turismo em bath
torre de beckford
e cemitério de lansdown

A Torre de Beckford, em Lansdown Hill, é uma atração para quem visita Bath.

A colina, onde a torre está situada, além de proporcionar uma bela vista da cidade, é também um lugar cheio de história. Para contá-la, convidamos uma guia muito especial: a brasileira Andréia de Sousa Martins, brasileira que faz PHD no Centre of Death & Society da Universidade de Bath. Em outras palavras, Andréia é uma estudiosa da morte.

turismo em bath

Túmulo de William Beckford

Saiba mais:

Uma viagem para conhecer o sítio arqueológico de Stonehenge

Torre de Beckford e o Cemitério de Lansdown

Como você já pode perceber, o vídeo acima é imperdível. Nele, você vai conhecer um pouco sobre a Torre de Beckford, o Cemitério de Lansdown e, claro, porque não é todo dia que você encontra uma guia tão especial. A gente também não pode esquecer que, como extra, você ganha uma vista privilegiada da cidade que tem origem nos famosos Banhos Romanos.

bedford tower

A torre e o seu idealizador

Andreia começa o passeio contando um pouco da história da Beckford Tower, que foi construída por William Beckford, para ser um local de estudos e de retiro. O sonho dele era ser sepultado ali mesmo, mas por questões religiosas, isso não foi possível quando ele morreu.

Só mais tarde, a filha viria a transformar o sonho do pai em realidade. Uma outra informação adicional para o brasileiro que pretende conhecer a cidade é que você pode ficar hospedado na torre. Já pensou?

turismo em bath

Andreia de Sousa Martins

Turismo em Bath com uma guia muito especial

Ao saber que o tema do doutorado de Andréia era a morte, a nossa curiosidade, obviamente, aumentou. E a história que ela conta só enriqueceu a narrativa do nosso vídeo. Só para deixar você tão curioso quanto a gente, tudo começou quando ela ainda era uma adolescente, em São Paulo.

Da janela do apartamento onde ela morava, era possível ver o túmulo de Ayrton Senna e a peregrinação de fãs para homenagear o ídolo despertou o interesse pela morte. Mais tarde, Andreia começaria a seguir um grupo que discutia a morte no antigo Orkut. Daí, ela não parou mais.

turismo em bath

Yew Tree

Uma árvore e suas lendas

Mas a gente não pode esquecer do Cemitério de Lansdown, como uma boa razão para se fazer turismo em Bath. Pode parecer macabro, mas não é o único cemitério no mundo que atrai turistas. Se você pensar bem, as Pirâmides do Egito não passam de cemitérios, certo?

Uma das atrações do cemitério de Lansdown é a forma original como William Beckford projetou a própria sepultura. Andréia também mostra a yew tree, uma árvore cercada de lendas e bruxarias que, normalmente, pode ser encontrada em cemitérios.

turismo em bath

Agora, só pra você não tirar conclusões precipitadas: não pense que por ser uma estudiosa da morte, Andreia é uma pessoa sombria, negativa, nada a ver. É exatamente o contrário: Andreia fala sobre a morte como algo que faz parte da vida, como algo que deve ser encarado como algo natural. Como mostra a nossa guia.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv