turismo em oxford
viagem no tempo
Fazer turismo em Oxford não tem o mesmo sentido que visitar cartões postais.
Ao visitar Oxford, você estará fazendo uma viagem de aprendizado quase sem fim. Há muito conhecimento acumulado em cada rua, prédio, esquina. Estamos falando de uma história que tem mais de 700 anos e de um dos mais conceituados centros de conhecimento do mundo. Por isso, este vídeo é a continuação de uma série que conta a história de Oxford.

Vania Gay
Descubra mais:
Um passeio pela Universidade de Cambridge
Turismo em Oxford – Radcliffe Square
Neste terceiro e último vídeo da série sobre Oxford, a nossa guia credenciada vai levar você à Radcliffe Square. Logo você vai perceber que não é uma praça qualquer. Ali o conhecimento está em toda parte. Até debaixo do chão, sem exagero.
Chegando ali não há como não dirigir os olhos para um prédio de formato arredondado. É o Radcliffe Camera, construído no século XVII. Lá dentro, milhares de livros disponíveis apenas para quem estuda em Oxford. Quem faz turismo em Oxford e quer ir além de fotografias de viagem, não pode deixar de conhecer um pouco da história dessa edificação. É o que Vania mostra no vídeo acima.
Ao lado da Radcliffe Camera fica outro prédio centenário e de grande reputação como instituição de ensino. É o Brasenose College. Ali, como destaca Vania, estudou o ex-primeiro ministro David Cameron.
Aliás, o número de primeiro-ministros que já saíram das faculdades de Oxford, sugere que este é o caminho mais curto para se chegar ao número 10 da Downing Street, a casa oficial do primeiro ministro britânico. Foram mais de 19.
Primeira igreja de Oxford
Mas fazer turismo em Oxford também inclui conhecer algumas de suas igrejas. No lado oposto à Radcliffe Square, você tem a Church of St Mary. Mais histórica, impossível. A St Mary foi a primeira igreja a ser construída em Oxford. Era a igreja dos estudantes.
Hoje, ela não tem mais esse “status”. A principal igreja de Oxford é a sua catedral, Christ Church, construída no século XV. Mas ninguém pode tirar da Church of St Mary o título de igreja mais antiga de Oxford.
A Divinity School
Ainda na Radcliffe Square, Vania mostra o belíssimo prédio onde fica a Divinity School. Ele foi o primeiro espaço de Oxford dedicado a palestras. Mas a história antecede a esse tempo: a Divinity School foi construída para abrigar os primeiros manuscritos da Universidade de Oxford.
Era um tempo em que livros eram raros. Cada exemplar era preso à mesa e a leitura era feita em pé. Para quem vai fazer turismo em Oxford, a arquitetura desse prédio já paga o passeio. No interior da Divinity School, o teto é o destaque. Ali, estão impressos rostos de pessoas que fizeram doações.
Voltando ao Radcliffe Camera, Vania lembra que lá dentro fica a Bodleian Library. O nome foi tomado de Thomas Bodleian, que estudo no Merton College. Ele foi o responsável pela doação do dinheiro para a compra dos livros que tornou possível a criação da biblioteca.
Vale a pena visitar a quadra central da Bodleian Library. É uma volta no tempo. Acima das portas, são mantidas as inscrições em latim, que foi durante muito tempo a língua oficial nas salas de aula. O pátio é lindo. Depois do vídeo, vai dar vontade de ir e conhecer melhor esta cidade que é referência mundial em educação.