bem nessa tarefa que não é fácil. Ainda mais que, nas áreas onde os brasileiros mais conseguiam empregos, (faxina, restaurantes, construção, delivery),  a concorrência ficou mais acirrada.

A partir de 2008, o número desses brasileiros diminuiu. A Inglaterra entrou em crise, enquanto o Brasil vivia um período de crescimento. Para muitos, voltar ao Brasil pareceu uma boa ideia. Mas o cenário mudou novamente e o número de brasileiros aqui voltou a crescer. Por outro lado, conseguir trabalho em Londres foi ficando mais difícil. As leis de imigração endureceram e o grande número de trabalhadores vindos de outros países tomou muito espaço.

trabalhar em londres

Kleber Saúde

Saiba mais:

Respostas para perguntas frequentes sobre imigração no Reino Unido

O fator leste e a fiscalização

Os poloneses, em especial, dominaram muitas áreas onde era relativamente fácil encontrar trabalho. Eles são considerados competentes, trabalham duro, cobram pouco e, como a Polônia faz parte da União Europeia, são legalizados. Um exemplo onde eles dominam é a área da construção.  Eles trabalham duro, aceitando salários nos mesmos níveis daqueles pagos aos imigrantes ilegais. Por tudo isso, se preparar bem para a entrevista, saber onde encontrar o emprego que você procura e determinação, são fundamentais. A Polônia merece destaque, mas outros países, como a Hungria, por exemplo, também passaram por processo semelhante.

Trabalho em Londres – quanto mais qualificado, mais chance

Um grupo em especial tem visto a chance de conseguir trabalho em Londres crescer: o de mão de obra altamente qualificada. Uma mudança na política imigratória fez com que o país procure atrair mais especialistas em determinadas áreas. Há inclusive pressão de setores da economia para que as leis sejam flexibilizadas para facilitar a contratação de trabalhadores com esse perfil. Um exemplo é na área de informática. Desenvolvedores de softwares, por exemplo, sempre encontram espaço. Neste sentido, o melhor é quando ele já vem do Brasil contratado, porque a empresa cuida de todo o processo burocrático para que ele consiga o visto de trabalho.

Dicas: cuide da documentação e fique de olho nas leis de imigração

Também não deixe de ver aqui as dicas sobre o National Insurance Number, fundamental para você poder trabalhar legalmente no país. Se você vem como estudante e pretende trabalhar, veja o nosso vídeo com dicas para quem quer tirar o Visto de Estudante.

As leis de imigração no Reino Unido estão sempre mudando. Isso acaba sempre por afetar quem sonha com um trabalho em Londres. Atualmente, a tendência é de endurecimento na fiscalização de empresas que contratam imigrantes. Por isso, boa informação, é o primeiro passo a ser dado por quem alimenta o projeto de conseguir emprego na capital ou em outras cidades da Inglaterra. Como você bem sabe, informação é sempre bom ter, mas é mais importante ainda que ela esteja atualizada. O vídeo acima é apenas um primeiro passo.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv