lado asiático de istambul

Conhecer o lado asiático de Istambul é um belo programa a se fazer na cidade.

Como você sabe, Istambul tem uma localização privilegiada, com parte da cidade na Europa e outra na Ásia. Agora chegou a vez de você conhecer um pouco desse lado muito especial da cidade.

É um passeio não apenas para ver, mas para saber mais sobre a cultura turca. Com a experiência de quem conhece o lugar onde vive, a brasileira Aline Sahin é a sua guia. Ela fala de costumes, influências e fatos que moldaram o jeito turco de ser.

Lado asiático de Istambul

Istambul

Descubra mais:

Um passeio pelos dois lados de Budapeste: Buda e Peste

Kadikoy, no lado asiático de Istambul

Depois de uma breve apresentação, onde conta o destino a levou a morar no lado asiático de Istambul, ele mostra a região central de Kadikoy. É o principal e mais populoso distrito neste lado da cidade. É uma caminhada por entre produtos típicos dos mercados de rua da cidade. Especiarias, frutas, perfumes, carnes, cheiros e muito barulho de comerciante tentando vender o seu peixe.

Lado asiático de Istambul

Especiarias em Istambul

 Cultura a olhos vistos

As ruas de Kadikoy estão repletas de aspectos muito particulares da cultura turca. Isoladamente, uma igreja relembra os tempos em que a região era cristã, antes do período do império turco-otomano. As curiosidades em relação à culinária, a presença cigana, o jeito muito particular que o turco tem de expor e vender perfume, por exemplo, são destacados por nossa guia.

Lado asiático de Istambul

Loja de perfume em Istambul

Avenida Bagdá – cidade ocidental em solo asiático

Mas o passeio não se resumiu a Kadikoy. Bem no momento de uma das chamadas religiosas, que convoca os muçulmanos a rezar, embarcamos em um táxi. Fomos conhecer a longa avenida Bagdá, na região de Anatolia. Ali, fica mais evidente o quanto estereótipos podem ser facilmente derrubados.

Istambul lado asiático

Av Bagda Istambul

Esta parte do lado asiático da maior cidade turca mostra uma cidade ocidentalizada. Com exceção das vestimentas, você poderia dizer que é uma avenida de qualquer grande cidade ocidental. Ela está repleta de lojas de grife, restaurantes sofisticados, bares, hotéis e cafés. A Avenida Bagdá é um templo do consumo. Para nos despedir, Aline escolheu um dos um dos cafés famosos da avenida. Tudo isso, no vídeo acima. e só clicar play.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv