passeio de trem na inglaterra
west somerset railway

Viajar de trem na Inglaterra é uma atividade tão comum quanto é para o brasileiro viajar de ônibus. Mas há viagens e há passeios, concorda? O nosso vídeo acima apresenta um dos melhores passeios de trem que você pode fazer no interior do país. Trata-se da linha West Somerset Railway, com direito à velha e romântica Maria Fumaça. O seu guia é o nosso editor: Silvino Ferreira Jr.

passeio de trem na inglaterra

Descubra mais:

Um passeio de Maria Fumaça em Norfolk

Antes de embarcar, porém, você precisa saber como chegar lá. Somerset é um dos Counties da Inglaterra, ou um dos estados do país. A maior referência para os turistas é Bath, que fica em Somerset. Como o nome sugere, a West Somerset Railway é uma linha de trem no oeste do estado entre Bishops Lydeard, que fica bem ao lado de Taunton, capital do estado, e Minehead, às margens do Canal de Bristol.

west somerset railway

Beleza e romantismo

Logo em Bishops Lydeard você vai perceber algo que se repete ao longo do caminho: a beleza das estações. São estações pequenas, com jardins, pequenas lojas, reproduzindo um ambiente que parece ter saído de uma tela de cinema. De um filme cheio de romantismo, para ser mais preciso. Entre o início e a parada final, são 10 estações, formando a mais longa linha de trem neste estilo em todo país, com quase 37 km de extensão. Em nosso passeio, fomos até a penúltima delas: Dunster.

estação de trem

Antes de chegar a Dunster, descemos para um rápido passeio em Watchet. Foi o suficiente para mostrar a você o quanto um passeio de trem na Inglaterra tem a oferecer de diferente. Watchet é uma cidade medieval, que cresceu em torno do seu porto, com mais de mil anos de história para contar. E como o turismo é de vital importância para Watchet como para todas as cidades que ficam na linha West Somerset Railway, você conta com toda infra-estrutura necessária para fazer um passeio confortável.

passeio de trem na inglaterra

A maior e mais preservada vila medieval da Inglaterra

Na volta do rápido passeio, pegamos um outro trem e seguimos em direção a Dunster, passando pelas estações Washford e Blue Anchor. Vale dizer que, embora os dois trens que pegamos tenham sido o tradicional Maria Fumaça, há também a opção do trem à diesel. Finalmente, chegamos a Dunster. Há muitas razões para passar algumas horas ali, mas a principal dela é que Dunster é a maior e mais preservada vila medieval da Inglaterra.

castelo de Dunster

Geograficamente, Dunster fica em uma área privilegiada: bem ao lado do Exmoor National Park, com seus mais de 9 hectares de floresta, com muita vida selvagem e beleza natural. A grande atração turística da cidade é o Castelo de Dunster, que também conta com jardins belos e bem cuidados. Ao atravessar a vila, você será tentado por suas belas lojas, pubs, cafés. Vale a pena entrar mesmo que seja só para admirar a arquitetura medieval da cidade.

jardim dos sonhos

Como toda viagem, o nosso passeio tinha hora para voltar. A ideia era  conhecer e deixar para você uma bela sugestão para você fazer uma bela viagem de trem na Inglaterra. É um passeio que pode ser feito em família, com os amigos, com o namorado ou namorada. Há uma programação para o ano inteiro, que você pode descobrir visitando o site da West Somerset Railway. Qualquer que seja a sua escolha, os seus olhos vão apreciar as belezas nos dois lados do trem. Na ida e na volta.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv