siga-nos no facebook >

canallondres

túmulos famosos na inglaterra

st martin's church e a última morada de winston churchill

Entre tantos túmulos famosos na Inglaterra, o de Winston Churchill surpreende. A razão é a comparação entre a dimensão da figura de Churchill e a simplicidade do lugar onde ele está sepultado. Outra surpresa é a quietude que cerca o lugar. No vídeo acima, a nossa guia de turismo credenciada, Vania Gay, leva você para conhecer a St Martin’s Church. É ao lado dessa pequena igreja, no condado de Oxfordshire, que fica a morada final de um dos gigantes da política do século XX.

St Martin Churchyard

Descubra mais:

Conheça a St Pancras Old Church uma igreja histórica em Londres

A escolha entre a família e os famosos

Winston Churchill nasceu muito próximo ao lugar onde está sepultado. Contrastando com o túmulo, ele nasceu em Blenheim Palace, um lugar magestoso. Durante a vida, viveu em casas e palácios grandiosos. Lugares frequentados por políticos, grandes artistas e escritores do seu tempo. Como primeiro-ministro, ele teria direito a ser sepultado em Westminster Abbey, onde se concentram túmulos famosos da Inglaterra. Então, qual a razão para escolher um lugar no campo, ao lado de uma igreja como a St Martin’s Church?

túmulo de churchill

Winston Churchill era muito conhecido pela capacidade de criar sentenças originais e afiadas. Para explicar a escolha pela simplicidade Igreja de St Martin e recusar a imponência e os vizinhos famosos da Westminster Abbey, ele disse: “Lá já tem muita gente que eu não gosto”. Ali, ao lado da igreja, ele está acompanhado de toda a família. Aqui vale uma pausa para uma correção, a pedido da Vania Gay: Lady Mary Soames, fiha de Churchill foi sepultada ali em 2014 e não em 2004, como foi dito no vídeo. Esta simplicidade, no entanto, não faz com que o mausoléu dos Churchill seja menos importante que outros túmulos famosos na Inglaterra. Pelo contrário, confirma que quem faz a fama de uma túmulo é o seu habitante. Em nossa visita, percebemos flores deixadas ali por turistas dinamarqueses, por exemplo.

vitral em homenagem a churchill

Homenagem no vitral da igreja

Mesmo que a sua visita tenha só a intenção de conhecer a última morada de Winston Churchill, ela não pode terminar ali.Vale a pena conhecer o interior da St Martin’s Church. Pouco antes da nossa passagem por lá havia sido inagurado o novo vitral da igreja. Ele é uma homenagem ao seu frequentador mais famoso. Cheio de detalhes, você pode passar um bom tempo de frente pra ele.

vitral churchill st martin's church

Vania Gay

A ideia é descobrir as referências a Churchill em cada detalhe do vitral. Você sabia que, como escritor ele ganhou um Nobel de Literatura? Esta referência está no vitral. E que Churchill introduziu o uso de tanques na Primeira Guerra Mundial? Também estão ali referências à sua bebida predileta, ao pólo, que ele praticava, ao amor que tinha por cachorros. É como uma biografia contada em imagens. Ou se preferir uma linguagem mais moderna, uma linha do tempo, em forma de obra de arte. E foi assim que terminamos a nossa visita a um dos túmulos famosos na Inglaterra: na igreja. Foi um belo passeio, como você pode conferir em nosso vídeo.

crece pelo