siga-nos no facebook >

canallondres

turismo em oxford – terceira parte

escolas, bibliotecas, igrejas, tradição

Quem tem acompanhado a nossa série de vídeos, apresentados por Vania Gay, logo percebe que turismo em Oxford não tem o mesmo sentido que visitar cartões postais famosos. Na verdade, estamos contando uma história que tem mais de 700 anos. Por isso, mesmo três vídeos só conseguem dar uma vaga ideia da importância e da história de Oxford. Mas é um bom começo para quem quer sempre saber mais.

turismo em oxford

Vania Gay

Descubra mais:

Um passeio pela Universidade de Cambridge

Neste terceiro e último vídeo da série, a nossa guia credenciada vai levar você à Radcliffe Square. Logo você vai perceber que não é uma praça qualquer. Ali o conhecimento está em toda parte. Até debaixo do chão, sem exagero. Chegando ali não há como não dirigir os olhos para um prédio de formato arredondado. É o Radcliffe Camera, construído no século XVII. Lá dentro, milhares de livros disponíveis apenas para quem estuda em Oxford. Quem faz turismo em Oxford e quer ir além de fotografias de viagem, não pode deixar de conhecer um pouco da história dessa edificação.  É o que Vania mostra no vídeo acima.

turismo em oxford

Hotéis em Oxford

Turismo em Oxford – História e tradição na Radcliffe Square

Ao lado da Radcliffe Camera fica outro prédio centenário e de grande reputação como instituição de ensino. É o Brasenose College. Ali, como destaca Vania, estudou o ex-primeiro ministro David Cameron. Aliás, o número de primeiro-ministros que já saíram das faculdades de Oxford, sugere que este é o caminho mais curto para se chegar ao número 10 da Downing Street, a casa oficial do primeiro ministro britânico. Foram mais de 19.

turismo oxford

Mas fazer turismo em Oxford também inclui conhecer  algumas de suas igrejas. No lado oposto à Radcliffe Square, você tem a Church of St Mary. Mais histórica, impossível. A St Mary foi a primeira igreja a ser construída em Oxford. Era a igreja dos estudantes. Hoje, ela não tem mais esse “status”. A principal igreja de Oxford é a sua catedral, Christ Church, construída no século XV.  Mas ninguém pode tirar da Church of St Mary o título de igreja mais antiga de Oxford.

turismo em oxford

Ainda na Radcliffe Square, Vania mostra o belíssimo prédio onde fica a Divinity School. Ele foi o primeiro espaço de Oxford dedicado a palestras. Mas a história antecede a esse tempo: a Divinity School foi construída para abrigar os primeiros manuscritos da Universidade de Oxford. Era um tempo em que livros eram raros. Cada exemplar era preso à mesa e a leitura era feita em pé. Para quem vai fazer turismo em Oxford, a arquitetura desse prédio já paga o passeio. No interior da Divinity School, o teto é o destaque. Ali, estão impressos rostos de pessoas que fizeram doações.

turismo em oxford

Voltando ao Radcliffe Camera, Vania lembra que lá dentro fica a Bodleian Library. O nome foi tomado de Thomas Bodleian, que estudo no Merton College. Ele foi o responsável pela doação do dinheiro para a compra dos livros que tornou possível a criação da biblioteca. Vale a pena visitar a quadra central da Bodleian Library. É uma volta no tempo. Acima das portas, são mantidas as inscrições em latin, que foi durante muito tempo a língua oficial nas salas de aula. O pátio é lindo. Depois do vídeo, vai dar vontade de ir e conhecer melhor esta cidade que é referência mundial em educação.

crece pelo