trafalgar square
o coração de londres
A Trafalgar Square é o coração de Londres e um dos grandes pontos de referências da cidade. É aquele lugar perfeito para marcar um encontro porque é fácil chegar lá, vindo de diferentes pontos da cidade.
Talvez por isso, toda vez que os londrinos precisam se encontrar para comemorar, protestar, prestar, homenagens, Trafalgar é o ponto de encontro. Além de saber onde fica, também vale a pena conhecer um pouco da história desse lugar.

Almirante Nelson
Descubra mais:
A história do Big Ben, o grande sino e símbolo de Londres
Trafalgar Square – um nome de batalha
Nem sempre ela foi chamada de Trafalgar Square. Antes, a região era conhecida como Charing Cross nome, dado em homenagem à vitória da armada britânica contra as forças de Napoleão e os aliados espanhóis, na famosa Batalha de Trafalgar, em 1805.
O comandante das tropas britânicas era o Almirante Nelson. isso explica a homenagem com a Coluna Nelson, bem no centro da praça, com a estátua do comandante no alto. No chão, 4 leões fazem o papel de guardiães, em torno da coluna.
De estábulo a praça do povo
Antes de se tornar na Trafalgar Square, o lugar tinha uma função completamente diferente: era ali que ficavam os estábulos do Whitehall, palácio construído por Henrique VIII e que, até a sua destruição pelas chamas de um incêndio, em 1698, era o maior da Europa. Os estábulos foram demolidos no século XVIII, mas foi no século seguinte que um plano de revitalização urbana mudou a face e a função da praça.
O projeto de transformação da região foi entregue ao arquiteto John Nash, que também foi um dos responsáveis pela ampliação do Palácio de Buckingham. John Nash não viveu o suficiente para ver o seu projeto implementado. Isso aconteceu só depois de 1840.
Gradativamente, foram construídas a Coluna Nelson, com 4 leões em volta, as duas fontes e 4 colunas, uma em cada esquina da Trafalgar Square. A partir dali, a praça passava a ser um lugar destinado ao lazer público, papel que ela continua a desempenhar nos dias de hoje.

Quarta Coluna – Really Good, de David Shrigley
As 4 colunas da Trafalgar Square
Das 4 colunas em torno nas esquinas da Trafalgar, duas são dedicadas a generais heróis de batalhas, Henry Havelock e Charles James Napier, e uma ao Rei George IV. A quarta coluna foi deixada vazia, até 1999. A partir de então, ela passou a ser usada como um pedestal para expor ideias e conceitos artísticos.

The National Gallery
National Gallery – o museu da praça
Mas a grande estrela da praça é a National Gallery. Construída entre 1832 e 1838, ela mudou a face da praça. Além de ser um dos museus mais importantes de Londres, devido ao valor do seu acervo, o acesso é grátis. Ali perto também fica a National Portrait Gallery, que conta a história do Reino Unido através de retratos de personalidades.

Ato contra os atos terroristas de 2017
Trafalgar Square – onde Londres se encontra
A localização central da Trafalgar Square também fez com que ela se tornasse o principal palco de manifestações públicas na cidade. Ali, as torcidas se juntam para celebrar vitórias, trabalhadores se unem para fazer protestos, a população faz vigília quando um ato de terrorismo atinge a cidade. Especialmente no verão, a praça também é palco para apresentações de concertos musicais.
Artistas do povo
A área dedicada a pedestres na frente da National Gallery também é muito usada por artistas de rua. Homens-estátua, músicos, ativistas políticos, mágicos, aproveitam a presença do público para exibir ideias e talentos, em troca de atenção e algumas moedas.
As marcas dos pombos
Eles já não estão tão presentes na Trafalgar Square quanto no passado. Sim, durante muito tempo, os pombos foram uma atração à parte. Eles faziam a festa de crianças e adolescentes. Por uma questão de saúde pública, medidas, como o uso de animais predadores, foram tomada para inibir a presença deles na praça.
Em 2003, o então prefeito, Ken Livingstone aprovou uma lei que torna proibido alimentar os pombos ali. De qualquer forma, como mostra a estátua do general Henry Havelock (foto acima), ainda é possível ver marcas da presença dos pombos na Trafalgar.
Voltando ao que foi dito logo no início, um dos segredos da Trafalgar é a sua localização. Uma das saídas da Estação de Charing Cross é bem ao lado da Coluna Nelson, por exemplo. Piccadilly Circus e a margem norte do Rio Tâmisa estão a 5 minutos dali. O mesmo acontece com Covent Garden. O The Mall liga Trafalgar ao Palácio de Buckingham. São inúmeras as linhas de ônibus que passam por ali. Não importa o lugar onde você esteja, é ali que os diferentes pontos da cidade se encontram.