trabalho voluntário em londres
royal free hospital
Falar em trabalho voluntário em Londres é falar de uma tradição britânica.
Por isso não é de se espantar que, em uma manhã de sábado, fria e chuvoso, você encontre um grupo de voluntários trabalhando ao ar livre. É o que vimos quando fomos ao Royal Free Hospital, em Hampstead. O convite partiu da brasileira Adriana Rouanet, residente em Londres. É ela também a nossa apresentadora no vídeo acima.

Adriana Rouanet (esquerda) e Linda Grove (direita) com 2 voluntárias do Royal Free Hospital
Descubra mais:
O belo trabalho da ONG ABC Trust
Um exemplo de trabalho comunitário em Londres
Trabalho Voluntário em Londres – Plantando solidariedade
O voluntariado já é algo bonito em si. Significa solidariedade. Oferecer parte do nosso tempo para ajudar o outro. Quando este trabalho é feito pensando naqueles que se encontram hospitalizados, o que é bonito se torna sublime.
E o que dizer quando este trabalho envolve plantas e flores? Quando sementes de um jardim se transformam em sementes de solidariedade? É a moldura perfeita para um belo quadro, não é mesmo? O trabalho desenvolvido pelos voluntários do Free Royal Hospital tem todos esses atributos.

Malcolm Grove (à esquerda) e voluntário do Royal Free Hospital
Durante a apresentação, Adriana Rouanet vai mostrando como este trabalho é desenvolvido. A iniciativa é da inglesa Linda Grove e o marido, Malcolm Grove. Ambos têm uma relação especial com o Brasil, porque viveram no país por um período de 3 anos.
A ideia desse trabalho voluntário começou a partir de uma observação de Linda: ao passar, frequentemente, por ali, ela percebeu o descuido na área al long da frente do hospital. Pontas de cigarro, lixo e mato. Ao invés de ficar na constatação, ela resolveu arregaçar as mangas.
Veja como você pode participar
Mas um trabalho assim, além de iniciativa, exige mais duas coisas básicas:voluntários e, claro, recursos financeiros. Até o momento, o trabalho tem sido desenvolvido mais pela boa vontade e solidariedade da equipe que Linda conseguiu reunir. O hospital, como ela mesma afirma, tem outras prioridades.
Por isso, o vídeo acima tem uma função muito nobre: sensibilizar aqueles que querem, de uma forma ou de outra participar. Linda e sua valorosa equipe estão empenhados em uma campanha para levantar recursos que mantenham a continuidade desse trabalho.
O objetivo da campanha de “crowdfunding” é arrecadar 5 mil libras. Para o brasileiro, em especial, que, automaticamente, tende a converter este valor para o real, parece um absurdo. Adriana, no entanto, explica: mudas no Reino Unido, são caríssimas. E, por incrível que pareça, eles ainda enfrentam um problema extra: o roubo de mudas. Principalmente daquelas que são mais caras.
Não é fácil abrir mão das suas horas vagas, enfrentar a chuva e o frio de uma manhã de sábado, para depois descobrir que tudo foi em vão. Você pode estar pensando; ‘como posso ajudar?’. A resposta você encontra escrevendo para Linda Grove, neste email: linda@yahoo.com; ou na página da campanha do site Just Giving.

Jasmim Bassi
Exemplos a seguir
Se você ainda não está convencido da nobreza deste trabalho, o que as palavras não estão conseguindo, talvez, o vídeo acima consiga. Nele, além de Adriana, Linda e Malcolm, você vai ver que pessoas de diferentes idades e nacionalidades estão participando. Tem britânicos, europeus, asiáticos e brasileiros. Tem crianças e adultos. E, em especial, tem o depoimento de uma paciente do Free Royal Hospital: Ou seja: não falta exemplo a seguir.
Por falar em exemplo, são animadoras as palavras de Linda Grove em relação ao Brasil: assim com a tradição desse trabalho voluntário em Londres, ela acredita que o nosso país já está dando os primeiros passos para se tornar uma nação do voluntariado.
Um país não se desenvolve só no plano econômico. O trabalho voluntário gera o sentimento de que somos todos responsáveis pelo espaço que habitamos. Que o problema que afeta o vizinho também é nosso, de todos. O vídeo acima é uma pequena contribuição do Canal Londres neste sentido. Mão à obra.
QUE LINDO O TRABALHO DE VOCÊS!??