lado asiático de istambul
Conhecer o lado asiático de Istambul é um belo programa a se fazer na cidade.
Como você sabe, Istambul tem uma localização privilegiada, com parte da cidade na Europa e outra na Ásia. Agora chegou a vez de você conhecer um pouco desse lado muito especial da cidade.
É um passeio não apenas para ver, mas para saber mais sobre a cultura turca. Com a experiência de quem conhece o lugar onde vive, a brasileira Aline Sahin é a sua guia. Ela fala de costumes, influências e fatos que moldaram o jeito turco de ser.
Descubra mais:
Um passeio pelos dois lados de Budapeste: Buda e Peste
Kadikoy, no lado asiático de Istambul
Depois de uma breve apresentação, onde conta o destino a levou a morar no lado asiático de Istambul, ele mostra a região central de Kadikoy. É o principal e mais populoso distrito neste lado da cidade. É uma caminhada por entre produtos típicos dos mercados de rua da cidade. Especiarias, frutas, perfumes, carnes, cheiros e muito barulho de comerciante tentando vender o seu peixe.
Cultura a olhos vistos
As ruas de Kadikoy estão repletas de aspectos muito particulares da cultura turca. Isoladamente, uma igreja relembra os tempos em que a região era cristã, antes do período do império turco-otomano. As curiosidades em relação à culinária, a presença cigana, o jeito muito particular que o turco tem de expor e vender perfume, por exemplo, são destacados por nossa guia.
Avenida Bagdá – cidade ocidental em solo asiático
Mas o passeio não se resumiu a Kadikoy. Bem no momento de uma das chamadas religiosas, que convoca os muçulmanos a rezar, embarcamos em um táxi. Fomos conhecer a longa avenida Bagdá, na região de Anatolia. Ali, fica mais evidente o quanto estereótipos podem ser facilmente derrubados.
Esta parte do lado asiático da maior cidade turca mostra uma cidade ocidentalizada. Com exceção das vestimentas, você poderia dizer que é uma avenida de qualquer grande cidade ocidental. Ela está repleta de lojas de grife, restaurantes sofisticados, bares, hotéis e cafés. A Avenida Bagdá é um templo do consumo. Para nos despedir, Aline escolheu um dos um dos cafés famosos da avenida. Tudo isso, no vídeo acima. e só clicar play.