chá inglês, o chá da tarde

O que é o tradicional chá inglês? Como surgiu o famoso chá da tarde (afternoon tea, em inglês)? Existe uma receita inglesa para fazer chá? Estas são algumas perguntas que muita gente faz. Para encontrar as respostas é preciso voltar algum tempo na história. No século XVI, os portugueses foram os primeiros europeus a conhecer o chá. A partir de então, a bebida foi sendo consumida em Portugal e, em seguida, foi ganhando o paladar de outros europeus. Foi só no século XVII que o chá foi introduzido à corte britânica.

chá inglês

Descubra mais:

Viva a experiência de um autêntico chá da tarde, em Londres

Chá inglês na terra que não produz chá

Essa é a primeira curiosidade a ser notada quando se fala no chá inglês. Como planta, de onde é extraída a bebida, o chá não é cultivado em solo britânico. Foi via Portugal que o chá chegou à Inglaterra. A bebida, que já era tradicional no Japão e na China, foi adotada pela corte portuguesa.

Quando Catarina de Bragança, filha de D. João IV, casou com o Rei Carlos II da Inglaterra, em 1662, levou o hábito de tomar chá para a corte britânica. O hábito foi assimilado rapidamente. Catarina de Bragança costumava organizar festas onde a presença do chá era obrigatória.

cha das 5

O tradicional chá da tarde

Assim como o hábito de tomar chá, a instituição do famoso e tradicional chá das 5, que os ingleses chamam de “afternoon tea” (chá da tarde), nasceu dentro da corte, no século XIX. O início da tradição é atribuído ao hábito de Anna Maria Russell, duquesa de Belfort, de fazer um pequeno lanche, às 17h, antes do jantar. Neste lanche, além de doces, era servido o chá com leite. Ela começou a convidar pessoas para que a acompanhassem e, de forma espontânea, o hábito foi se espalhando. Primeiro, dentro da corte e, em seguida, tornou-se popular. Tomar o chá das 5 é um momento de convívio social, uma hora para uma boa conversa descontraída. Também vale destacar que não existe apenas uma receita para o chá inglês, que, assim como o nosso café, pode ser mais forte, mais fraco e tomado com mais ou menos leite, de acordo com o gosto pessoal.

chá das 5

Finalmente, quando se fala em Chá das 5, é importante saber que o hábito de tomar chá na Inglaterra não está limitado ao “afternoon tea”. O britânico toma chá a qualquer hora do dia ou da noite. Para muitos, é a primeira coisa a ser feita pela manhã e a última antes de dormir. Muitos hotéis, restaurantes e clubes no pais oferecem o chá das 5, sempre acompanhado de bolos e salgados para que o turista viva a experiência do autêntico chá inglês.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv